O Ibovespa está em tendência de alta e pode chegar à faixa dos 144 mil pontos nesta segunda-feira (15), dizem analistas da XP Investimentos em relatório publicado nesta manhã. A análise da corretora é feita com base nos dados gráficos disponíveis após o fechamento de sexta-feira (12).
Segundo os analistas, o Ibovespa está em tendência de alta pelas médias de 21 e 200 dias, mas deu uma trégua no último pregão.
Na visão dos analistas, o Ibovespa hoje pode superar a faixa dos 144.012 pontos no pregão desta segunda-feira (15), o que equivaleria a uma alta de 1,22% na comparação com o fechamento de sexta-feira (12). Nesse caso, o índice tende a procurar patamares mais elevados nos próximos dias. Caso isso aconteça, o índice pode subir para os 147.200 pontos, alta de 3,46% em relação ao último fechamento.
O tom de otimismo da análise gráfica ocorre em um cenário de corte dejuros nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (17), o banco central americano deve cortar a taxa em 0,25 ponto porcentual, segundo o consenso do mercado. Com isso, o Fed Funds – como os juros americanos são chamados – deve caminhar dos 4,25% aos 4,50% para a faixa dos 4,00% aos 4,25%.
O mercado também espera o tom do discurso do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) após a decisão. Caso a instituição sinalize outros cortes ao longo do ano o otimismo pode tomar conta do mercado.
Se isso ocorrer com o Ibovespa acima dos 147 mil pontos, a análise gráfica da XP mostra que o principal índice da Bolsa tende a procurar a faixa dos 152.900 pontos nas próximas semanas, uma alta de 7,47% na comparação com o fechamento de sexta-feira (12).
Todo esse otimismo viria para o mercado brasileiro pelo fato de que os cortes de juros nos EUA levam fluxo de capital para os países emergentes, beneficiando o Brasil no médio e curto prazo.
Cenário pior que o esperado pode mudar tendência de alta
Ainda assim, os analistas complementam que se um cenário pior que o esperado se concretizar, como novas sanções do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil ou um Fed mais duro que o esperado, o Ibovespa pode cair. Caso o indicador recue para os 141.500, baixa de 0,54%, o mesmo pode entrar em tendência de queda.
A partir desse ponto, a baixa inicialmente poderia ir para os 139.500 pontos, recuo de 1,94%. Se o índice perder essa faixa, o Ibovespa pode procurar um novo piso aos 131.500 pontos, uma queda de 7,57% em relação ao último fechamento.
Publicidade
A corretora, no entanto, reforça que essa seria uma projeção alternativa, visto que o cenário base é de tendência de alta para o Ibovespa.