• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Manual de sobrevivência em tempos de volatilidade

A volatilidade do mercado é igual uma feira de rua; basta ter atenção e cuidado para não sair no prejuízo

Por Luciana Seabra

29/06/2022 | 7:14 Atualização: 29/06/2022 | 7:14

Receba esta Coluna no seu e-mail
Em tempos de volatilidade, saber o caminho para se dar bem no mercado pode fazer toda diferença. (Foto: M. Lynn/Flickr)
Em tempos de volatilidade, saber o caminho para se dar bem no mercado pode fazer toda diferença. (Foto: M. Lynn/Flickr)

Já tive uma feira embaixo da minha janela. Gostava de observar como ela começava a ser montada na madrugada, em meio a burburinhos. Depois virava um formigueiro humano e se encerrava no caos total – frutas e verduras amassadas no chão, vendedores cansados e clima de fim de festa.

Leia mais:
  • Luciana Seabra recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor
  • Cinco podcasts sobre investimentos e mercado financeiro
Cotações
30/04/2026 9h27 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 9h27 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estudante que eu era, descia nessa última fase, arrastando meu carrinho de metal à moda antiga e munida de uns trocados. Àquela altura, os preços despencavam: o tomate tinha passado de promessa de lucro a um peso na bagagem do vendedor. Lá em casa, ele fazia molho pra macarrão do mesmo jeito.

Bom dizer, na semana seguinte tinha feira de novo. O tomate voltava com todo o seu brilho – e preço cheio.

Publicidade

Abra o aplicativo do seu banco ou corretora, converse com investidores menos experientes neste momento: é provável que você mire um cenário parecido com o fim de festa que eu via da minha janela nos últimos minutos da feira. E, junto com ele, a disposição para vender a qualquer preço o que, dia desses, parecia tão valioso.

Observadora de cima que era, eu tinha o manual da feira. Sabia que a hora do formigueiro humano estava longe de ser a melhor para ir às compras. Minha estratégia parecia óbvia, por que então poucos a seguiam? Porque é muito difícil agir racionalmente em meio ao caos. A não ser que você tenha um mapa claro com você.

Depois de algumas crises – essa parece diferente, eu sei, sempre parece – gostaria de compartilhar com você o que penso ser um pequeno manual para lidar com elas:

1- Tenha uma reserva de emergência: com 3 a 12 vezes seu custo mensal investidos de forma extremamente conservadora, você não precisa mexer nos investimentos que estão despencando em meio ao caos e pode esperar eles voltarem a um preço mais justo. Também pode lidar com imprevistos, como o desemprego ou redução de renda, também mais prováveis em momentos como esse.

Publicidade

2- Trabalhe com os horizontes certos: as pessoas que fizeram mais dinheiro em Bolsa que conhecemos têm olhar de longo prazo, costumam investir para pelo menos cinco anos, de preferência mais. Então, se você tem uma carteira diversificada de ações e está perdendo nos últimos 12 meses, isso não necessariamente significa que seja hora de vender. Pode ser somente o fim de um dia de feira (e não o fim da feira para sempre).

3- Respeite sua alocação estrutural: essa é sem dúvida a atitude mais difícil, mas, se você decidiu que teria 30% do seu portfólio em Bolsa, por exemplo, e escolheu bons fundos para fazê-lo, com o horizonte correto (para citar o que faço com meu patrimônio pessoal), é possível que essa fatia encolha em um momento como esses. Se possível, é hora de repô-la. O apego à alocação é a arma mais poderosa para se aproveitar dos momentos de baixa do ciclo e controlar o risco na retomada. Você com certeza pode perder mais no curto prazo, mas é quando as pechinchas costumam aparecer para quem tem olhar de longo prazo.

4- Não descuide das proteções: em geral nas crises passadas, o dólar se valorizou em meio ao choque. Bom sempre ter uma pitada dele na carteira. Eu gosto de 7,5% do patrimônio na moeda americana como defesa estrutural.

5- Busque boas companhias: na falta de pessoas com capacidade de olhar de longo prazo à sua volta (elas são raras), apele para os livros. É uma ótima hora para ler os estudiosos das finanças comportamentais, como Daniel Kahneman, ou David Swensen, com seu “Desbravando a gestão de portfólios”. Você vai encontrar alguns puxões de orelha por seguir a multidão. Um de Swensen, apenas para registrar: “Longe de mostrar a coragem necessária para assumir posições contrárias, grande parte dos investidores segue a maioria pelo caminho confortável da mediocridade”.

Publicidade

Tente fugir da mediocridade e ver a feira de cima neste momento – não estou dizendo que é fácil não, mas a recompensa vem com o tempo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Desemprego
  • Investidores
  • Investimentos
  • Moeda
  • preço

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luciana Seabra em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Últimas: Colunas
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador