Anúncio de dividendos antecipados do Banco do Brasil (BBAS3) foi cancelado. Foto: Adobe Stock
O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou nesta quarta-feira (20) que não irá pagar os dividendos antecipados anteriormente previstos. Segundo fato relevante, a remuneração dos acionistas referente ao terceiro trimestre de 2025 será repassada integralmente em 11 de dezembro de 2025.
Antes, a expectativa era que o valor fosse anunciado hoje e pago em 12 de setembro. A data estava presente no calendário de dividendos divulgado pela instituição no começo do ano.
A empresa explicou que a mudança se dá pela necessidade de convergência ao payout (fatia do lucro distribuída em dividendos) de 30%, anunciado na última semana. Para 2025, a companhia esperava inicialmente repassar entre 40% a 45% do lucro via juros sobre capital próprio (JCP) ou dividendos.
A redução do payout aconteceu com base nos resultados do banco e em fatores como necessidade de caixa, declaração de apetite e tolerância a riscos, metas e projeções de capital, perspectivas dos mercados de atuação presentes e potenciais, além da manutenção e expansão da capacidade operacional.
A revisão já era esperada por diferentes casas do mercado, como mostramos aqui. Pensando nisso, corretoras e bancos também retiraram as ações do Banco de Brasil de suas carteiras recomendadas com foco em dividendos.