• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Radar da Imprensa

Dividendos devem ser taxados? Veja o que diz Luiz Barsi

Maior investidor pessoa física da Bolsa brasileira afirma que medida pode desestimular a renda passiva

Por Jéssica Anjos

25/09/2025 | 13:11 Atualização: 25/09/2025 | 13:11

Levantamento mostra as ações com potencial para liderar em dividendos neste ano e com espaço para bons pagamentos em 2026. Imagem: Adobe Stock.
Levantamento mostra as ações com potencial para liderar em dividendos neste ano e com espaço para bons pagamentos em 2026. Imagem: Adobe Stock.

O debate sobre a possível taxação de dividendos voltou a movimentar o mercado financeiro e gerou reações entre os investidores mais experientes.

Leia mais:
  • 5 ações que fazem parte da carteira de investimentos de Luiz Barsi
  • 8 frases mágicas de Luiz Barsi que todo investidor deveria saber
  • Nem Itaú (ITUB3), nem Bradesco (BBDC4): estas são as ações bancárias indicadas pela filha de Luiz Barsi
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos nomes que se posicionou foi Luiz Barsi, considerado o maior investidor pessoa física da Bolsa brasileira. Com uma trajetória sólida construída ao longo de décadas, ele defende a importância de investir diretamente em ações de empresas geradoras de valor e alerta para os riscos de políticas que possam desestimular esse tipo de estratégia.

Dividendos devem ser taxados?

Barsi acredita que a proposta de tributar os dividendos pode afetar negativamente os investidores que buscam construir renda passiva, diz o E-Investidor. Para ele, essa medida reduziria os ganhos de quem aposta em empresas que distribuem lucros.

Apesar disso, o megainvestidor considera improvável que a proposta avance, pois a Constituição impede a bitributação. E mesmo que a mudança seja implementada, ele afirma que o impacto final pode ser limitado, especialmente para quem mantém uma estratégia sólida.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com base em sua própria vivência, Barsi recomenda que os investidores evitem fundos, sejam eles imobiliários, multimercados ou de previdência.

Ele compartilhou que teve experiências ruins com fundos de previdência no passado, principalmente durante a década de 1970, quando viu vários deles quebrarem. Desde então, defende que o melhor caminho é investir de forma direta em ações de empresas.

“Fundo imobiliário não é para investir! Aportei R$ 500 mil, quando fui resgatar o dinheiro estava em um pouco mais de R$ 400 mil. Então, esse é um investimento que você nunca consegue vender acima ou no mesmo patamar em que comprou. Por isso, não vale a pena”, argumenta Barsi.

A escolha certa faz toda a diferença

Para quem deseja ter bons resultados no longo prazo, Barsi destaca a importância de saber identificar empresas de qualidade.

Ele alerta que nem toda ação com preço baixo representa uma boa oportunidade. Segundo ele: “O histórico mostra se a empresa tende a ter um voo de galinha. O setor mostra quais são as empresas capazes de gerar bons proventos. O investidor também deve olhar qual é o foco da empresa…”, diz.

Publicidade

Portanto, se torna fundamental distinguir entre uma empresa descontada e outra com fundamentos comprometidos.

Um dos hábitos que contribuíram para o sucesso de Barsi foi a constância nos aportes. Durante muitos anos, ele comprava mil ações por mês. Mesmo reconhecendo que, naquela época, seu poder de compra era maior, ele acredita que a disciplina e o foco continuam sendo decisivos para quem busca independência financeira.

Investir com consciência e foco no longo prazo

Apesar das incertezas no cenário econômico e fiscal, Barsi segue defendendo uma filosofia de investimentos baseada no longo prazo e na geração de valor.

Para ele, quem investe com consciência, escolhe boas empresas e mantém regularidade nos aportes pode alcançar resultados consistentes, para ele: “Mesmo que o investidor não consiga comprar 1 mil por mês, o importante é comprar. Os pequenos aportes hoje fazem uma grande diferença no longo prazo.”

Portanto, mesmo diante de possíveis taxações de dividendos, ainda é possível se proteger desses impactos com uma estratégia sólida, baseada na disciplina, na análise criteriosa de empresas e na visão de longo prazo.

Publicidade

Contribuiu: Giovana Sedano. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • aumento de dividendos
  • Luiz Barsi
  • Taxação
Cotações
11/02/2026 0h38 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 0h38 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 3

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Radar da Imprensa
Bolsa Família: é possível receber o pagamento pelo Pix?
Radar da Imprensa
Bolsa Família: é possível receber o pagamento pelo Pix?

Os pagamentos do Bolsa Família são escalonados e disponibilizados pela Caixa Econômica Federal

10/02/2026 | 17h31 | Por Jéssica Anjos
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começa hoje (10)
Radar da Imprensa
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começa hoje (10)

Para os trabalhadores que possuem uma conta cadastrada no aplicativo do FGTS, o saque é automático

10/02/2026 | 16h02 | Por Jéssica Anjos
13º salário 2026: as datas de pagamento já foram divulgadas? Veja
Radar da Imprensa
13º salário 2026: as datas de pagamento já foram divulgadas? Veja

O benefício é concedido para trabalhadores com emprego formal e pode ser pago em até duas parcelas

10/02/2026 | 15h39 | Por Jéssica Anjos
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Radar da Imprensa
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso

O trabalhador possui direito ao saque do fundo de garantia após a suspensão do contrato por mais de 90 dias

10/02/2026 | 15h34 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador