- Basta investir em empresas da B3 (B3SA3), esperar e tudo vai dar certo, o que não é uma verdade
- Me achava um gênio, só porque com 20 anos já era acionista de grandes companhias
- Não me importa se o IPCA será zero nos próximos 12 meses, me interessa saber que terei um ganho real garantido
Essa é a pergunta que eu sempre recebo: quais os melhores investimentos de 2022? E respondo sempre a mesma coisa: um monte de opções. E se a pessoa me perguntar daqui a 4 anos, a resposta será a mesma. O investidor precisa entender que diversificação não é uma palavra bonita e óbvia, é uma necessidade. Ninguém, nem Warren Buffett, acerta sempre. Querer pegar o investimento da moda é algo completamente impossível.
Leia também
Investir na Bolsa de valores não é uma fórmula mágica
Nos últimos 5 anos, o brasileiro descobriu o investimento e em função da Bolsa de valores ter subido bem neste período, ficou com a impressão de que quem é inteligente e quer ganhar dinheiro está na renda variável, e quem é amador está na renda fixa.
Publicidade
Ajudou ainda mais isso, o fato do Ibovespa de ter caído rapidamente durante o coronavírus e ter se recuperado rapidamente. Parece a fórmula perfeita. Basta investir em empresas da B3 (B3SA3), esperar e tudo vai dar certo, o que não é uma verdade.
Pouca gente sabe, mas a partir de 2009 a Bolsa caiu por 6 anos seguidos. Seja bem-vindo à vida real. Uma pena que muita gente não viveu isso. A dor amadurece o investidor. Eu já fui um desses. Me achava um gênio, só porque com 20 anos já era acionista de grandes companhias. Olha que coisa mais irracional.
A renda fixa é perda fixa ou é possível ganhar dinheiro com ela?
Neste ano, por exemplo, muitos títulos de renda fixa estão rendendo bem mais que o Ibovespa, principalmente aqueles atrelados à inflação. Eu mesmo coloquei na minha carteira um CDB que paga IPCA+8,9%. Não me importa se o IPCA será zero nos próximos 12 meses, me interessa saber que terei um ganho real garantido. Também coloquei na minha carteira um CRI que está rendendo IPCA +8,5%, isento de imposto de renda.
Publicidade
Aí você deve estar pensando. Poxa, Fabrizio, agora você virou um defensor da renda fixa? Não defendo investimento nenhum, defendo tudo aquilo que faz você e eu ganharmos dinheiro. Ponto. A propósito, a maior parte dos meus investimentos ainda continua em renda variável. Agora ficou confuso?
Assista ao vídeo exclusivo sobre os 5 investimentos de renda fixa para aproveitar a alta da Taxa Selic: https://www.youtube.com/watch?v=CA5_ldjEdW0&t=59s