• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

O que esperar da possível fusão entre BRF e Marfrig

Com os rumores da combinação, os papéis BRFS3 subiram 16,28% na sexta-feira (21)

Por Jenne Andrade

24/05/2021 | 16:49 Atualização: 24/05/2021 | 18:54

A BRF S.A. é uma das maiores produtoras de alimentos de proteína in natura e congelados do mundo Foto: Clayton de Souza/Estadão
A BRF S.A. é uma das maiores produtoras de alimentos de proteína in natura e congelados do mundo Foto: Clayton de Souza/Estadão

Os rumores de que a processadora de carnes Marfrig (MRFG3) estaria comprando um grande volume de ações da empresa de alimentos BRF (BRFS3) tomaram conta do mercado durante o pregão da última sexta-feira (21).

Leia mais:
  • Quais ações podem se valorizar com o acordo Mercosul-União Europeia
  • Fusões e aquisições devem continuar em 2021
  • O que o investidor pode esperar da fusão da Warner com a Discovery
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A confirmação veio somente após o encerramento das negociações, via fato relevante divulgado pela Marfrig, o que reaqueceu as expectativas em torno de uma possível combinação entre os negócios.

Foram adquiridas 196,8 milhões de ações ordinárias da BRF, o que significa uma participação de 24,23% no capital social da concorrente. O movimento explica parte das oscilações atípicas nos ativos: os papéis BRFS3 chegaram a subir 16,28%, para R$ 26,39, enquanto o MRFG3 caiu 5,20%, para R$ 18,05.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o comunicado emitido pela Marfrig, o objetivo do aumento da participação é somente diversificar investimentos em um segmento com alta complementaridade às atividades da companhia. “A Marfrig esclarece que não pretende eleger membros para o Conselho de Administração ou exercer influência sobre as atividades da BRF”, explica o frigorífico, em comunicado.

Apesar de a fusão não ter sido confirmada, a possibilidade é vista com bons olhos por analistas – e a questão da complementaridade é um dos pontos que reforçam a positividade. “Estamos falando de união de negócios que, apesar de estarem no mesmo setor, são bem diferentes”, afirma Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos. “Enquanto a Marfrig tem uma alta capacidade de produção no segmento bovino, a BRF é voltada para suínos e escambos”, completa.

Esteter também destaca que existe uma importante complementaridade regional, caso haja uma combinação entre as companhias. Cerca de 80% da receita da Marfrig, por exemplo, vem da América do Norte. Somente uma menor parte é originada das operações no Brasil, Uruguai e Argentina. Na outra ponta, a BRF tem atuação forte no Brasil (80%) e no Oriente Médio, com a oferta de carnes Halal DPP (principalmente de boi e de frango), consumida pelos muçulmanos. “Nisso você acaba tirando um pouco dos riscos regionais de acontecer algum tipo de embargo. Acaba-se criando uma cadeia global de alimentos”, explica Esteter.

Essa também é a visão dos analistas Larissa Pérez e Leonardo Alencar, da XP Investimentos. “Na frente comercial seria um acréscimo estratégico ao portfólio de ambas as empresas. A BRF é forte no varejo, enquanto a Marfrig está focada no food service, canais que crescem rapidamente nos mercados emergentes, sendo a China um dos mais importantes”, explicam. “Um portfólio mais diversificado daria maior poder de precificação e colocaria a nova empresa em uma posição melhor para aumentar a participação no mercado”, complementam.

Desafios

Por se tratar de uma possível fusão entre duas empresas gigantes, é claro que não faltariam desafios a serem transpostos para concretizar o acordo. Para os analistas da XP, a maior dificuldade seria a aderência cultural entre as empresas, apesar de existirem inúmeros bons motivos para a fusão acontecer, principalmente por reunir diferentes cadeias produtivas em diversos países.

Publicidade

“Vemos também duas culturas muito diferentes tentando se fundir, o que não é fácil de acontecer. A operação de commodities é mais nervosa, enquanto produtos processados ​​precisam de uma estrutura melhor e de um prazo mais longo para amadurecer. Pode parecer um detalhe pequeno, mas podemos esperar diferentes culturais de gestão, diferentes métricas de desempenho e, portanto, uma fusão que pode nunca ter fim”, dizem os Pérez e Alencar.

Por sua vez, Esteter acredita que a parte difícil seja a diferença de estrutura das empresas. O analista vê a Marfrig como uma companhia e um grande investidor. Enquanto isso, a BRF tem um capital pulverizado e passou por uma reestruturação grande ao longo dos últimos anos.

“Essa unificação dos negócios não é tão simples. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já está analisando a questão que foi anunciada na sexta-feira. Acho que até mesmo a possível fusão seria só uma etapa mais para frente”, diz Esteter.

O analista acredita que nos próximos dias será muito difícil para os investidores traçar uma expectativa de movimentos nos preços, justamente por terem menos informações do que os executivos da Marfrig. “Mas para o longo prazo o movimento nos agrada”, conclui Esteter.

Investigação da CVM

Na sexta-feira (21), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu o processo administrativo Nº 19957.004417/2021-11 para investigar a Marfrig por um suposto vazamento de informações antes da publicação do fato relevante. Nas informações do procedimento, na descrição do tipo de processo está descrito: “Supervisão: Notícias, fatos relevantes e comunicados”.

Publicidade

Procurada, a autarquia respondeu que, como de costume, não comenta processos que estão sendo investigados, mas está acompanhando e analisando o caso./ COM LUIZ FELIPE SIMÕES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • fusões
  • XP Investimentos
Cotações
07/06/2025 19h15 (delay 15min)
Câmbio
07/06/2025 19h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco está mais preparado para nova regra que já comprometeu o balanço do BB

  • 2

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 3

    “Celular do ladrão” vira item obrigatório nas capitais; veja como se proteger de fraudes

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Passeios gratuitos em SP: 10 rolês imperdíveis para curtir sem gastar nada
Logo E-Investidor
Passeios gratuitos em SP: 10 rolês imperdíveis para curtir sem gastar nada
Imagem principal sobre o Quanto custam os ingressos para os shows do Guns N’ Roses no Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto custam os ingressos para os shows do Guns N’ Roses no Brasil?
Imagem principal sobre o 10 livros sobre investimentos para ler ainda neste ano
Logo E-Investidor
10 livros sobre investimentos para ler ainda neste ano
Imagem principal sobre o Os bonecos Labubu viraram febre, mas você sabe quanto custa entrar nessa moda?
Logo E-Investidor
Os bonecos Labubu viraram febre, mas você sabe quanto custa entrar nessa moda?
Imagem principal sobre o Harry Potter: quanto vão ganhar os novos atores do trio de ouro?
Logo E-Investidor
Harry Potter: quanto vão ganhar os novos atores do trio de ouro?
Imagem principal sobre o Mudança no Pix começa em 10 dias: veja o impacto na sua conta e pagamentos
Logo E-Investidor
Mudança no Pix começa em 10 dias: veja o impacto na sua conta e pagamentos
Imagem principal sobre o Dia dos Namorados: 5 dicas de investimentos para casais iniciantes
Logo E-Investidor
Dia dos Namorados: 5 dicas de investimentos para casais iniciantes
Imagem principal sobre o Come-Cotas atinge investidores: entenda como funciona e quais fundos ficam de fora da cobrança
Logo E-Investidor
Come-Cotas atinge investidores: entenda como funciona e quais fundos ficam de fora da cobrança
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e petroleiras lideram altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 5%
Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) e petroleiras lideram altas; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 5%

Índice da B3 fechou em leve queda, enquanto dólar terminou no menor patamar desde outubro

06/06/2025 | 18h31 | Por Beatriz Rocha
Por que o BTG prevê alta de 38% para a Suzano (SUZB3) após anúncio da combinação de negócios
Mercado
Por que o BTG prevê alta de 38% para a Suzano (SUZB3) após anúncio da combinação de negócios

Para os analistas do BTG, o melhor para a companhia seria focar na redução do seu endividamento, mas a compra gera boa mensagem

06/06/2025 | 15h54 | Por Bruno Andrade
Tesla perde 2 Petrobras em valor com briga pública entre Elon Musk e Donald Trump
Mercado
Tesla perde 2 Petrobras em valor com briga pública entre Elon Musk e Donald Trump

Bilionário chegou a acusar Trump de ligação com escândalo sexual do caso Epstein; presidente dos EUA ameaça encerrar contratos

06/06/2025 | 13h56 | Por Daniel Rocha
Casas Bahia (BHIA3) dispara quase 9% após conversão de dívida em ações; veja o que fazer agora
Mercado
Casas Bahia (BHIA3) dispara quase 9% após conversão de dívida em ações; veja o que fazer agora

Analistas seguem com visão conservadora sobre a tese mesmo após pregão de forte alta; entenda

06/06/2025 | 13h07 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador