Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Por que Lula e Bolsonaro só fazem os fanáticos perderem dinheiro?

De fato, os candidatos mudarão sim a vida de uma pessoa. A vida deles próprios

Lula e Bolsonaro devem ser candidatos ao cargo de presidente em 2022. Foto de Lula: Werther Santana/Estadão. Foto de Bolsonaro: Dida Sampaio/Estadão
  • Se você está usando grande parte do seu tempo para ficar nas redes sociais atacando ou defendendo Lula ou Bolsonaro, significa que ou você está com tempo sobrando ou você não sabe o valor deste recurso
  • Se Lula ganhar, o Brasil não vai virar a Venezuela, assim como se Bolsonaro for reeleito nosso PIB não vai crescer 7% ao ano. E mesmo que crescesse, isso não quer dizer que a sua vida mudaria

O ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são os políticos mais populares da história recente do País. Isso é um fato. Não é achismo. É um fato. E negar este fato já mostra que você tem um viés de confirmação, ou seja, quer acreditar em algo que você quer que aconteça.

É exatamente assim que funciona nos investimentos quando estudamos as finanças comportamentais. Por exemplo, você acredita tanto em uma determinada ação de uma empresa que acaba buscando apenas informações que confirmem aquilo em que você quer acreditar.

Negar que Lula, hoje, tem a maior chance de ser eleito é simplesmente negar um fato. E digo isso mesmo nunca tendo votado em um partido de esquerda, simplesmente por sempre acreditar que a filosofia populista vai totalmente contra a matemática, mas isso é outra história.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

E eu, sinceramente, não espero nada de um presidente para mudar a minha vida. Eu simplesmente corro atrás. Eu ganhei dinheiro no governo Fernando Henrique Cardoso, ganhei dinheiro no governo Lula e também no governo Dilma (PT) e Bolsonaro. Se não atrapalhar muito o país, já está bom.

O nosso maior ativo é o tempo. Não é filosofia barata, não. É a realidade. Temos 24 horas por dia para ganhar dinheiro, empreender, estar com nossos amigos, se divertir. E não importa quanto dinheiro você tenha. Ninguém compra tempo.

Se você está usando grande parte do seu tempo para ficar nas redes sociais atacando ou defendendo Lula ou Bolsonaro, significa que ou você está com tempo sobrando ou você não sabe o valor deste recurso. Acredite. Se Lula ganhar, o Brasil não vai virar a Venezuela, assim como se Bolsonaro for reeleito nosso PIB não vai crescer 7% ao ano. E mesmo que crescesse, isso não quer dizer que a sua vida mudaria.

Ficar defendendo um político como um fanático faz você perder três coisas essenciais. A primeira são os amigos e eles fazem parte do seu network, que é essencial na vida para ganharmos dinheiro. A segunda é o seu tempo, ativo de maior valor que temos. A terceira coisa que você vai perder é dinheiro, pois a sua análise de risco e consequentemente rebalanceamento da sua carteira de investimentos de acordo com o cenário econômico, estarão comprometidos.

Lula e Bolsonaro mudarão sim a vida de uma pessoa: a deles próprios.

Leia mais sobre o impacto de Lula e Bolsonaro para o mercado financeiro e assista ao vídeo exclusivo para saber se Lula e Bolsonaro podem beneficiar ou não a B3 (B3SA3):

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião editorial do Estadão Investidor.