A tecnologia está tão supervalorizada que pode provocar um colapso no mercado (Foto: Adobe Stock)
Embora haja bastante ceticismo em relação à Inteligência Artificial (IA), o economista-chefe da Apollo Global Management, Torsten Slok, está alertando que a tecnologia está tão supervalorizada que pode provocar um colapso no mercado ainda pior do que a bolha das ‘pontocom’ de 1999.
Em uma nota de pesquisa recente, Torsten Slok escreveu: “A diferença entre a bolha de tecnologia da década de 1990 e a bolha de IA de hoje é que as 10 maiores empresas do S&P 500 atualmente estão mais supervalorizadas do que estavam naquela época.”
Em outras palavras: os investidores estão apostando tão fortemente na IA que o preço das ações de empresas como Nvidia (NVDC34), Microsoft (MSFT34), Apple (AAPL34) se desvinculou dos seus lucros. Um gráfico incluído por Sløk compara as projeções de lucros dos próximos 12 meses (P/L forward) das 10 maiores empresas do S&P com o restante do índice e com o próprio S&P 500. E a bolha atual é ainda maior do que a que marcou o fim da era pontocom.
Embora o S&P 500 tenha batido novos recordes recentemente e esteja próximo de sua máxima histórica, Sløk argumenta que esse desempenho se deve à alta das 10 ações mais negociadas. Ele teme que os investidores estejam comprando a narrativa como se as promessas dessas empresas, como economias trilionárias e avanços revolucionários, fossem certezas. Os anos 1990 deixaram a lição de que nem toda promessa se concretiza.
Mesmo que muitas dessas grandes empresas sejam lucrativas, ao contrário de várias ‘queridinhas’ da ‘bolha pontocom’, os fundamentos não justificam os múltiplos atuais.
Slok já havia feito outros alertas sobre a economia. Em junho, disse acreditar que os EUA estavam em um ponto crítico para a estagflação, em que a economia cresce, mas a inflação continua alta. Ele apontou as tarifas como causa potencial.
O economista da Apollo não está sozinho. O presidente do Alibaba Group, Joe Tsai, e o veterano executivo de tecnologia Tom Siebel também já alertaram que as ações de IA nos EUA estão em uma bolha.
Publicidade
Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com
c.2025 Fortune Media IP LimitedDistribuído por The New York Times Licensing Group
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.