O que este conteúdo fez por você?
- Os shows da cantora norte-americana Taylor Swift no Brasil têm gerado um verdadeiro alvoroço entre adolescentes e jovens de todo o País
- Em vez de dar o ingresso para o seu filho quando ele pede, que tal conhecê-lo um pouco melhor, entender quais são os seus artistas favoritos e se antecipar?
- Depois de despertar o interesse do seu filho por finanças utilizando o exemplo do show, vá, aos poucos, passando outros conceitos e necessidades, como a reserva de emergência e o planejamento de despesas
Os shows da cantora norte-americana Taylor Swift no Brasil têm gerado um verdadeiro alvoroço entre adolescentes e jovens de todo o País. Todos os dias, os jornais têm noticiado brigas com cambistas e filas gigantescas em frente ao Allianz Parque, em São Paulo, para comprar o ingresso. Mas o que isso tem a ver com educação financeira para jovens?
Leia também
Segundo Valéria Maria Meirelles, doutora em psicologia clínica com ênfase em psicologia do dinheiro e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos, um show de um artista do qual um adolescente é fã representa algo muito grande para ele. “Esse artista acaba sendo a síntese de tudo o que ele acredita e admira em termos de crenças e valores de conduta. Então, ficar perto de um ídolo, assistir a um show dele, é como ficar perto de um Deus para o adolescente”, afirma a especialista.
Em outras palavras, o show mexe com o desejo e com os sonhos dos adolescentes. Por isso, é uma ótima oportunidade para ensinar sobre priorização, planejamento, metas e, claro, educação financeira para realizar tudo isso.
Diálogo e acordo
Em vez de dar o ingresso para o seu filho quando ele pede, que tal conhecê-lo um pouco melhor, entender quais são os seus artistas favoritos e se antecipar? Se existe a possibilidade do artista que o seu filho ama vir para o Brasil nos próximos meses ou anos, a hora de conversar sobre isso é agora.
Publicidade
Prepare o adolescente para que ele seja capaz de comprar o ingresso – com ajuda, claro. Você pode sugerir que ele faça alguns trabalhos fora do horário de estudo, como passear com cachorros, dar aulas particulares de uma disciplina na qual ele é bom ou até lavar carros.
Isso vai motivar o jovem a buscar alternativas para ganhar dinheiro, descobrir seus talentos e criar senso de responsabilidade, coisas que serão essenciais para ele por toda a vida.
Se o show for muito caro ou a data estiver próxima, é possível combinar que ele pagará uma parte e você, pai ou mãe, outra. Dialoguem e cheguem ao melhor acordo possível para estimular o poder de negociação dele.
Na Multiplicando Sonhos, para explicar fluxo de caixa fazemos uma analogia com uma caixa d’água, que nada mais é do que a fotografia financeira da pessoa: o quanto ganha, o quanto gasta, se há reserva e furos. Ou seja: se há dinheiro saindo de formas inesperadas com gastos desnecessários. Se o dinheiro não entra, é impossível sair. E para entrar, na maioria das vezes, é preciso trabalhar.
Publicidade
“Tudo isso é importante para explicar o significado do dinheiro, do trabalho e das conquistas na vida, deixando claro que tudo é um processo e não um estalar de dedos”, diz Valéria. “A melhor maneira de fazer isso é pelo exemplo e explicando os conceitos de educação financeira de maneira gradual”, afirma.
Para além do show
O show é uma porta de entrada para começar a desenvolver conceitos da educação financeira, mas não pode parar por aí. A importância de planejar a conquista do dinheiro para o ingresso com antecedência pode ser utilizada para ensinar sobre a necessidade de se ter uma reserva de emergência, por exemplo.
Depois de despertar o interesse do seu filho por finanças utilizando o exemplo do show, vá, aos poucos, passando outros conceitos e necessidades, como a reserva de emergência e o planejamento de despesas.
Ensine que é preciso ter algum dinheiro que sirva de colchão para amortecer possíveis quedas, uma quantia que deve ser utilizada para realizar sonhos materiais e experiências, um montante para investir nos estudos e outro para aplicar e gerar renda passiva.
É possível que pessoas que se planejaram financeiramente para ir aos shows de Taylor Swift no Brasil não tenham conseguido comprar ingressos, já que a demanda foi alta. Mas certamente conquistou um objetivo financeiro e já tem as ferramentas na manga para que muitos outros sonhos possam ser conquistados. Que tal fazer isso acontecer também com seu filho?
Publicidade
Colaboração: Giovanna Castro.