Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Por que a Weg (WEGE3) é a melhor indústria da B3 (B3SA3)?

Vou explicar por que esta empresa deve ser estudada por todos os investidores de ações

Foto: Reprodução/Divulgação Weg
  • A WEG não produz tinta, motores elétricos ou painéis fotovoltaicos de excelência, reconhecidos em todo o mundo. Ela produz na verdade tecnologia e é isso que gera valor
  • Para se ter uma melhor noção do foco da WEG, dos seus 37 mil colaboradores, quase 4 mil são engenheiros
  • Se você estudar o balanço da WEG dos últimos 5 anos, perceberá que os resultados tanto de faturamento, como lucro líquido são consistentes

A WEG (WEGE3) não é apenas uma das melhores ações da B3 (B3SA3). Ela é simplesmente a indústria de maior orgulho do País junto com a Embraer (EMBR3). A diferença é que a Embraer pertence ao mercado mais instável que existe, o da aviação, em que uma simples falha no software pode levar uma empresa gigante como a Boeing a correr risco de falência. Mas voltando a falar de WEG, que está prestes a divulgar seu balanço, vou explicar o motivo para que esta empresa seja estudada por todos os investidores de ações.

Foco em tecnologia

A WEG não produz tinta, motores elétricos ou painéis fotovoltaicos de excelência, reconhecidos em todo o mundo. Ela produz, na verdade, tecnologia e é isso que gera valor. Costumo brincar com a seguinte pergunta: Quanto custa um caminhão lotado de soja e quanto custa um caminhão lotado de Iphone?

É por este motivo que a Coréia do Sul conseguiu se destacar no mundo. Focou sua indústria na tecnologia. Para dar uma melhor noção sobre o foco da WEG, dos seus 37 mil colaboradores quase 4 mil são engenheiros, ou seja, uma mão de obra extremamente capacitada para desenvolver novos produtos e inovação.

Diversificação de receita

Grande parte da indústria brasileira sofre quando o dólar sobe e, consequentemente, a matéria-prima também. Mesmo as exportadoras, nem sempre elas conseguem compensar o ganho com a alta do dólar com o aumento de custo no mercado interno. Para a WEG isso não é problema. Com filiais em 38 países e fábricas em 12, a companhia conseguiu ter uma diversificação de receita no Brasil e no exterior invejável. Somente uma crise global pode frear o crescimento da empresa.

Excelência de produtos

Raramente um produto brasileiro de tecnologia é reconhecido no mundo como de excelência. Mas os motores elétricos da WEG são. Equipam eletrodomésticos de dezenas de países. Esta semana, a empresa anunciou que fechou um contrato na Argélia para que seus produtos equipem as lavadoras de roupa vendidas no país. Será uma sociedade com uma empresa local, mas a brasileira terá 51% de participação, ou seja, o controle.

Balanços consistentes

Se você estudar o balanço da WEG dos últimos cinco anos, perceberá que os resultados tanto de faturamento como de lucro líquido são consistentes. É uma empresa que não possui grandes oscilações, principalmente para baixo, como as varejistas, por exemplo. É difícil para uma indústria que tem como grande parte do público consumidor a pessoa-física entregar resultados trimestre após trimestre.

Se você é investidor de ações, você precisa estudar o case. WEG é WEG!

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Confira o vídeo exclusivo sobre a queda das ações da Weg (WEGE3):