Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Leia também
Amanheceu, Condado!
Existem dois pontos imbatíveis no brasileiro. A rapidez para criar memes (Malandro foi o Vanucci que morreu ontem para cobrir a chegada do Maradona) e a capacidade de bolar golpes financeiros. Esses saem mais rápido do que pão fresco. O problema da vez é com o Pix, que mal começou a ganhar força e centenas de iscas já foram usadas para pegar o desatento cidadão.
Publicidade
Aliás, armadilha é o que não falta para o poupador. Se ele escapa do link malicioso do Pix, cai no vídeo do trader que vende o sonho do enriquecimento imediato. Por isso, olhos bem abertos para tudo o que aparece na sua frente. Mas, se quiser ver um bom conteúdo, confiável, assista à entrevista do CEO da Natura ao E-Investidor. O fechamento é tudo o que você precisa saber sobre 2021.
Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Fim da exclusividade do agente autônomo? ‘Não vai acontecer’, diz Marcelo Maisonnave
Há uns 10 anos, quando estava começando o movimento de agentes autônomos (AAI) e, com eles, novos players entravam no mercado, os bancões reviraram os olhos e torceram o nariz. Hoje, são a pedra no sapato dos grandes conglomerados financeiros. E mais: parte significante do aumento de PF na Bolsa foi devido ao trabalho dos AAI.
Publicidade
Golpe do ‘falso cadastro do Pix’ rouba credenciais bancárias de usuários. Saiba como se proteger
O que seria de Brasil sem golpes e fraudes financeiras? Apenas mais um país tropical, em desenvolvimento e com o fiscal capengando. Por outro lado, na mesma medida das fraudes, também temos especialistas em combater fraudes e golpes. O FLE sugere que o BC peça ajuda ao TI da Receita Federal.
“Líderes devem responder criminalmente sobre a conduta da empresa na sociedade”
Na esteira dos temas quentes de 2020, o ESG esteve em destaque o tempo todo. Os casos recentes, entretanto, mostram que na realidade do mercado, a teoria é outra.
“Teremos onda de más notícias e dificuldades econômicas nos próximos meses”, diz CEO da Natura
Publicidade
Se fosse só nos próximos meses, estava bom. O problema é que no Brasil, para cada 2 notícias boas, 8 são pra ficar preocupado(a): é fiscal descontrolado, dólar que sobe 30% em um ano, IPCA começando a apontar o pass-through do câmbio… tudo enquanto Brasília planeja alguma lei mirabolante para deixar o mercado de cabelo em pé.
Companhias aéreas preveem prejuízo de US$ 157 bi antes do fim da pandemia
A pandemia pegou em despreparo o mundo todo, mas certamente um dos maiores perdedores foram as aéreas. Da escalada crescente do nível de movimentação global para a quarentena e lockdowns, recuperar as margens vai ser difícil. Os analistas da FLAM sugerem que contratem as aéreas brasileiras: sabem como ninguém cortar custos.
Tweet do dia
A vida é curta e seu tempo é escasso, então você vai gastar ela discutindo com estranhos na internet.
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) November 25, 2020
Prepare-se para amanhã
• Brasil: Criação de empregos – Caged (outubro);
• Negócios: Leilão de rodovias do Mato Grosso. Os contratos terão duração de 30 anos e deverão somar, juntos, cerca de R$ 1,5 bilhão de investimentos;
• Alemanha: Clima do consumidor GfK (dezembro);
• Área do Euro: Nova taxa de juros.
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.
Publicidade