Investir na Bolsa de valores não é uma fórmula mágica
Nos últimos 5 anos, o brasileiro descobriu o investimento e em função da Bolsa de valores ter subido bem neste período, ficou com a impressão de que quem é inteligente e quer ganhar dinheiro está na renda variável, e quem é amador está na renda fixa.
Ajudou ainda mais isso, o fato do Ibovespa de ter caído rapidamente durante o coronavírus e ter se recuperado rapidamente. Parece a fórmula perfeita. Basta investir em empresas da B3 (B3SA3), esperar e tudo vai dar certo, o que não é uma verdade.
Pouca gente sabe, mas a partir de 2009 a Bolsa caiu por 6 anos seguidos. Seja bem-vindo à vida real. Uma pena que muita gente não viveu isso. A dor amadurece o investidor. Eu já fui um desses. Me achava um gênio, só porque com 20 anos já era acionista de grandes companhias. Olha que coisa mais irracional.
A renda fixa é perda fixa ou é possível ganhar dinheiro com ela?
Neste ano, por exemplo, muitos títulos de renda fixa estão rendendo bem mais que o Ibovespa, principalmente aqueles atrelados à inflação. Eu mesmo coloquei na minha carteira um CDB que paga IPCA+8,9%. Não me importa se o IPCA será zero nos próximos 12 meses, me interessa saber que terei um ganho real garantido. Também coloquei na minha carteira um CRI que está rendendo IPCA +8,5%, isento de imposto de renda.
Aí você deve estar pensando. Poxa, Fabrizio, agora você virou um defensor da renda fixa? Não defendo investimento nenhum, defendo tudo aquilo que faz você e eu ganharmos dinheiro. Ponto. A propósito, a maior parte dos meus investimentos ainda continua em renda variável. Agora ficou confuso?
Assista ao vídeo exclusivo sobre os 5 investimentos de renda fixa para aproveitar a alta da Taxa Selic: https://www.youtube.com/watch?v=CA5_ldjEdW0&t=59s