Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto é especialista em investimentos, com mais de 15 anos de experiência, além de ser o apresentador e financista do Canal de YouTube 1Bilhão Educação Financeira, com mais de 300 mil inscritos e 12 milhões de visualizações em pouco mais de 1 ano de trabalho. Atualmente, com 36 anos de idade, Fabrizio é palestrante e autor do livro “De Endividado a Bilionário”.

Escreve às terças e quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Nathalia Arcuri, do Me Poupe!, e mais 10 educadoras financeiras para você seguir

Aprenda com quem consegue, em média, 1% a mais de rentabilidade no ano do que os homens

Nathalia Arcuri, empreendedora e criadora do canal Me Poupe! (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

Quando comecei no mercado financeiro, 15 anos atrás, só via mulheres nas corretoras de valores, em grande parte, trabalhando em cargos administrativos. Nunca em posições de liderança ou na linha de frente dos investimentos. Era um cenário complicado. Raramente alguém do gênero feminino estava na mesa de operações. Mas este cenário mudou muito e continua mudando. E isso é excelente.

Não, não estou dizendo que é bonitinho ter um ambiente de trabalho compartilhado. Mas, sim, a mulher tem qualidades que nós, homens, não possuímos e entre elas está a cautela para investir, principalmente quando se está começando.

Uma pesquisa do Barclays em parceria com a Ledbury Research comprovou que as mulheres quando investem conseguem em média 1% a mais de rentabilidade no ano do que os homens. Não é achismo. É comprovação através de dados. Porém, se as mulheres são maioria na população brasileira, por que elas representam somente 24% do total de investidoras na bolsa (B3), por exemplo? Algo está errado.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Nós, do Canal 1Bilhão Educação Financeira, criamos a campanha #MaisUma para que nossos seguidores sempre convidem durante as lives, vídeos e postagens, uma tia, uma prima, uma amiga e até mesmo uma inimiga, para conhecer mais sobre investimentos. O mais importante é o conhecimento se espalhar. Nós não estamos sozinhos. Existe um exército que está ajudando nessa revolução através das redes sociais.

É impossível não citar a Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!, com mais de 5,2 milhões de inscritos. Além de ser pioneira, hoje esse é o maior canal de educação financeira do mundo. Com uma linguagem simples e divertida, ela impacta o equivalente a milhares de estádios do Maracanã lotados.

Mas, além dela, outras educadoras financeiras se inspiraram e cada uma com sua identidade e linguagem, estão conseguindo fazer uma revolução. Fizemos uma lista das 10 mulheres que, junto com a Nathalia Arcuri, estão se destacando. E que você precisa conhecer:

1) Bea Aguillar, do canal Papo de Bolsa:

Ela investe 100% em renda variável e já trabalhou nas maiores instituições financeiras do País. Entende muito de ações, não apenas enrola com o famoso fala, fala e não fala nada. Mestre da análise fundamentalista, Bea Aguillar lê o balanço de uma empresa como se estivesse lendo o gibi da Turma da Mônica, do Maurício de Sousa.

2) Lousi Barsi, do canal Ações Garantem o Futuro:

Sim, se você está pensando que ela é da família do mega investidor Luiz Barsi, você está certo. Se você está pensando que ela é filha dele, também. Se está pensando que é a herdeira de uma fortuna, você está errado. Ela é a sucessora, o que é bem diferente, e em 5 minutos de conversa com ela você já percebe isso. Siga e comprove você mesmo.

3) Nathália Rodrigues, do canal Nath Finanças:

Cada grupo social quer seguir aquela pessoa com quem se identifica, que vive uma realidade parecida com a dele. A Nath consegue criar essa ligação com o público dela, principalmente ajudando a resolver problemas financeiros do dia a dia das pessoas. A comunicação é muito fácil de ser apreendida.

4) Yolanda Fordelone, do canal Econoweek:

Minha amiga, que conheci quando ela trabalhava como jornalista na edioria de economia do Estadão. Extremamente competente, conhece como poucas pessoas os bastidores do mercado financeiro, tanto o lado bom como o obscuro, justamente por ter feito uma cobertura muito de perto. Posso falar com segurança que é uma das profissionais do mercado financeiro que mais conhecem sobre investimentos. Acesse e tire suas próprias conclusões.

5) Mirna Borges, do canal EconoMirna:

Entre as muitas qualidades de um empreendedor de sucesso, sem dúvida alguma o pioneirismo não pode ser deixado de lado. Juntamente com outras educadoras financeiras, ela foi uma das primeiras e, por isso, consolidou o seu nome nesse mercado. Hoje, juntamente com André Bona e Gustavo Cerbasi é a vitrine do BTG Pactual Digital.

6) Canal da Bettina Rudolph:

Se você está pensando que é aquela da polêmica com a propaganda da Empiricus, você está certo. Porém, um único erro fez com que muitas pessoas não conhecessem o seu trabalho em conjunto com o Felipe Miranda. Sim, eles entendem muito de investimentos e, se quiser dizer o contrário, antes precisará ver o conteúdo para poder julgar.

7) Ana Laura Magalhães, do canal Explica Ana:

Com mestrado em economia e experiência na linha de frente atendendo investidores da XP Investimentos, esta influenciadora traz para o seu canal os mais renomados profissionais do mercado financeiro. São pessoas que, muitas vezes, não aparecem na grande imprensa. Vale a pena seguir o canal dela.

8) Canal da Júlia Mendonça

Assim como a Mina Borges e a Nathalia Arcuri, também foi uma das pioneiras da educação financeira. Autora do livro “Bora Enriquecer”, conseguiu sair de uma dívida de R$ 80 mil e hoje ensina milhões de pessoas a como cuidar do dinheiro.

9) Carol Dias, do canal Riqueza em Dias:

Uma das mais famosas panicats do Programa Pânico, Carol sempre foi empreendedora e investidora. Conseguiu acumular uma fortuna de mais de R$ 3 milhões e hoje ajuda pessoas que não sabem como começar no mundo dos investimentos.

10) Patrícia Lages, do canal Dicas de Economia:

Desde 2011 esta jornalista se dedica a transformar a vida de milhões de brasileiras, não somente através dos investimentos, mas com dicas de empreendedorismo e carreira. O canal conta com mais de 500 mil inscritos.

Quer fazer parte do grupo VIP de Investidores? Entre agora

Confira o vídeo com a Louise Barsi sobre as melhores ações pagadoras: