• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje tem leve alta após renovar máxima histórica aos 150 mil pontos; Copom e produção industrial ficam no radar

Índice tenta se manter no azul mesmo com queda das Bolsas de NY. Veja o que anima os investidores hoje (4)

Por Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha

04/11/2025 | 7:58 Atualização: 04/11/2025 | 14:17

Exterior mostra cautela e balanços ficam na mira local em véspera de decisão do Copom. (Foto: Adobe Stock)
Exterior mostra cautela e balanços ficam na mira local em véspera de decisão do Copom. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje perdeu o fôlego e passou a operar em leve alta, depois de alcançar nova máxima histórica mais cedo, aos 150.887,55 pontos. Por volta das 13h55 (de Brasília) desta terça-feira (4), avançava 0,02% aos 150.484,83 pontos. As atenções do mercado estão em dados da produção industrial brasileira e no primeiro dia de Comitê de Política Monetária (Copom), além da temporada de balanços.

Leia mais:
  • “No Brasil, há 1,2 mil lugares mapeados onde poderíamos abrir uma nova farmácia”, diz CEO da Pague Menos
  • As melhores ações para investir em novembro: Itaú, Vale e uma elétrica despontam entre as recomendações
  • Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No começo da tarde, o maior índice acionário brasileiro emplacou uma série de máximas, motivadas principalmente por grandes bancos. Com exceção de Itaú (ITUB4/-0,4%), as ações do setor bancário avançavam entre 0,06% (Bradesco ON) e 0,48% (Unit de Santander). O Itaú divulga balanço após o fechamento da B3. “Acho que o balanço deve vir positivo. O problema é que o mercado já está bem otimista com o resultado”, diz Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital.

O indicador avança mesmo com a aversão ao risco dos índices de Nova York e as quedas do petróleo (-0,63%) e do minério de ferro (-1,71%). O otimismo se repete após o Ibovespa fechar ontem aos 150.424 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na última sessão, o Ibovespa atingiu pela primeira vez a marca simbólica dos 150 mil pontos, estimulado pelo avanço das bolsas norte-americanas e pela perspectiva de sinal de corte da Selic à frente no comunicado do Copom de amanhã.

No campo macroeconômico, o destaque do dia é a produção industrial. Houve queda de 0,4% em setembro após alta de 0,7% em agosto (dado revisado), idêntica à mediana das expectativas. O dado não deve alterar as apostas de manutenção da Selic em 15% na decisão do Copom desta quarta-feira, segundo analistas.

Em paralelo, a temporada de balanços no Brasil ganha força e tende a conduzir o pregão. A Embraer (EMBR3) publicou balanço do 3º trimestre antes da abertura da B3, que mostrou uma queda de 76% no lucro líquido ajustado, enquanto Itaú e CSN (CSNA3) divulgam após o fechamento.

Entre ações individuais, a Klabin (KLBN11) lidera a ponta positiva do Ibovespa hoje, com alta de 3,17%, após anunciar pagamento de dividendos e lucro de R$ 478 milhões no terceiro trimestre de 2025, ambos divulgados nesta manhã. Na ponta negativa, a Cosan (CSAN3) cai 2,13% após informar o preço por ação de sua oferta pública.

Publicidade

Nos Estados Unidos, pesam no sentimento incertezas sobre futuros novos cortes dos juros básicos americanos e a paralisação do governo Trump. O shutdown entrou hoje em seu 35º dia, e se iguala ao recorde da paralisação de 2018-2019.

No câmbio, o dólar hoje se valoriza ante moedas fortes e ante o real. Às 14h11 (de Brasília), a moeda americana subia 0,54%, a R$ 5,387 na venda.

Ibovespa hoje: os principais assuntos do mercado de ações nesta terça (4)

Bolsas globais recuam com incertezas sobre juros e shutdown americanos

Os índices de Nova York caem nesta terça-feira, pressionados por incertezas sobre novos cortes de juros nos EUA, e o tombo das ações da Palantir Technologies.

O shutdown do governo Trump, que hoje entrou em seu 35º dia, igualando o recorde da paralisação de 2018-2019, também pesa no sentimento.

O líder da maioria no Senado, John Thune (Republicano), disse que não há votos para encerrar o filibuster (mecanismo legislativo que permite prolongar debates e atrasar votações no Senado) e alertou que “não há vencedores” na paralisação. O presidente da Câmara, Mike Johnson (Republicano), relatou conversa com o presidente Donald Trump sobre o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP), afetado pelo shutdown.

Publicidade

A diretora do Fed, Lisa Cook, afirmou que a paralisação distorce dados econômicos, mas não altera o tom “moderadamente restritivo” da política monetária.

Na Europa, as Bolsas fecharam majoritariamente em queda. Destaque negativo, a Telefónica tombou 12,67% em Madri, depois de anunciar que cortará pela metade os dividendos de 2026.

Copom se reúne para definir a taxa Selic

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participou nesta terça-feira, das 10h às 12h, da primeira sessão da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A reunião continua à tarde, das 14h às 17h30.

Trata-se da primeira sessão da reunião, que definirá o rumo dos juros amanhã. A expectativa do mercado é de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, como já indicava o Boletim Focus desta semana.

  • Leia mais: Como aproveitar a Selic a 15% para turbinar seus investimentos

Produção industrial recua em setembro

Produção industrial recua em setembro após alta em agosto. (Foto: Adobe Stock)

A produção industrial caiu 0,4% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado foi igual à mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, que iam de queda de 0,9% a alta de 0,2%.

A produção industrial de setembro reforça a leitura de que a indústria está em um movimento de transição para um quadro estável no quarto trimestre, avalia o economista do ASA Leonardo Costa.

Publicidade

Para Claudia Moreno, economista do C6 Bank, apesar da alta registrada em setembro, os dados dos últimos meses indicam que o segmento de bens de capital, ligado a investimentos em máquinas e equipamentos, vem perdendo força.

“A desaceleração da indústria ao longo deste ano é um dos sinais de que a economia brasileira, de maneira geral, deve crescer menos do que em 2024. Essa perda de fôlego é reflexo dos juros altos, que tendem a reduzir o espaço para novos investimentos e limitar o crescimento da atividade econômica. Nossa expectativa é de que o PIB cresça 2% em 2025 e 1,5% em 2026.”, projeta Moreno.

Agenda econômica do dia

Na agenda econômica, a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Bloomberg Green Summit ficou na mira dos investidores. “Não tem como sustentar 10% de juros real. Com inflação a partir de 4,5%, você vai sustentar um juro (básico, Selic) a 15%?”, disse na ocasião.

O ministro afirmou que o Brasil está em uma situação melhor do que analistas afirmam. “Economia é indicador e eles parecem não prestar atenção nos indicadores”, sinalizou.

Ainda na agenda, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar o Projeto de Lei 5.473/2025, que dobra a taxação de bets e eleva a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras.

Publicidade

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros em Belém (PA) em meio aos preparativos da COP30.

Mais cedo, o Tesouro realizou leilões de venda de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação) e de Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros).

No exterior, as atenções se voltam para declarações da vice-presidente de supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Michelle Bowman, após divergências sobre o rumo dos juros entre integrantes do BC americano.

Bowman comentou sobre aspectos de regulação do sistema financeiro e destacou que o tema deve ser abordado de maneira “muito pragmática e prática”, ao participar de painel da Conferência Internacional do Santander, nesta terça-feira.

Publicidade

“Nos EUA, ressalto a importância de ter certeza de ter o nível apropriado e escrutínio de regulação e supervisão para a complexidade de risco e tamanho adequados de uma instituição financeira”, acrescentou.

Na ocasião, Bowman não comentou política monetária ou perspectivas econômicas que pudessem sinalizar a trajetória das taxas de juros do Fed.

Devido à paralisação do governo dos EUA, o relatório Jolts (relatório sobre a abertura de novas vagas de trabalho), a balança comercial e as encomendas à indústria no país não devem ser divulgados. Balanços da AMD, Super Micro Computer e da seguradora AIG serão publicados após o fechamento das bolsas em Nova York.

No final do dia, a China divulga Índices de Gerentes de Compras (PMIs) composto e de serviços de outubro.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.

*Com informações de Maria Regina Silva, Fernanda Bompan, Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
  • Comitê de Política Monetária (Copom)
  • Dolar
  • Ibovespa
  • Juros
  • produção industrial
  • tarifas de Trump
Cotações
04/11/2025 14h47 (delay 15min)
Câmbio
04/11/2025 14h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 4

    Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 5

    Lucro líquido ajustado da Embraer tomba 76,4% no terceiro tri deste ano; veja os detalhes

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Logo E-Investidor
Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Imagem principal sobre o INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Logo E-Investidor
INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Imagem principal sobre o Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Logo E-Investidor
Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Imagem principal sobre o Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Logo E-Investidor
Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Últimas: Tempo Real
Klabin (KLBN11) tem queda de 34% no lucro do 3T25, mas alavancagem e retorno melhoram graças a avanço operacional
Tempo Real
Klabin (KLBN11) tem queda de 34% no lucro do 3T25, mas alavancagem e retorno melhoram graças a avanço operacional

Apesar da diminuição, a companhia encerrou o trimestre com geração de caixa sólida, redução no endividamento e melhora no retorno sobre o capital investido

04/11/2025 | 14h42 | Por Talita Nascimento
BB Seguridade (BBSE3) não prevê avanços no lucro em 2026, diz CFO
Tempo Real
BB Seguridade (BBSE3) não prevê avanços no lucro em 2026, diz CFO

Rafael Sperendio aponta que alta na sinistralidade e menor resultado financeiro devem impedir estabilidade ou expansão do lucro no próximo ano

04/11/2025 | 14h11 | Por André Marinho
Saída de capital estrangeiro da Bolsa em outubro é a 2ª maior do ano, mas B3 reage com novos recordes
Tempo Real
Saída de capital estrangeiro da Bolsa em outubro é a 2ª maior do ano, mas B3 reage com novos recordes

Dólar forte afasta estrangeiros da B3, mas cenário muda com otimismo sobre juros e balanços

04/11/2025 | 12h34 | Por Vinícius Novais, Maria Regina Silva e Caroline Aragaki
Brasil registra maior nível de endividamento desde 2010, aponta pesquisa da CNC
Tempo Real
Brasil registra maior nível de endividamento desde 2010, aponta pesquisa da CNC

A pesquisa ainda projeta que o endividamento aumente em 3,3 pontos porcentuais até o fim deste ano

04/11/2025 | 11h42 | Por Daniela Amorim

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador