Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes precisam redobrar a atenção ao informar bens, direitos e compromissos financeiros assumidos ao longo dos anos.
Publicidade
Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes precisam redobrar a atenção ao informar bens, direitos e compromissos financeiros assumidos ao longo dos anos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imóveis, terrenos, veículos e outros patrimônios exigem dados detalhados, principalmente quando foram adquiridos por meio de financiamento. Qualquer erro ou omissão pode levar à malha fina ou gerar multas aplicadas pela Receita Federal.
Antes de começar o preenchimento da declaração, o primeiro passo é separar toda a documentação relacionada ao financiamento. Ter esses papéis em mãos facilita o processo e reduz as chances de inconsistências. Entre os principais documentos estão, segundo reportagem E-Investidor:
No sistema da Receita Federal, o contribuinte deve acessar a ficha “Bens e Direitos” e escolher o grupo “Bens Imóveis”, de acordo com o Santander. Em seguida, informe o tipo de imóvel e preencha o campo de descrição com dados como endereço, área, matrícula, instituição financeira e condições do financiamento.
Publicidade
Também devem constar informações sobre entrada, parcelas quitadas, prazo do contrato, sistema de amortização e saldo devedor.
De acordo com o E-Investidor, para declarar o Imposto de Renda, o contribuinte deve reunir informes de rendimentos, comprovantes de despesas dedutíveis e documentos de bens e investimentos, inclusive os relacionados à atividade como MEI.
A declaração pode ser feita pelo programa da Receita Federal no computador, pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Durante o preenchimento, é possível escolher entre o modelo completo ou simplificado, em que o próprio sistema indica a opção mais vantajosa.
Após o envio, é importante acompanhar o status da declaração e, se houver pendências, corrigir as informações por meio de uma declaração retificadora.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador