
O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:
Quando comecei a trabalhar com jornalismo econômico, lá em meados dos anos 2000, o meu mestre nas finanças, o jornalista Milton Gamez, pediu que eu decorasse esta frase:
Publicidade
Rentabilidade passada não é sinônimo de retorno futuro.
Parecia um mantra que ele repetia toda semana, entre o fechamento de um texto e outro.
Publicidade
Naquela época eu achava uma chatice.
Parecia uma desculpa para não falar sobre o bom desempenho de um ativo ou elogiar um gestor que estava conseguindo resultados acima da média do mercado.
Publicidade
Era chegar com uma ideia de entrevista ou de reportagem com esse argumento e vinha a frase: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro.
Ali, o que meu mentor Milton Gamez queria deixar claro é que a inexperiência no mercado financeiro pode custar caro.
Publicidade
Há um deslumbre natural com os bons resultados, afinal, você olha um ganho maravilhoso em um determinado período e pensa: ‘opa, vou fazer parte disso porque está dando dinheiro’.
Mas não é assim que acontece, porque esse recorte pode ter sido por um lance de sorte ou apenas uma onda positiva de mercado.
Publicidade
E você acaba entrando numa furada porque aquilo não vai mais se repetir - ou pelo menos vai demorar muito.
É preciso cuidar para não se iludir com a falsa promessa de ganhos gordos e rápidos.
Publicidade
O melhor é procurar a consistência de resultados: olhar com cautela para o passado e observar como foram os resultados num momento de economia em expansão ou de economia em recessão.
Sim, quando o mercado está para baixo é mais difícil, mas assim como no futebol, o time adversário também faz gol, mas defesa menos vazada é um caminho mais curto para a conquista do título.
Use esse aprendizado nos seus investimentos porque ao olhar a rentabilidade passada você vai identificar um padrão e entender como o gestor de um fundo de investimento, por exemplo, obtém seus ganhos: se jogando sempre no ataque ou apenas no contra-ataque.
Assim você saberá exatamente o que conseguirá obter como retorno futuro.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.