Saiba o que é o Benefício Social Familiar, acordo entre empresas e sindicato. Foto: Adobe Stock
O Benefício Social Familiar é um auxílio que envolve empresas e famílias. Este é um direito para trabalhadores com carteira assinada, de diversas categorias profissionais, a depender do acordo firmado com o sindicato. Confira detalhes de como funciona o Benefício Social Familiar, quem tem direito, o valor do pagamento e como solicitar.
Na prática, para que o Benefício Social Familiar exista, as empresas, com acordos com o sindicato, pagam um valor mensal para que os funcionários tenham acesso ao benefício. Os responsáveis por gerir esse dinheiro são o Instituto do Benefício Social Familiar (BSF)
Como funciona o benefício?
Com o contrato entre empresas e sindicatos em voga, o trabalhador passa a ter direito a uma série de auxílios, como: auxílio-natalidade, auxílio-funeral, cesta básica, reembolso de medicamentos e despesas médicas; auxílio para doenças e acesso a cursos e outros serviços de apoio social.
Quem pode receber o benefício social familiar?
O benefício social familiar é destinado a profissionais contratados formalmente, cujas empresas realizam o pagamento da contribuição vinculada a esse benefício, por meio de convenção ou acordo coletivo firmado com o sindicato da categoria.
Deixe em mãos os documentos CPF, RG, carteira de trabalho, comprovante do vínculo empregatício e documentos específicos do motivo da solicitação
Envie o pedido pelo site do Instituto BSF ou presencialmente.
O Benefício Social Familiar é obrigatório? Como saber se eu tenho direito?
O Benefício Social Familiar depende do compromisso firmado com o sindicato da categoria, se é obrigatório ou não. É possível checar se a empresa faz o recolhimento através do holerite.