Comportamento

Bolsas europeias rejeitam reduzir pregão para melhorar saúde dos traders

Pedido partiu de grupos de investidores que querem proporcionar aos operadores melhores condições de conciliar vida pessoal e profissional

Bolsas europeias rejeitam reduzir pregão para melhorar saúde dos traders
Um trader da Bolsa de Londres reage à eleição de Boris Johnson como primeiro-ministro britânico, em 2017: traders em busca de melhores condições de trabalho. (Clodagh Kilcoyne/ Reuters)
  • Campanha iniciada por investidores prega melhores condições de saúde aos traders e maior diversidade na profissão
  • Federação de bolsas europeias alega que redução do pregão prejudicaria investidores, ainda mais em meio à pandemia
  • Principais bolsas da Europa operam por cerca de 8 horas e meia por dia

(The Washington Post/ Bloomberg) – Algumas das maiores bolsas de valores da Europa jogaram água fria em propostas para encurtar o dia de negociação de ações, prejudicando uma campanha para oferecer aos traders um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A Federação das Bolsas de Valores da Europa, que representa locais como Deutsche Boerse AG e Euronext NV, disse em comunicado nesta quarta-feira, 1º, que o corte no pregão seria prejudicial para os mercados e acionistas europeus.

“A crise da covid-19 mostrou que os investidores precisam de formação transparente de preços e flexibilidade para negociar no início e no final do dia”, disse Rainer Riess, diretor geral da FESE, em entrevista por telefone. “A sobreposição com a Ásia e os EUA realmente importa por causa da maior liquidez.”

A rejeição ocorre semanas depois que o London Stock Exchange Group, que tem um dos dias de mercado mais longos do mundo, disse que a maioria dos traders pesquisados ​​preferia jornadas mais curtas. A LSE disse que aguardaria respostas de outras bolsas europeias antes de atender a pedidos de grupos de investidores para encurtar o horário do mercado para melhorar a saúde dos traders e injetar diversidade em uma profissão amplamente masculina.

Pregão europeu dura 8 horas e meia por dia

A própria consulta da Euronext foi fechada para respostas em 30 de junho. Uma porta-voz disse que a empresa divulgará suas descobertas este mês com uma avaliação detalhada do impacto de qualquer mudança.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Estamos totalmente de acordo com a posição da FESE”, disse um porta-voz da Deutsche Boerse. “As bolsas europeias fornecem funções cruciais para a economia real. Mecanismos importantes para a realização de transações e formação de preços, bem como transferências de riscos e ativos, seriam restritos no decurso de uma redução do horário de negociação”.

O dia de negociação de Londres decorre das 8 horas às 16h30, enquanto as demais bolsas europeias variam. Os mercados de ações da Deutsche Boerse e Euronext abrem das 9h às 17h30, horário local, de acordo com os registros da FESE.

“A redução do horário de negociação na Europa seria equivocada, particularmente em um momento de alta volatilidade e incerteza de mercado, onde todos os investidores precisam de acesso ao capital”, disse um porta-voz da Nasdaq Europe, que opera locais nos países nórdicos.

A FESE também disse:

“O horário atual de negociação na Europa permite que os investidores gerenciem suas posições e riscos ao longo do dia em carteiras de pedidos com limite central muito líquido, transparentes e eficientes.

Publicidade

O dia de negociação da Europa prevê a interação com outros mercados globais.

A duração do dia de negociação na Europa não afeta diretamente o horário de trabalho, pois as empresas prestam outros serviços fora do mercado de ações. O bem-estar dos funcionários pode ser melhorado de outras formas nas empresas.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos