• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Educação financeira tem melhor alcance quando mostrada na prática

A 10ª Semana Nacional de Educação Financeira tirou dúvidas de vários estudantes

Por Evandro Mello

10/06/2023 | 7:55 Atualização: 09/06/2023 | 14:00

Receba esta Coluna no seu e-mail
Tesouro lançará em agosto título que vai ajudar pais a financiarem estudos dos filhos. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Tesouro lançará em agosto título que vai ajudar pais a financiarem estudos dos filhos. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) ocorreu em maio deste ano. Em novo relatório da Multiplicando Sonhos, pudemos mensurar o impacto das atividades que realizamos em escolas públicas de São Paulo ao longo do evento, que visa ampliar o acesso à educação financeira.

Leia mais:
  • Por que o mercado e as pessoas físicas deveriam investir na escola pública
  • Como a educação financeira melhora a saúde mental e os relacionamentos
  • Educação financeira muda a visão pessimista sobre a escola pública
Cotações
25/04/2026 4h07 (delay 15min)
Câmbio
25/04/2026 4h07 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao longo da semana, mantivemos o nosso DNA e focamos em atividades práticas e personalizadas para cada público. Em parceria com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) e a Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), “criamos experiências para entregar um conteúdo que geralmente não é tão simples, como é o caso da educação financeira, de um jeito diferente, atingindo jovens e adultos. Isso é possível quando entendemos a realidade do outro e nos colocamos no lugar dele”, diz Andréa Tavares, diretora de comunicação, marketing e educação da Multiplicado Sonhos.

Ao todo, 2.039 adolescentes do Ensino Médio participaram do jogo “Missão Multiplicando o Futuro”, que simula a vida de uma garota da periferia de São Paulo. A cada rodada, uma nova situação era apresentada e os participantes devem ajudar a menina a fazer a melhor escolha financeira possível pensando no longo prazo e nos objetivos de vida da personagem.

Publicidade

“Foi legal, aprendemos bastante”, disse uma das alunas da E. E. Professor Caran Apparecido Gonçalves, na Vila das Belezas, zona sul da capital. “Esse tipo de jogo poderia se repetir mais vezes, pois os ensinamentos sobre economia e finanças são fundamentais”, disse outro.

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atingimos 116 pessoas de 20 a 60 anos com uma palestra de planejamento financeiro. Com a participação de especialistas no assunto, elas puderam tirar dúvidas sobre finanças e aprender sobre temas que impactam no seu dia a dia, como dívidas e a necessidade de se criar uma reserva de emergência.

Já para os colaboradores das escolas, a Planejar ofereceu uma clínica financeira individual com consultas de até uma hora para ajudá-los a realizar planejamentos personalizados. Ao todo, 21 pessoas foram atendidas.

Os números da consultoria ainda são tímidos, mas o que nos anima é que para essas poucas pessoas atendidas esse trabalho pode representar uma mudança de vida e até mesmo alguns recomeços na vida financeira.

Números mostram o melhor caminho para a educação financeira

Na pesquisa que distribuímos ao fim da Semana ENEF 2023, 87% dos adolescentes disseram que “adoraram” ou “gostaram muito” do jogo, provando que a gamificação é pertinente para levar educação financeira a esse público.

Publicidade

No público geral, 71% afirmou que tem “muita chance” ou “não vê a hora” de colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Mais da metade disse que “aprendeu muito” ou que “esse aprendizado vai mudar a minha vida”.

“Quero parabenizar a equipe que disponibilizou seu tempo e conhecimento para agregar aos estudantes essa oportunidade de aprendizagem em educação financeira, a qual muitos não têm acesso. Acredito que a dinâmica realizada na prática, com uma metodologia ativa, foi adequada”, disse um professor da E.E. Antonieta de Souza Alcântara, na zona leste.

Metade dos docentes disse que pretende realizar atividades parecidas com as que realizamos na ENEF em sala de aula a partir de agora e 92% afirmou acreditar que as atividades tiveram “grande” ou “enorme” efeito positivo na escola em que trabalham.

“Achei a dinâmica proposta muito boa, ela promoveu a argumentação dos estudantes”,
disse um professor da E.E. Presidente Kennedy, que fica próxima ao Butantã. “Extremamente interessante esse tipo de ação, com uma dinâmica que nos faz refletir sobre como gerenciamos a nossa vida, focando nos nossos sonhos e propósitos”, disse outro.

Publicidade

Você tem ideias sobre como podemos ampliar e melhorar a disseminação de educação financeira em escolas? Entre em contato com a Multiplicando Sonhos e seja um multiplicador voluntário.

Colaboração: Giovanna Castro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Educação Financeira

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 2

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 3

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 4

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 5

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Últimas: Colunas
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público
Fabrício Tota
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público

Rastro público das blockchains desafia o mito do anonimato e expõe o papel — ainda minoritário — das criptomoedas na lavagem global

24/04/2026 | 14h10 | Por Fabrício Tota
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?
Fabrizio Gueratto
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?

Chamar aposta de mau investimento é um erro técnico: enquanto bancos tratam o cliente com ineficiência, as bets o tratam como um alvo em um sistema desenhado para a extração de riqueza

23/04/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Chave para 2026, eleitores de centro sinalizam afastamento de Lula
Erich Decat
OPINIÃO: Chave para 2026, eleitores de centro sinalizam afastamento de Lula

Pesquisas indicam distanciamento crescente desse grupo decisivo, que hoje lidera o eleitorado e tende a definir o rumo da disputa

23/04/2026 | 09h33 | Por Erich Decat

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador