Publicidade

Investimentos

Recebeu a restituição do IR? Veja opções para investir seu dinheiro

Com previsão do 3º lote da restituição para a próxima semana, é importante pensar onde será investido o valor

Recebeu a restituição do IR? Veja opções para investir seu dinheiro
Veja opções de investimentos com a restituição do imposto de renda. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
  • Ainda não confirmada a data para consulta do recebimento, a previsão é de que seja para esta sexta-feira (22), tendo em vista que acontece uma semana antes da data de depósito para os contribuintes
  • O lote pode ser consultado na página da Receita Federal na internet. Para fazer login o contribuinte precisa clicar no “Meu Imposto de Renda” e será guiado para outra página com a opção “Consultar Restituição”

(Roberta Picinin, especial para o E-Investidor) –  Na próxima semana será liberado o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, no dia 29 de julho. A data para consulta do recebimento ainda não está confirmada, mas a previsão é de que seja possível acessar o sistema nesta sexta-feira (22), tendo em vista que ele costuma abrir  uma semana antes da data de depósito para os contribuintes. E com este dinheiro na mão, há alternativas para aproveitar a oportunidade de reinvestir os recursos. O E-Investidor ouviu especialistas em finanças para te mostrar o que fazer com a restituição do IR.

Para aqueles que ainda não possuem reservas, a primeira opção fica por conta da aplicação na poupança como uma carteira de emergência. “O que muito se recomenda é a poupança de investimentos de três a nove salários. Com a pandemia, as pessoas começaram a pensar mais em dinheiro de emergência, até mesmo devido ao risco de desemprego. Depois disso, a pessoa pode pensar em reserva de aposentadoria e outros tipos de investimento de risco”, afirma Simone Pasianotto, Economista Chefe da REAG Investimentos.

Opções para quem busca investir com mais riscos não faltam. Com a bolsa descontada frente aos pares mundiais e após o movimento de saída de investidores que migraram para a renda fixa, há grandes oportunidades em ativos de maior volatilidade, principalmente para aqueles com perfil mais agressivo, de acordo com Luis Fernando de Lima, diretor Operacional (COO) da Teddy Open Finance.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O investidor, no entanto, precisa entender o horizonte de investimentos e seus objetivo pessoais. “Toda vez que falamos em investimentos, precisamos analisar muito mais o perfil do investidor do que os ativos investidos”, afirma Lima. Nesse sentido, ele destaca também os títulos soberanos do Brasil, como Tesouro SELIC, Tesouro IPCA e Tesouro Pré-fixado. “Eles possuem baixo ticket inicial e o menor risco entre todos os investimentos disponíveis”, explica Lima.

O sócio e analista da Santa Fé Investimentos, Gabriel Diniz, alerta para um olhar mais atencioso para as empresas antes de comprar qualquer ação.  “É importante que o investidor perceba nessas oportunidades aquelas empresas que se mantêm resilientes em período de crise, empresas com forte geração de caixa, aquelas em que é possível reconhecer uma gestão de qualidade com baixo turnover (rotatividade) de diretoria e funcionários e, principalmente, que tenha passado por momentos de crise com crescimento”, diz.

O analista ainda destaca fundos imobiliários e Fiagros (fundo de investimento com foco nas cadeias produtivas agroindustriais) como classes de ativos interessantes para investir a restituição do Imposto de Renda. “Além de possuir valor de investimento inicial baixo, também proporcionam incentivos fiscais, com isenções para pessoa física”, afirma.

Diniz afirma que o investidor precisa ficar atento porque a restituição já tem a correção monetária embutida e, por isso, ele deve reinvestir pelo menos parte dos recursos para obter um ganho real no patrimônio. Os contribuintes que receberem a restituição nos últimos lotes terão uma vantagem decorrente da correção monetária. Você conferir mais sobre este assunto aqui.

Como consultar?

O lote da restituição pode ser consultado na página da Receita Federal na internet. Para fazer login o contribuinte precisa clicar em “Meu Imposto de Renda” e será guiado para outra página com a opção “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS. A restituição será depositada na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos