Uma ação do presente para garantir o seu futuro

Louise Barsi é formada em economia e contabilidade e especialista em mercado de capitais. Analista CNPI, ela se dedica à empresa de educação digital Ações Garantem o Futuro, que foi criada para desmistificar a Bolsa de Valores para os investidores brasileiros.

Escreve às sextas-feiras, a cada 15 dias.

Louise Barsi

O que analisar antes de entrar em um IPO?

Veja o passo a passo para evitar que você perca dinheiro em furadas

Agência da Caixa. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
  • Antes mesmo de se aprofundar nos números é importante compreender realmente o que a empresa faz.
  • A composição do mix de produtos vendidos faz toda a diferença, uma vez que a sinistralidade dos segmentos é distinta

Quem é seguidor do Ações Garantem o Futuro há algum tempo ou já leu os nossos artigos por aqui pôde perceber que os IPO’s (Oferta Pública Inicial) não costumam se encaixar na nossa estratégia. Muitas vezes a intenção da análise esconde na verdade uma motivação perversa por parte do investidor, a do ganho rápido.

Infelizmente, não temos como te ajudar a prever quais IPO’s irão subir no dia seguinte à listagem, entretanto, o passo a passo abaixo pode evitar que você perca dinheiro numa furada ou identifique uma empresa com boa capacidade de prosperar no longo prazo.

Não importa se seu objetivo é flippar ou se tornar sócio, todos os investidores têm uma desvantagem em comum: o vendedor sabe muito mais informações que você e ele irá enfeitar a noiva no Prospecto. Alguns cuidados simples e até óbvios mitigam essa assimetria, como a leitura do Formulário de Referência, mas o volume recente de ofertas me faz duvidar que qualquer um seja humanamente capaz dessa tarefa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Somente na janela de abril, 12 operações estão em andamento na bolsa de valores, outras 15 foram concluídas no primeiro trimestre de 2021 e pouco mais de 25 empresas concluíram sua listagem no ano passado. A despeito da decisão final do investimento ou não, comentada com exclusividade no AGF Prime, usaremos o IPO da Caixa Seguridade como exemplo de análise básica de uma oferta.

Leia também: O que o investidor precisa saber sobre o IPO da Caixa Seguridade

Entenda o que a empresa faz antes de olhar os números

Antes mesmo de se aprofundar nos números é importante compreender realmente o que a empresa faz. A composição do mix de produtos vendidos faz toda a diferença, uma vez que a sinistralidade dos segmentos é distinta.

A Caixa Seguridade é extremamente forte nos seguros habitacionais, prestamista e residencial, fruto do direito exclusivo de exploração da base de clientes da própria Caixa, líder absoluta nos empréstimos e financiamentos imobiliários no país. A BB Seguridade, peer mais comparável, por outro lado explora com maior eficiência os seguros rurais, vantagem adquirida junto aos clientes do Banco do Brasil.

O bancassurence é o nome dado à essa estratégia, que visa transformar o balcão de atendimento e a equipe de uma instituição financeira em ponto de contato e de venda direto com o cliente também para produtos de seguridade. Esse movimento é especialmente importante para a Caixa, uma vez que o banco conquistou mais de 40MM de clientes durante o pagamento do auxílio emergencial na pandemia.

Os mais de 145 milhões de clientes representam um tiro de bazuca em uma base ainda muito mal explorada, mas que aparentemente tem potencial. A gestão parece ter entendido o recado e tem apostado no treinamento de sua equipe para uma oferta mais proativa, com quase metade do seu efetivo já preparado para atender a demanda dos clientes. Uma solução indoor e orgânica, que será potencializada pelo novo canal próprio de distribuição dos produtos, motivo pelo qual a empresa rompeu no último ano a exclusividade com a Wiz.

Destinação dos recursos captados

Algumas características, por mais básicas que sejam, não podem ser esquecidas, principalmente a destinação dos recursos captados para a empresa, no caso de uma Oferta Primária. Segundo levantamento do Cemec Fipe, houve uma mudança significativa no emprego desses recursos entre as janelas de 2015 a 2016 em relação à janela de 2020 a 2021, ambos momentos sensíveis de crise.

No primeiro período, 59% das disponibilidades foram utilizadas para aliviar a situação de capital de giro e 21% para redução de passivos. No segundo intervalo, 85% dos recursos foram ou serão destinados efetivamente para investimentos, seja via aquisição de ativos (orgânico) ou de participação acionária em outras empresas (inorgânico).

No caso da Caixa Seguridade, a totalidade da oferta será Secundária, ou seja, o investidor não capitalizará a empresa, mas sim o seu controlador.

Falando em Controlador, conheça os seus sócios

Mesmo tendo bom potencial dentro de um setor BEST (acrônimo para os melhores setores da Bolsa), o controlador da Caixa Seguridade não é tão best assim para se ter como sócio. Associar-se a uma estatal não é tarefa fácil e exige uma certa flexibilidade nos padrões exigidos para uma carteira, motivo pelo qual sempre buscamos uma margem de segurança que nos deixe confortável.

De qualquer maneira, o risco de alguns esqueletos ocultos no armário virem à tona nunca devem ser ignorados. Quem leu, por exemplo, o relatório dos auditores independentes identificou de cara essa fragilidade. Ipsis litteris o parágrafo de ênfase menciona investigações internas em curso envolvendo possíveis ações ilícitas na condução do negócio.

Uma visita ao banco não desfaria essa má impressão, afinal ser atendido na Caixa é um martírio em termos de experiência. Por outro lado, estamos falando de uma instituição com mais de 50 anos de tradição no segmento, compensando a sua atual ineficiência operacional com a confiança dos clientes nos produtos oferecidos.

Em resumo, todos os critérios usados para criar a linha de raciocínio acima são exatamente os mesmos para uma empresa qualquer de capital aberto, com exceção da deficiência no histórico de dados. O que vale no final de análise será sempre o seu bom senso: você vai investir ou apostar? A sua rentabilidade futura dependerá dessa simples decisão.