O que este conteúdo fez por você?
- Para investir em ações por muito tempo, temos que conhecer bem as empresas das quais seremos acionistas. Há, porém, várias outras carreiras interessantes que tenho pesquisado. Falarei da carreira de trader neste artigo
- Um trader geralmente não tem “amor” pela posição e usa mais indicadores técnicos do que fundamentalistas das empresas. Os indicadores mais utilizados são os que medem a dinâmica de uma ação, ou momentum. Na teoria, quando uma ação sobe, há mais compradores que vendedores e o movimento deveria continuar, e vice-versa
No último artigo comentei sobre a profissão de analista de investimentos. É o caminho que acredito que proporciona a melhor base para ser um investidor. Investidores de sucesso se beneficiam ao compor o patrimônio a taxas elevadas por décadas. Para investir em ações por muito tempo, temos que conhecer bem as empresas das quais seremos acionistas. Há, porém, várias outras carreiras interessantes que tenho pesquisado. Falarei da carreira de trader neste artigo. Após conversar com diversas pessoas, aprendi o seguinte:
Leia também
Há infinitas maneiras de ganhar dinheiro com ações mas, a princípio, o que diferencia um trader de um investidor é o prazo dos investimentos. Um trade pode durar segundos ou dias, mas raramente passa de semanas. Um trader geralmente não tem “amor” pela posição e usa mais indicadores técnicos do que fundamentalistas das empresas. Os indicadores mais utilizados são os que medem a dinâmica de uma ação, ou momentum. Na teoria, quando uma ação sobe, há mais compradores que vendedores e o movimento deveria continuar, e vice-versa. Muitos traders tomam suas decisões através de gráficos ou fórmulas que medem a “força” de uma tendência. Índice de força relativa, médias móveis, rompimento de linhas de tendência são indicadores básicos, mas que muitos profissionais de sucesso usam.
Pode-se também utilizar indicadores econômicos para montar posições. Um otimismo maior com a economia pode levar o trader a montar uma posição em bolsa. Medo de inflação mais alta pode levar à aposta de que os juros vão subir. No final do dia, o trader sabe que os movimentos no curto prazo da bolsa ou outros ativos são movidos por emoções, e querem se beneficiar das ondas dos mercados.
Publicidade
As principais características para ser um bom analista de empresas são a curiosidade, a capacidade analítica e muita leitura. Para um trader, ter um bom controle emocional é fundamental. Dá quase para dizer que os traders de sucesso nascem prontos.
Geralmente são mais desconfiados (cínicos?), intuitivamente mais avessos a risco (zeram as posições rápido se há perda) e têm um leitura mais abrangente.
Vídeos de traders internacionais no Youtube como Stanley Druckenmiller, Paul Tudor Jones, Steven Cohen, etc. podem ajudar a se tornar um trader. Livros sobre analise gráfica e psicologia de trading também podem ser úteis. Bons traders conhecem bem os ativos em que investem e a economia, portanto, vale olhar ainda livros sobre empresas e análise econômica. Procurar um modelo de gestão de risco que tenha a ver com você é outra dica.
No final do dia, um bom trader é um bom gestor de risco. Zerar um trade com um pequeno prejuízo não tem problema algum. Ter pequenas perdas para ter um grande ganho parece ser comum. Mas confesso que vender uma ação no prejuízo não é fácil para ninguém. É muito comum começar pequeno com pequenos ganhos, ganhar confiança e aumentar o trade. De repente, vem uma perda e lá se vai tudo o que se acumulou. É fácil se achar um idiota, a pressão psicologia é grande.
Publicidade
Mas a verdade é que você não é tão bom ou tão ruim quanto o seu último trade. Repetindo: um bom trader é um bom gestor de risco.
Para terminar, existem dois caminhos para ser trader: trabalhar em uma mesa de um banco ou fundo ou ser independente. Me parece que, se possível, ter o benefício de aprender em uma empresa vale a pena – ao menos no início. O índice de “mortalidade” nesta carreira é alto, comece pequeno, se conheça bem, estude cada acerto e erro, se prepare e boa sorte.