• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Felipe Neto e o desserviço para as ações da B3 e as criptomoedas

Ele está tentando ser o Elon Musk brasileiro?

Por Fabrizio Gueratto

02/09/2021 | 8:00 Atualização: 02/09/2021 | 8:00

Receba esta Coluna no seu e-mail
Felipe Neto. Foto: Instagram Felipe Neto
Felipe Neto. Foto: Instagram Felipe Neto

Quando Felipe Neto disse que não investia em empresas listadas na B3 (B3SA3) porque investir em ações não produz nada de valor, ficou claro seu desconhecimento básico sobre investimentos. Bastava digitar no Google o que significa ser investidor. Bem simples. Acabou ficando pior para sua imagem, porque ele foi obrigado a voltar atrás e assumir que estava falando besteira.

Leia mais:
  • Felipe Neto: "Quem não investir em criptos vai se arrepender"
  • Felipe Neto está certo sobre a dívida dos Correios?
  • Elon Musk investiria em um ETF de bitcoin?
Cotações
11/02/2026 11h08 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 11h08 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em um País com 70% da população endividada, 100 milhões de pessoas com dinheiro na poupança que, juntos, somam R$ 1 trilhão, é preciso tomar cuidado para não fazer uma deseducação financeira e piorar um cenário que já não é dos melhores.

Quem trabalha na internet entende que é preciso surfar os hypes, ou seja, assuntos que estão bombando naquele momento. Felipe Neto sabe mais do que ninguém como fazer isso.

Publicidade

Ele sabe que o ser humano é movido por sentimentos, entre eles, a ganância. Eu, como investidor de Bitcoin (BTC), posso afirmar que muita gente que investe em criptomoedas não sabe exatamente no que está investindo. Mais do que isso, não possui uma estratégia de investimentos. Investem em Bitcoin, Ethereum, Binance Coin, como uma aposta e é simples perceber isso.

O que pode dar errado com as criptomoedas?

Pergunte para um investidor de criptomoeda o que pode dar errado com esses ativos. Raramente ele terá uma resposta na ponta da língua. Muito simples. Isso chama-se finanças comportamentais, Felipe Neto, mais precisamente, viés de confirmação.

Vou explicar: quando queremos muito acreditar em algo, nós só vamos atrás de notícias que confirmem aquilo que queremos acreditar e ignoramos os riscos. Criptomoeda tem um apelo muito forte para a ganância, pois você pode dobrar o seu capital em um curto espaço de tempo.

Quando falo pode, significa que o retorno é proporcional ao risco. Se pode subir rapidamente, pode desabar na mesma velocidade. E o comportamento do passado não significa que irá se repetir no futuro.

Felipe Neto tem um patrimônio de milhões

Caro Felipe Neto, quando você fica falando que está investindo em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Cardano (ADA), Luna e outras criptomoedas de forma aleatória, além de não contribuir em nada com a educação financeira do País ainda ajuda os gananciosos com o viés de confirmação.

Ajuda a dar tranquilidade para o investidor que “até o Felipe Neto está investindo”. Afinal, é melhor errar com todo mundo do que acertar sozinho. Se algo não sair como o esperado, o Felipe Neto também perdeu. A diferença é que o Felipe Neto tem milhões de patrimônio. Simples assim.

Publicidade

Felipe Neto, é preciso entender que o seu público é majoritariamente jovem e um comportamento como investidor errado vai prejudicá-lo para sempre. Isso não é educação financeira. Isso é aposta. Você incentiva diversos jovens gananciosos a investirem no ativo de mais alto risco que existe hoje, que são as criptomoedas.

O ganancioso não busca uma estratégia. Busca o dinheiro rápido e isso tem duas consequências. A primeira é realmente o dinheiro se multiplicar rapidamente e o investidor se achar um gênio. É o que chamo de azar de ter sorte. A segunda é o investidor perder grande parte do seu patrimônio e ficar traumatizado achando que a renda variável é um grande cassino.

É o Elon Musk brasileiro?

O Brasil precisa muito de educação financeira. Felipe Neto, se quer adentrar neste hype na busca pela audiência, sugiro que estude primeiro. Incentivar, mesmo que de forma velada, os jovens investidores a começarem pelo ativo mais arriscado do planeta é, no mínimo, uma irresponsabilidade.

Ah, outra coisa. Espero que não queira ser o Elon Musk brasileiro. Que se aproveita da falta de regulação do Bitcoin e outras criptomoedas para tentar mexer com o mercado através das redes sociais. Não se esqueça. O Anonymous não gosta deste tipo de atitude. Fica a dica!

Leia mais sobre a ameaça do Anonymous contra Elon Musk aqui e assista ao vídeo exclusivo sobre a manipulação do Elon Musk com o Bitcoin e Dogecoin:

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Últimas: Colunas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Luciana Seabra
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB

Caso do Banco Master expõe riscos ignorados em CDBs e reforça a importância de entender crédito privado antes de investir

10/02/2026 | 14h43 | Por Luciana Seabra
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio
Erich Decat
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio

Mercado financeiro avalia cenários para 2026 e 2030 diante do avanço de Flávio Bolsonaro e da possível ausência de Tarcísio de Freitas na disputa presidencial

09/02/2026 | 14h38 | Por Erich Decat
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho
Ana Paula Hornos
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho

Por que o sofrimento psíquico deixou de ser assunto privado e entrou na agenda das empresas, da governança e da lei (NR-01)

07/02/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador