Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

5 investimentos para ter renda extra com a inflação

“Já que saiu do controle, bora aproveitar para lucrar”

A LCI é um título de renda fixa criado para financiar o segmento imobiliário (Foto: Envato Elements)
  • Tesouro Direito, CDB, LCI e debentures são alguns dos investimentos para você lucrar com a inflação

Alguns investimentos rendem mais cada vez que a inflação sobe. De tempos em tempos alguns investidores novatos inventam frases que até parecem verdade: Uma delas é que a renda fixa, na verdade é perda fixa. Ou seja, quem investe é burro e só perde dinheiro.

Se isso fosse verdade, não faria sentido em países em que a taxa de juros é negativa os investidores mesmo assim deixar o seu dinheiro parado. Por 3 motivos simples todo mundo deveria ter renda fixa na carteira.

1 – Diversificação: Diversificar exige renda fixa e renda variável na carteira e por um motivo muito simples. Quando vem o caos no mundo, como em 2020, toda a renda variável tende a desabar e o seu retorno pode levar anos. O que segura a carteira é justamente a renda fixa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

2 – Reserva de oportunidade: Quando você observa as ações, o bitcoin ou qualquer outro ativo caindo e precisa aproveitar a oportunidade, não existe outra alternativa a não ser tirar o dinheiro da renda fixa para alocar.

3 – Reserva de emergência: Como o próprio nome diz, são os investimentos para aquele momento que ocorre uma emergência e esta grana não pode ter desvalorizado. Não tem outra opção. Somente renda fixa e com liquidez diária.

A renda fixa pós fixada, ou seja, que você saberá quanto irá ganhar exatamente somente no futuro, sempre é atrelada com um determinado índice. Pode ser CDI, IPCA, IGPM, entre outros. No caso do IPCA, a grosso modo, é a inflação oficial do Brasil, ou seja, quanto os preços dos produtos e serviços estão subindo em média.

Os investimentos atrelados a este índice, pagam IPCA, ou seja, o que for a inflação no período, mais um determinado juros. Por exemplo, um CDB que paga IPCA +5%. Se a inflação no período for de 10%, ele pagará um total de 15% para o investidor.

Veja abaixo a lista de investimentos para você lucrar com a inflação.

Tesouro Direito: Nada mais é que o programa do governo que permite você emprestar dinheiro para o governo e ele paga um juros por isso, claro. Existem títulos com o prazo de vencimento de 10 anos que pagam IPCA +5,3%. Com a inflação de hoje, daria mais de 15% ao ano.

CDB: Basicamente é você emprestar dinheiro para o banco e ele remunera você por isso. Existe hoje no mercado, CDB pagando IPCA +6% ao ano, o que daria hoje, um total de mais de 16%. Claro, se o IPCA subir pagará mais e se cair, pagará menos. É impossível saber. Mas é certo que o seu dinheiro sempre renderá 6% acima da inflação.

Fundo Imobiliário (FII) – Não acredito que você está falando isso, Fabrizio. Fundo Imobiliário não é renda variável? Pois é. É sim. E como toda renda variável pode ir para baixo, também. Porém, existem duas formas de você ganhar com este investimento. A primeira é com a valorização da cota. E a segunda são com os dividendos, que são os aluguéis pagos pelos inquilinos. Muitos aluguéis são reajustados pela inflação. É preciso estudar o que está dentro de cada fundo imobiliário, inclusive os fundos de papéis.

LCI – A Letra de Crédito Imobiliário é o investimento em que permite que você empreste dinheiro para o banco e em troca ele lhe paga uma taxa de juros. A diferença para o CDB é que não existe imposto de renda e, além disso, a instituição financeira só pode usar este dinheiro para emprestar para financiamento de imóveis.

Existem LCIs que pagam a rentabilidade do IPCA + 4,5%.

Debentures – Basicamente é você através da corretora de valores emprestar dinheiro para uma empresa e ela pagar uma taxa de juros por isso. Sai mais barato para a companhia do que pegar dinheiro emprestado no banco. Existem debentures atreladas ao IPCA. Se for uma debenture incentivada, ou seja, ligada a uma empresa de infraestrutura, não tem imposto de renda.

Veja isso. A Eletrobras emitiu debentures recentemente

Veja os investimentos que rendem mais de 1% ao mês: