• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Petrobras (PETR3 e PETR4): Luiz Fernando Roxo avalia o que esperar das ações

A nomeação de um general para a diretoria da Petrobras gerou apreensão entre os investidores; o que esperar das ações?

Por Fabrizio Gueratto

23/02/2021 | 8:27 Atualização: 23/02/2021 | 8:44

Receba esta Coluna no seu e-mail
Luiz Fernando Roxo (Foto: Divulgação)
Luiz Fernando Roxo (Foto: Divulgação)

A nomeação de um general para a diretoria da Petrobras (PETR3 e PETR4) gerou uma onda de apreensão entre os investidores. Após afirmar que não interviria na estatal, o presidente Jair Bolsonaro indicou o nome de Joaquim Silva e Luna para o cargo de diretor-executivo, em substituição de Rodrigo Castello Branco, notável liberal celebrado pelo mercado.

Leia mais:
  • Efeito Bolsonaro: Como proteger a carteira de investimentos
  • Fundos com exposição à Petrobras devem sofrer quedas expressivas
  • Mendonça de Barros: “O mercado entra em pânico, as ações caem, mas a empresa volta”
Cotações
25/12/2025 13h28 (delay 15min)
Câmbio
25/12/2025 13h28 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O caso ocorre após aumento no preço do petróleo e ameaça de greve por parte de uma importante base eleitoral de Bolsonaro: os caminhoneiros. Apesar de afirmar que a precificação do combustível não será artificialmente precificada, o presidente acaba com um período de relativa independência corporativa da Petrobras (PETR3 e PETR4). Formado pela Universidade de Chicago, Castello Branco defendia a manutenção da malha do mercado, mantendo os preços do petróleo balizados pelos índices internacionais.

Durante o pregão da última segunda-feira, as ações da Petrobras acusaram queda de 21,51% na B3 (B3SA3), enquanto o Ibovespa apresentou retração de 4,87%. O dólar também apresentou alta de 2,52%. Em convergência com o derretimento das ações da petroquímica, o Banco do Brasil (BBAS3) apresentou queda de 11,65%, impulsionada pelo receio de novas medidas impopulares por parte do governo.

Publicidade

Para destrinchar a situação e compreender o melhor caminho a ser tomado pelo investidor, conversei com Luiz Fernando Roxo, especialista em opções e sócio fundador da holding Zeneconomics.

Bolsonaro indicou um militar à posição que pertencia a um liberal formado pela Universidade de Chicago. O que a mudança na gestão da Petrobras indica ao investidor?

A mudança em si poderia ser muito mais sutil e suave do que foi. O mandato do ainda atual presidente da Petrobras tem vigência até o dia 20 de março, e uma simples não renovação traria muito menos turbulência para o mercado. O maior problema foi o que precedeu a futura substituição. Falas de Bolsonaro em tom de ameaça a qualquer um que não siga sua cartilha deixaram os investidores com temor do velho fantasma: intervenção política em estatais. Isso sem dúvida traz muita insegurança econômica para nosso mercado, principalmente em todas as estatais.

Qual é o risco da precificação artificial do combustível?

Publicidade

Uma precificação artificial que não condiz com o mercado exterior é extremamente nociva para a saúde de qualquer empresa. Quando se impede que o mercado se auto regule, dá- se início a um ciclo vicioso. A empresa não terá seus preços condizentes com o mercado, podendo, ao longo do tempo, acabar sucateando suas operações. Já vimos uma das grandes petrolíferas do mundo passar por isso, a Petróleos de Venezuela (PDVSA). Preço defasado, tecnologias defasadas.

O mercado internacional demonstrou forte apreensão após o evento. Qual é a importância desse segmento às estatais brasileiras?

A forma com que o investidor estrangeiro passa a olhar para nosso mercado, que tem como suas principais empresas, as estatais, fica extremamente negativa. O risco de interferências por questões políticas faz o chamado risco Brasil subir ainda mais. Com isso, o dinheiro do investidor estrangeiro pode sair do nosso mercado, o que faria o dólar disparar ainda mais.

Qual era a reputação de Roberto Castello Branco em relação à concepção do mercado?

Publicidade

A reputação de Castello Branco no mercado era bem vista. Um presidente técnico que até então fez uma boa gestão frente a companhia. Cargos de pessoas técnicas sempre são bem vindas aos olhos do mercado.

Bolsonaro anunciou que isentaria tributos federais sobre o diesel por dois meses. Pela lei de responsabilidade fiscal, esse corte deveria ser sanado por outra taxação. Qual é o impacto dessa medida para o balanço fiscal brasileiro?

O balanço fiscal brasileiro segue sendo monitorado de perto pelo mercado. Isentar imposto em um momento como esse pode ser perigoso, ainda mais com um possível auxílio à vista. Estamos vendo cada vez mais dívidas e cada vez menos arrecadação, é uma questão de matemática, a conta não fecha.

