• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Ibov registra novo pico: como o investidor deve se posicionar em junho

Desempenho positivo em maio e novo pico do índice aumentam expectativas para novas marcas históricas em 2021

Por Rebeca Soares

31/05/2021 | 17:32 Atualização: 31/05/2021 | 17:55

Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão
Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão

Depois de um período de queda no primeiro trimestre, o Ibovespa elevou o ânimo e voltou a subir, levando diversas casas financeiras a revisar o preço-alvo do índice para o fim de 2021.

Leia mais:
  • Bolsa: apesar de feriados e temor com seca, Ibovespa testa nova marca recorde
  • Minério de ferro sobe com mercado se recuperando
  • Bolsa: exterior tranquilo estimula alta na B3
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (28), o índice renovou a marca histórica, atingindo 125.561,37 pontos, e chegou a 126.215,73 nesta segunda-feira (31), dia do último pregão do mês. As expectativas para junho são de novos picos, mas o investidor deve continuar atento à volatilidade, que deve seguir por conta de incertezas da crise sanitária e de riscos políticos e fiscais.

A estimativa de novas altas do Ibov indica um cenário otimista até o final do ano. Entre as razões para a nova precificação estão o desempenho das companhias no primeiro trimeste, como os bancos, e o boom das commodities (minério de ferro, siderúrgica, petróleo e celulose) na Bolsa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Até mesmo as empresas do setor de shoppings tiveram resultados melhores do que o esperado após a segunda onda de covid-19. Mesmo que tenhamos uma terceira onda, talvez não seja tão intensa em relação ao fechamento do comércio como foram as anteriores”, diz o sócio e economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane. “A Bolsa deve ter novas máximas, alimentada pelo cenário externo favorável.”

Para o estrategista de análise e head de research da Ágora Investimento, José Cataldo, é recomendável que o investidor escolha empresas com certificados de commodities. Segundo ele, esses ativos ainda têm potencial de crescimento nos próximos meses.

“Pensando em portfólio, recomendamos empresas que devem se beneficiar com a ampliação da vacinação no Brasil”, sugere Cataldo. “Companhias robustas financeiramente, com potencial de fazer novas aquisições e empresas ligadas ao mercado de capitais também compõem nossa carteira.”

“O mercado doméstico, principalmente dos setores mais afetados pela pandemia, como varejo, vestuário e até turismo, deve ter uma melhora até o fim do ano”, afirma o gerente de research da Ativa Investimentos, Pedro Serra.

Publicidade

Ele complementa que, apesar do crescimento no setor de commodities continuar no curto prazo, ele deve se acomodar até o fim do ano. “Embora acreditamos que o minério de ferro deva reduzir, vemos que a Vale tem outros galhos de crescimento, o que possibilita um ganho melhor para gerar caixa. A celulose também tem uma perspectiva positiva, mas deve estabilizar até o fim do ano”, diz Serra.

Sobre as perspectivas para o fim de 2021, ele comenta que deve haver volatilidade. “Não vai ser um crescimento em linha reta. O cronograma de vacinação deve dar um fôlego maior até o final do ano, mas até lá ainda existe um cenário de incerteza e riscos políticos, além da percepção de segurança em relação à crise sanitária e de entraves para a entrada de turistas estrangeiros”. O gerente de research diz ainda que a instabilidade deve se estender em 2022 por conta das eleições presidenciais.

Nova precificação

Após os resultados do primeiro tri, diversas casas revisaram o target do índice. Para a Ágora Investimentos, a expectativa é que o índice alcance 135 mil pontos ao final do ano e 150 mil ao final de 2022. A previsão estava em 130 mil e 140 mil, respectivamente.

A XP também alterou o preço-alvo do índice de 135 mil pontos para 145 mil. A Ativa Investimentos revisou para 138 mil pontos; anteriormente estava previsto 128 mil pontos.

Além dos resultados favoráveis do início do ano, a performance positiva deve-se à combinação dos estímulos econômicos, ao avanço na vacinação, somado à leve acomodação nas taxas de juros de longo prazo, o que proporcionou a melhora do cenário para os ativos de renda variável e trouxe sinais de recuperação econômica.

Publicidade

Além disso, a retomada da economia americana é outra influência na melhora do desempenho. Leonardo Milane, da VLG, declara que o auxílio do governo americano irá impulsionar ainda mais a economia. “No Brasil, já precisamos subir juros pelo mau motivo: a inflação alta. Nos Estados Unidos, a decisão do Federal Reserve (FED) de aumentar os juros é um reflexo natural do curto prazo da movimentação da economia”, afirma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • Preço-alvo
Cotações
01/04/2026 11h37 (delay 15min)
Câmbio
01/04/2026 11h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 2

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

  • 3

    Ouro, dólar e bitcoin: o que funciona como proteção e o que representa ativo de risco?

  • 4

    Brasileiro quer guardar dinheiro, mas não consegue: cansaço e falta de rotina travam finanças em 2026

  • 5

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Salário-maternidade do INSS: onde realizar a solicitação do benefício?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade do INSS: onde realizar a solicitação do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque presencialmente
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque presencialmente
Imagem principal sobre o Bloqueio do Bolsa Família: saiba o que acontece quando a situação é regularizada
Logo E-Investidor
Bloqueio do Bolsa Família: saiba o que acontece quando a situação é regularizada
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Últimas: Mercado
Hypera (HYPE3) aprova aumento de capital social para R$ 11,2 bilhões
Mercado
Hypera (HYPE3) aprova aumento de capital social para R$ 11,2 bilhões

Operação reforça a estrutura financeira da companhia e amplia sua base acionária 

01/04/2026 | 10h51 | Por Amélia Alves
Vale (VALE3) mira 700 mil toneladas de cobre e tenta convencer o mercado: a reprecificação vem?
Mercado
Vale (VALE3) mira 700 mil toneladas de cobre e tenta convencer o mercado: a reprecificação vem?

No VBM Day, em Toronto, mineradora reforça crescimento em metais básicos, mas mercado ainda vê empresa como dependente do minério de ferro

01/04/2026 | 10h40 | Por Isabela Ortiz
Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia renúncia do presidente do conselho de administração
Mercado
Petrobras (PETR3; PETR4) anuncia renúncia do presidente do conselho de administração

Bruno Moretti sai do posto para substituir Simone Tebet no ministério do Planejamento e Orçamento

01/04/2026 | 10h31 | Por Amélia Alves
T4F (SHOW3) anuncia OPA para fechar capital; veja qual foi o preço ofertado por ação em circulação
Mercado
T4F (SHOW3) anuncia OPA para fechar capital; veja qual foi o preço ofertado por ação em circulação

Operação busca reduzir custos associados à manutenção do registro de companhia aberta e à listagem no Novo Mercado da B3

01/04/2026 | 10h01 | Por Amélia Alves

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador