Portanto, listei 5 ações que o investidor deve ficar de olho para investir em 2021 e avaliar se faz sentido para sua estratégia de investimentos.
5. WEG (WEGE3)
A multinacional brasileira WEG (WEGE3) recentemente tem ganhado credibilidade e experiência no mercado. Nos últimos cinco anos, foram registrados 700% de lucro para os detentores de ações da empresa. Quanto à diversificação de receita, metade é feita em dólar e a outra em real.
Ainda no ano passado, foram contabilizados quase 4 mil engenheiros compondo o time da empresa, que entrega disposição e qualidade nos produtos oferecidos. Os objetivos a longo prazo da companhia são visíveis a partir de seus investimentos em tecnologia. Vale mencionar que os melhores motores elétricos no mundo são de autoria da WEG (WEGE3), cuja excelência é reconhecida Brasil afora.
Sua expansão também é mostrada a partir do comprometimento com a produção de energia limpa. A recente alta das ESGs, administrações que prezam por práticas ambientais e sociais, é uma das apostas da companhia brasileira. Envolvida com a produção de carros elétricos, um de seus novos projetos é transformar automóveis movidos a combustão em máquinas elétricas.
Em um país onde a ciência e tecnologia são postas em segundo plano, a resiliência da WEG (WEGE3) é um indício de como suas ações possuem potencial para despontar em 2021.
4. Itaú (ITUB3 e ITUB4)
Abrindo a classe das aplicações já esperadas, o Banco Itaú (ITUB3 e ITUB4) coloca como foco o investimento em fintechs. O CEO do maior banco privado do país, Milton Maluhy, declarou que a empresa tem como estratégia investir nas startups que ameaçam a hegemonia das instituições financeiras tradicionais.
Para colaborar com seu potencial para investimento, as ações do Itaú (ITUB3 e ITUB4) ainda estão descontadas e apresentam um valor em conta se comparadas com o mesmo período em 2020. O desconto relatado é de quase 30%. Essa diferença é, em parte, objeto da desconfiança na economia, mas também uma consequência do provisionamento de inadimplência feito pelo banco. A previsão dessa quantia, apesar de retirar o lucro da instituição, possivelmente não será concretizada.
3. Vale (VALE3)
A terceira colocada da lista de ações para ficar de olho nesse ano é a Vale (VALE3). Independentemente dos erros cometidos pela companhia em relação aos desastres ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho, municípios mineiros afetados pelos rompimentos de barragens, a excelência da empresa é inegável.
Sua competitividade está inclusive baseada no fato de que atualmente a commodity oferecida pela companhia é a melhor do mundo, tendo inclusive a China como uma de suas clientes.
2. Magazine Luiza (MGLU3)
A Magazine Luiza (MGLU3) não é apenas uma empresa do ramo de varejo, mas também focada em logística e tecnologia. Ao contrário de Via Varejo e Mercado Livre, a Magalu está sempre um passo à frente de suas concorrentes. Em abril, foi lançado um cartão de crédito com cashback de 4%, a maior taxa entre todos os que já possuem esse sistema até o momento, que inclusive exige uma conta digital para retirada do valor.
A recente compra do Canal Jovem Nerd é outro exemplo do plano a longo prazo da empresa de adentrar em outros ramos, investindo em diversificar os serviços e produtos oferecidos para além da venda de eletrodomésticos.
1. Sinqia (SQIA3)
Em primeiro lugar, a Sinqia (SQIA3) é uma empresa de tecnologia para prestar atenção em 2021. A aquisição da Itaú Soluções Previdenciárias (ISP) em 2020 é prova de seu alto crescimento. Ainda de acordo com o CEO, Bernardo Gomes, o objetivo é que a Sinqia detenha 25% do mercado em cinco anos.
Outra informação valiosa a mencionar é que 88% da receita é recorrente, visto que são fornecidos serviços de tecnologia ao mercado financeiro. Muitos aplicativos e funções disponíveis são elaboradas pela fintech.
Leia mais sobre o que se espera do setor bancário em 2021 aqui.
Assista ao vídeo exclusivo sobre as melhores ações para investir em 2021.