Você acredita que a medida gerou uma reação em bando descompensada ou a apreensão geral do mercado é justificável?

Publicidade

O mercado precifica movimentos prejudicais para a economia. O mercado pune. Só o tempo dirá se a queda foi exagerada ou não. O fato é que devemos continuar de olho nas próximas mudanças da estatal.

Quais são os próximos passos para a Petrobras? Há como reverter o dano causado pela nomeação?

Os próximos passos são; a nomeação do novo presidente, conferir o plano de governo dele frente a empresa e ver se a empresa será resiliente a tantas mudanças mal vistas pelo mercado. Dificilmente a Petrobras tirará essa mancha de sua história, mas ainda segue sendo uma empresa com um enorme potencial de rendimentos. O mercado pune, mas gosta de comprar barato também.

O que o investidor que já possui o papel deve fazer?

Publicidade

Isso é uma decisão muito pessoal de cada um. Meu conselho é: siga o plano. Se seu plano para a empresa é algo a longo prazo e ela ainda faz sentido pra você, siga comprado. Caso tenha reavaliado os riscos desse papel em sua carteira e já não faça mais sentido, você pode vender as ações, ou até mesmo aproveitar a alta da volatilidade para fazer algumas operações com opções.

Quem ainda não é acionista, abre uma excelente oportunidade de compra?

Quem ainda não é acionista ou até mesmo gostaria de aumentar sua posição, essa é uma boa hora. Devemos comprar quando está barato e vender quando está caro. Se fizer sentido em sua carteira, aproveite o desconto nos preços.

Assista ao vídeo para entender o que está acontecendo com a Petrobras (PETR3 e PETR4):

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Petrobras (PETR4)
  • Petrobras ON (PETR3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Tesouro Direto atrai 240 mil investidores com títulos rendendo até 22% no ano; veja oportunidades para 2026

  • 2

    AZUL4 sai de cena: Azul adota nova forma de negociação na B3; veja o que muda

  • 3

    Ibovespa hoje sobe aos 160 mil pontos após prévia da inflação, leilão de dólares do BC, PIB e PCE dos EUA

  • 4

    CVM emite quase 200 alertas de irregularidades no mercado; veja como checar as empresas e como se proteger

  • 5

    O fim da era Buffett: as cinco lições e segredos do maior investidor da história

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja números que o ChatGPT escolheria
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja números que o ChatGPT escolheria
Imagem principal sobre o Dicas para economizar em viagem de final de ano
Logo E-Investidor
Dicas para economizar em viagem de final de ano
Imagem principal sobre o 4 dicas para economizar com os presentes de Natal
Logo E-Investidor
4 dicas para economizar com os presentes de Natal
Imagem principal sobre o Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Logo E-Investidor
Ceia de Natal: 5 dicas para economizar na refeição
Imagem principal sobre o Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Logo E-Investidor
Quina de hoje (23): SÃO R$ 10 MILHÕES SORTEADOS EM NOVO HORÁRIO; veja
Imagem principal sobre o Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Logo E-Investidor
Calendário do INSS: veja quando começam os pagamentos em 2026
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (23/12)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: saiba qual concurso teve mais de 50 ganhadores
Últimas: Colunas
Quanto custa comer no Kanoe, restaurante do chef Tadashi Shiraishi?
Quanto custa?
Quanto custa comer no Kanoe, restaurante do chef Tadashi Shiraishi?

Omakase intimista para apenas oito comensais por noite oferece uma experiência em 18 etapas, combinando sushis, preparos sazonais e sobremesas

25/12/2025 | 07h30 | Por Quanto custa?
O brasileiro confunde estabilidade com segurança, e paga caro por isso
Fabrizio Gueratto
O brasileiro confunde estabilidade com segurança, e paga caro por isso

Com juros altos e inflação mais comportada, a inércia virou estratégia, e também a forma mais silenciosa de perder patrimônio no Brasil

25/12/2025 | 06h30 | Por Fabrizio Gueratto
Por que a desconcentração bancária torna o Brasil mais rico
Einar Rivero
Por que a desconcentração bancária torna o Brasil mais rico

Aumento da concorrência no sistema financeiro faz a sociedade poupar R$ 96 bilhões em tarifas por ano

24/12/2025 | 07h30 | Por Einar Rivero
Fim da farra dos dividendos força “americanização” do mercado brasileiro
Vitor Miziara
Fim da farra dos dividendos força “americanização” do mercado brasileiro

Como o investidor vai ganhar dinheiro em 2026 sem depender do dividendo em dinheiro

23/12/2025 | 14h22 | Por Vitor Miziara

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador