Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Por que Elon Musk desistiu do Twitter

Desde o início das negociações, Musk colocou problemas para concluir a compra da rede social

Elon Musk anunciou na semana passada a desistência de comprar o Twitter. Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
  • Elon Musk tem a fama e uma voz poderosa que ecoa pelo mundo, mas este sempre depende dos canais de terceiros para que sua mensagem chegue. Além disso, ele percebeu que no mercado de criptomoedas, uma simples mensagem multiplica milhões de dólares em minutos
  • Musk acusa o Twitter de esconder o número real de bots, ou seja, robôs que fingem ser humanos e possuem contas na plataforma e que o Twitter afirma serem 5% de todos os usuários
  • Provavelmente o real motivo é que, o dinheiro no mundo inteiro ficou mais caro, inclusive para Musk

Elon Musk não será mais o dono do Twitter (TWTR43), mas antes de você entender por que ele desistiu, você precisa entender por que ele iria comprar. Basicamente são dois motivos que fazem com que milionários comprem veículos de comunicação. O primeiro é a vaidade. A pessoa pode ter o dinheiro, a fama, o poder político, mas nem sempre tem um canal de comunicação de massa. O segundo é o poder estratégico para fazer novos negócios e até mesmo uma proteção contra-ataques.

Por exemplo, se você quer destruir a imagem do seu concorrente, nada melhor do que espalhar de forma massificada seus pontos negativos. Elon Musk, tem a fama e uma voz poderosa que ecoa pelo mundo, mas este sempre depende dos canais de terceiros para que sua mensagem chegue. Além disso, ele percebeu que no mercado financeiro, em especial no de criptomoedas, uma simples mensagem multiplica milhões de dólares em minutos.

Mas porque ele desistiu da compra?

Desde o início das negociações, Elon Musk colocou problemas para concluir a compra do Twitter. Eu quando compro um carro usado também uso a mesma estratégia, de ver se tem algum defeito, alguma batida e pedir um desconto. Musk pode ter usado a mesma estratégia, mas o problema é que, entre os acionistas do Twitter está o príncipe saudita Alwaleed Bin Talal, que também é bilionário e não precisa do dinheiro de Musk.

Fazendo o paralelo com a compra de um carro é como se o vendedor do automóvel tivesse outros 20 veículos em sua garagem, ou seja, ele não está vendendo porque está precisando de dinheiro.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Musk acusa o Twitter de esconder o número real de bots, ou seja, robôs que fingem ser humanos e possuem contas na plataforma e que o Twitter afirma serem 5% de todos os usuários.

O que Elon Musk não conta é que, em toda compra de empresa existe um processo de due diligence, em que o comprador pede para uma empresa especializada entrar dentro da empresa a ser comprada e investigar se tem algo de podre escondido.

O real motivo da desistência tem relação com a Tesla (TSLA34)?

Mas talvez nenhum destes motivos seja o real que fez Elon desistir. Provavelmente o real motivo é que, o dinheiro no mundo inteiro ficou mais caro, inclusive para Musk. As ações da Tesla (TSLA34) caíram muito em 2022, assim como quase todas as empresas de tecnologia e ele iria usar parte das ações da companhia para pagar o negócio.

É o mesmo que você comprar um apartamento e dar parte do pagamento entregando um carro Gol que vale R$ 50 mil. O problema é que o negócio ainda não foi fechado, o apartamento continua no mesmo valor, mas o Gol agora vale R$ 35 mil.

Ou seja, será que você continuaria com o negócio?

Assista ao vídeo exclusivo sobre o que estava por trás da compra do Twitter por Elon Musk: