De acordo com o documento, a tecnologia de telefonia móvel desempenhou um papel-chave nesse aumento, com 10% dos adultos em economias em desenvolvimento usando uma conta de dinheiro móvel para poupar – um aumento de 5 pontos porcentuais desde 2021.
O Banco Mundial ressalta que quase 80% dos adultos em todo o mundo agora possuem uma conta financeira, acima dos 50% em 2011. Por mais que 1,3 bilhão de adultos ainda não tenham acesso a serviços financeiros, o relatório menciona que os telefones móveis podem ajudar a fechar essa lacuna. Segundo o documento, cerca de 900 milhões de adultos sem contas financeiras possuem um telefone móvel, incluindo 530 milhões com smartphones.
“O investimento em sistemas que permitem transferências instantâneas de dinheiro – como o UPI na Índia ou o PIX no Brasil – pode ajudar a expandir o uso financeiro, assim como estruturas mais fortes de proteção ao consumidor e esforços para tornar telefones e contas mais seguros”, menciona.
Para a instituição, mais adultos também estão usando telefones móveis ou cartões para pagar comerciantes e, em 2024, 42% dos adultos em países de baixa e média renda fizeram um pagamento digital em loja ou online, acima dos 35% em 2021.
Por outro lado, segundo o relatório, o uso crescente de telefones móveis para transações digitais vem com novos riscos: dos quatro bilhões de adultos em economias de baixa e média renda que possuem um telefone móvel, apenas cerca de metade usa uma senha para proteger seu telefone.
“A inclusão financeira tem o potencial de melhorar vidas e transformar economias inteiras”, disse o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga. “As finanças digitais podem converter esse potencial em realidade, mas vários ingredientes precisam estar no lugar”, ponderou.