- O storytelling é bonito, a marca tem uma boa aceitação, mas no fim das contas o que importa é o balanço
- O problema é que ele precisa dar o lucro prometido aos investidores no road show antes do IPO
A saída do Nubank (NUBR33) da B3 (B3SA3) pegou a maioria dos investidores e clientes de surpresa. A verdade é que ninguém entendeu porque uma empresa brasileira, que abriu o capital nos EUA, com BDRs no Brasil deixou o mercado.
Leia também
Se você está preocupado, imagina o maior investidor do mundo, Warren Buffett, que tem ações do roxinho e está vendo o papel como um dos piores da sua carteira. Confira o que fazer com o ‘pedacinho’ do Nubank depois de fechar capital na B3.
Mas o que aconteceu?
Publicidade
A resposta é muito simples. Há duas formas de uma empresa dar lucro. Aumentar receita e diminuir despesa e agora o Nubank precisa entregar uma única coisa: resultado. O storytelling é bonito, a marca tem uma boa aceitação, mas no fim das contas o que importa é o balanço.
É isso que faz uma empresa de capital aberto valer muito ou pouco. O Nubank dar lucro é muito simples. Basta ele parar de usar verba para adquirir novos clientes.
O problema é que ele precisa dar o lucro prometido aos investidores no road show antes do IPO.
Ninguém esperava por uma Taxa Selic em 13,75%
Publicidade
Tem um fator que nenhum banco digital contava, nem o Magazine Luiza (MGLU3) e a Via (VIIA3). Uma taxa de juros saindo de 2% e batendo quase 14% num período tão curto. Na prática, o dinheiro que estava na poupança, num grande banco ou em qualquer CDB, tem uma rentabilidade bruta considerável e o cliente acaba se acomodando.
Poucas pessoas sabem fazer a conta de quanto rendeu o dinheiro rendido e descontar a inflação do período para saber exatamente quanto de verdade conseguiu colocar no bolso.
O Nubank é uma oportunidade de investimento?
Nubank é um case de disrupção no mercado, mas agora ele precisa ser um case de lucro. Simples assim. Ainda acredito que ele fará história em outros países, como fez no Brasil.
Publicidade
Mas, com tantas oportunidades boas na bolsa brasileira e em títulos de renda fixa, por enquanto, eu não vejo uma grande oportunidade no roxinho. Porém, posso estar errado. O que aprendi depois de 18 anos investindo é que o mercado financeiro não compra histórias bonitas: ele compra números. Principalmente em tempos de juros e inflação nas alturas.
Conheça o top 5 investimentos de renda fixa para aproveitar a Taxa Selic em alta: https://youtu.be/CA5_ldjEdW0