

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda hoje, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinar a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook e também ameaçar novas tarifas.
Publicidade
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda hoje, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinar a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook e também ameaçar novas tarifas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em carta publicada na Truth Social, o republicano informou ter removido Cook do cargo imediatamente por acusações de que a dirigente teria cometido fraude hipotecária. A diretora, porém, negou plano de deixar o cargo e afirmou que o presidente americano não tem autoridade para demiti-la.
Em outra publicação, Trump alertou que pode impor novas medidas tarifárias a países que adotem algum tipo de restrição contra gigantes do setor tecnológico dos EUA. “Impostos digitais, legislação de serviços digitais e regulamentações de mercados digitais são todos projetados para prejudicar ou discriminar a tecnologia americana”, declarou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O risco à independência do Fed e o renovado sinal de protecionismo comercial azedaram o humor nas mesas de operações durante a sessão asiática. O índice Nikkei, referência na Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em baixa de 0,97%, a 42.394,40 pontos. Em Seul, o Kospi perdeu 0,95%, a 3.179,36 pontos.
Na China, o Xangai composto recuou 0,39%, a 3.868,38 pontos, mas o menos abrangente conseguiu computar alta de 0,18%, a 2.440,79 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 1,18%, a 25.524,92 pontos, em ajuste após ter alcançado maior nível desde outubro de 2021 ontem. Já o índice de blue chips CSI 300 recuou 0,37%, a 4.452,59 pontos, após tocar máxima em três anos na véspera.
Em Taiwan, o índice Taiex subiu 0,11%, a 24.305,10 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200 baixou 0,41%, a 8.935,60 pontos, em Sydney.
As bolsas da Europa abriram em queda, diante do quadro global de cautela após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinar a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook por uma suposta fraude hipotecária. A dirigente, porém, rejeitou o pedido de renúncia e disse que Trump não tem autoridade para retirá-la do cargo.
Destaque negativo, Paris cai até 2% e lidera as perdas na região, após o primeiro-ministro da França, François Bayrou, convocar voto de confiança na Assembleia Nacional para 8 de setembro, que deve resultar em derrota para o premiê e o colapso da coalizão parlamentar, na visão do ING.
Publicidade
No início do pregão, a Bolsa de Paris caía 1,96%, enquanto Frankfurt cedia 0,83%, Lisboa baixava 0,50% e Milão cedia 1,18%. De volta de feriado, Londres recuava 0,70%.
*Com informações do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador