Os juros dos treasuries também sobem à espera de novos dados de atividade econômica (PMIs) dos EUA. Enquanto isso, os PMIs de agosto da zona do euro vieram praticamente em linha com as expectativas. O destaque da agenda econômica internacional esta semana fica por conta do simpósio em Jackson Hole
e, no Brasil, o IPCA-15 de agosto fica no radar.
No cenário doméstico, o bom humor no exterior deve ajudar os negócios locais em meio aos temores do mercado de piora fiscal e dos desdobramentos no campo político.
Agenda econômica 23/08
Brasil: O IPCA-15 de agosto, na quarta-feira, é um dos principais pontos da agenda da semana. Ainda na quarta-feira a nota do setor externo de julho será divulgada e na sexta-feira, tem a nota de crédito do BC de julho, geração de emprego formal em julho pelo Caged e a Aneel divulga a bandeira tarifária de setembro. Hoje as atenções estarão no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que almoça com o ministro da Economia, Paulo Guedes (12h30).
EUA: A agenda tem como destaque o Simpósio de Jackson Hole do Federal Reserve que começa na sexta-feira, e que tem em sua programação discurso do presidente da autoridade, Jerome Powell.
Na quinta-feira saem os pedidos de auxílio-desemprego, e PIB do 2º trimestre (segunda leitura). Na sexta-feira é a vez do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA. Hoje há a divulgação do índice de gerentes de compras de agosto dos EUA (10h45). Também hoje, saem as vendas de moradias usadas (11h).
Europa: O Banco Central Europeu (BCE) publica a ata (quinta-feira). Amanhã serão conhecidos a segunda leitura do PIB da Alemanha do 2º trimestre. Mais cedo, saiu PMI composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços. O indicador caiu de 60,2 em julho para 59,5 em agosto, mas permanece bem acima da marca de 50 que sinaliza expansão da atividade.
Na Alemanha, maior economia europeia, o PMI composto diminuiu de 62,4 para 60,6 no mesmo período. No Reino Unido, houve recuo de 59,2 para 55,3.