O que este conteúdo fez por você?
- Quatro anos, tempo do mandato de um presidente, são suficientes para a realização de muitos sonhos
- A maioria de nós, brasileiros, temos sonhos em comum; investidores também
- A carta aberta de um investidor para ao presidente conteria pedidos de um governo que inspire a todos a investir com confiança
Domingo, dia 30 de outubro, será conhecido o nome do presidente eleito para o próximo mandato.
Leia também
Quatro anos são suficientes para uma criança completar o fundamental 1 ou 2, para um adolescente completar o ensino médio, para um jovem cursar a faculdade, para um adulto completar mestrado ou doutorado.
Podem ser suficientes para um casal se apaixonar, namorar, casar e sonhar uma vida melhor. Para um jovem adulto ser promovido. Para um empreendedor ver sua empresa lucrar e retornar seus investimentos. Não são suficientes para crescer uma árvore adulta, mas sim para engordar um boi. Cabem também em vencimentos de títulos do governo no tesouro direto pré ou pós-fixados.
Publicidade
Nos meus atendimentos a jovens, quando pergunto sobre seus sonhos para uma vida feliz, as respostas que recebo, via de regra, são: concluir curso superior, construir uma família, viajar, ser bem-sucedido profissionalmente, construir um patrimônio, deixar um legado. Acredito que a maioria de nós, brasileiros, temos sonhos em comum. Investidores também. Por isso, imagino uma carta de um investidor sendo entregue ao nosso futuro presidente dizendo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Parabéns por sua eleição! Por ter conquistado a confiança da maioria dos brasileiros através do processo democrático.
Meu primeiro desejo como investidor e brasileiro é que o senhor seja iluminado para ser digno da confiança depositada em seu mandato. Sabe-se, no mercado financeiro, a importância do ativo confiança. Investimentos se tornam escassos na ausência dela. Sem ela, o consumo fica abalado, os custos das transações sobem, empresas são prejudicadas, aumenta-se o desemprego, o dinheiro some e a taxa de juros sobe. Uma vez que não existe relacionamento saudável sem ela, a mesma lógica funciona para relacionar-se com investidores. Inclusive os mais distantes e estrangeiros. Que suas palavras e ações, então, inspirem sempre confiança.
Publicidade
Como investidor preciso me esforçar todos os dias para gastar dentro do meu orçamento e formar reservas para o futuro. Então, assim como faço minha lição de casa, desejo que o senhor também faça a sua e mantenha as despesas do governo dentro do teto de gastos. Que seu governo não aumente a dívida e cuide bem das reservas. Assim também ajudará no meu próprio empenho de cuidar da minha aposentadoria.
Por falar em futuro, estudos mostram que investidores que pensam no longo prazo conseguem resultados melhores para sua carteira. Desejo então, presidente, que sua visão seja de longo alcance, bem estratégica, muito além dos quatro anos, pensando no melhor para o país. Que seu compromisso de longo prazo sirva de modelo para cada brasileiro estabelecer o mesmo padrão de ação. Que gere possibilidades para um jovem comum se organizar, planejar, realizar sonhos; que gere oportunidades para um empreendedor investir e seguir um plano de negócios, sem oscilações, sem crises, sem inflação alta; que inspire a todos a investir com confiança e visão de futuro.
Por falar em estudos, desejo, senhor presidente, que o seu governo acredite e invista na ciência. E inclusive invista na educação, para que crianças também possam ser investidoras futuras como eu sou. Que saibam o que são números decimais, calcular frações, percentuais e entendam o que são juros compostos.
Assim, quem sabe, pode-se reduzir a desigualdade que tão mal faz para nossa sociedade. Estudos mostram (mais uma vez vem a importância dos estudos, das pesquisas, da ciência e da educação) que a desigualdade social tem impacto direto na instabilidade social, no ingresso de atividades ilegais, na violação da propriedade privada, no aumento da violência, no desrespeito a contratos.
Publicidade
A baixa estabilidade aumenta custos de oportunidades privados e públicos, eleva gastos com saúde e segurança, abala a credibilidade das instituições e do sistema legal. E esse cenário não é nada bom para investimentos, que dirá para as pessoas. Ah! Por favor, inclua no pacote de redução de desigualdades o acesso mais igualitário ao crédito para todos também!
Quando falo de créditos, penso nos créditos de carbono. E aí me faz voltar ao assunto do crescimento e preservação das árvores, e pensar no cuidado com o meio ambiente. Claro! Precisamos de uma atmosfera boa para investir e para respirar! Mas, falar em crédito, me faz voltar também ao tema credibilidade, confiança e pensar na transparência de um governo. Mas aí acho que já estou sendo repetitivo, o que não é bom. Por isso desejo ao senhor presidente, que também não o seja. Por que repetir, principalmente os erros, não faz bem a ninguém e tampouco ao país.
Termino essa carta desejando que todos esses votos se realizem. Desta forma, todos os sonhos que os brasileiros são merecedores para uma vida normal, feliz e terrena poderão também se realizar. Que nossos sonhos brasileiros possam encontrar, nos próximos quatro anos, terreno fértil para florescer. Que seu governo proporcione terreno fértil para sonhos e árvores crescerem em nosso solo, em nossa terra adorada, em nosso pátria amada, Brasil.