

Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tanto o principal índice da B3 quanto as bolsas de valores internacional devem passar hoje por uma realização de lucros após o otimismo geral causado pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, em simpósio na última sexta-feira (22). A expectativa é de que os Estados Unidos cortem juros na próxima reunião de política monetária.
Na sexta-feira, inclusive, o Ibovespa teve maior alta desde abril com ganhos de bancos, Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), com a euforia global.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste pregão, no entanto, o Índice Bovespa hoje pode acompanhar o fraco desempenho das bolsas internacionais, embora a alta das commodities – com o minério de ferro subindo 2,27% e o petróleo com ganhos de 0,40% – possa limitar a pressão externa.
No câmbio, o dólar hoje abriu em estabilidade ante o real, com leve alta de 0,07%, negociado a R$ 5,4297. A moeda americana pode oscilar com a alta das commodities hoje.
A última semana de agosto traz números de inflação no Brasil (IPCA-15) e nos Estados Unidos (PCE) em destaque, assim como o Produto Interno Bruto (PIB) americano do segundo trimestre de 2025 (2T25) e o balanço da Nvidia (NVDC34).
O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (25), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic. Nesta semana, inclusive, sai o IPCA-15, também conhecido como prévia da inflação.
As expectativas para a inflação brasileira em 2025 tiveram nova melhora no boletim Focus desta segunda-feira, passando de 4,95% a 4,86%. Assim, se aproxima cada vez mais do teto da meta, de 4,50%. Nesta semana, inclusive, sai o IPCA-15, também conhecido como prévia da inflação.
Publicidade
Já para os juros brasileiros, a expectativa do Focus se mantém: em 2025, a Selic deve continuar em 15% ao ano. Veja as demais projeções nesta matéria.
No front local, conforme se aproxima o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no dia 2 de setembro, integrantes do governo Lula e do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram real a possibilidade de Trump aplicar novas sanções econômicas contra o Brasil e outras restrições a autoridades do País.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador