Falando de dinheiro

CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito. Está há mais de 11 anos atuando no mercado financeiro. Desde sua primeira operação, até hoje seu foco sempre foi no day trade. Carol é uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão e vem encorajando centenas de mulheres a começar a investir na bolsa de valores. Desde 2020 faz parte do elenco do game show Shark Tank Brasil.

Carol Paiffer

Comprar ações da Eletrobras com o FGTS é recomendado para você?

Possibilidade de compra de ações da Eletrobras deve levar em conta fatores importantes para investimentos

Compra de ações da Eletrobras com dinheiro do FGTS gera dúvidas nos investidores – Logo da Eletrobras 9/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
  • No que diz respeito à saúde da empresa e a cotação, a Eletrobras está barata
  • Se você não é investidor que tem apetite ao risco e fica acompanhando diariamente a oscilação do mercado, pode causar um certo estresse
  • Esses são os pontos que você, como investidor, precisa analisar antes de QUALQUER investimento

O comunicado de que será possível investir nas ações da Eletrobras (ELET3) causou um certo barulho e dividiu opiniões, visto que se trata de um investimento em renda variável e com prazo mínimo de permanência.

Eis que surge a dúvida: vale a pena?

A resposta pode te decepcionar, mas é um “depende”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

No que diz respeito à saúde da empresa e a cotação, a Eletrobras está barata — além disso, energia elétrica é dos setores mais seguros de se investir na Bolsa de Valores, já que, não importa a situação, nós estamos sempre usando energia.

Outro ponto a favor, é que pelo histórico do mercado, empresas privatizadas ou com projeções de privatização tendem a ter melhor performance no decorrer dos anos seguintes.

Vale lembrar que isso não é uma recomendação de investimento e que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura!

O “depende” dentro desse contexto que parece ser totalmente positivo, vai vir da sua resposta às seguintes perguntas:

Você tem uma reserva de emergência? Nos próximos 12 meses esse dinheiro não vai interferir no seu orçamento? O investimento combina com o seu perfil de investidor?

Se você tem a reserva e é um dinheiro que está “parado”, é uma forma inteligente de fazer seu dinheiro render.

Porém, se você não é investidor que tem apetite ao risco e fica acompanhando diariamente a oscilação do mercado, pode causar um certo estresse — e com prazo mínimo de permanência, o resgate do dinheiro não será possível em menos de 12 meses.

Então, esses são os pontos que você, como investidor, precisa analisar antes de qualquer investimento.

Junto dessa análise, o gerenciamento de risco se faz muito importante – seja no longo prazo, seja no curto prazo.

Como fazer esse gerenciamento?

No dia 23 de junho, terá a Semana da Retomada, um evento gratuito e on-line que ensina do zero como fazer a análise e o gerenciamento de risco dos seus investimentos de forma inteligente, eficaz e assertiva.

Neste link, você realiza a sua inscrição gratuitamente.