• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O que você precisa saber para investir no exterior sem sair do Brasil

Investir no exterior é algo simples e tem se tornado cada vez mais frequente. Tire todas as suas dúvidas

Por Luis Cláudio Freitas

29/12/2021 | 9:06 Atualização: 29/12/2021 | 9:06

Receba esta Coluna no seu e-mail
A principal vantagem de investir em ativos fora do país é a diversificação. Foto: Envato
A principal vantagem de investir em ativos fora do país é a diversificação. Foto: Envato

Embora pareça difícil e até complicado, investir no exterior é algo simples e tem se tornado cada vez mais frequente entre os investidores brasileiros. O meu objetivo aqui é te ajudar a entender como tudo funciona e desmistificar a ideia de que, para investir lá fora, é necessário ter muito dinheiro e abrir uma conta no exterior.

Leia mais:
  • ETFs de criptomoedas são os mais rentáveis do ano. Veja o ranking
  • As novidades que o investidor ganhou e devem agitar 2022
Cotações
02/11/2025 21h23 (delay 15min)
Câmbio
02/11/2025 21h23 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hoje já é possível fazer tudo isso daqui mesmo, através de uma corretora ou até mesmo através de bancos sem ter que remeter dólares para o exterior. Mas vamos ao que interessa:

Por que eu deveria investir no exterior?

A principal vantagem de investir em ativos fora do país é a diversificação. Nesse sentido, você não fica exposto apenas ao cenário econômico do Brasil, mas tem a possibilidade de acessar diferentes mercados, índices e empresas da economia mundial, que reflete uma dinâmica bem diferente da brasileira, uma vez que há diferentes fatores econômicos e políticos que são considerados.

Quais os principais riscos?

Assim como no mercado brasileiro, os investimentos no exterior também estão expostos aos riscos daquele país ou mercado, uma vez que em nenhuma modalidade de investimento estamos totalmente isentos dos riscos. Por isso, é muito importante ter uma estratégia bem definida e uma boa diversificação, sempre respeitando o seu perfil de investidor e tolerância ao risco.

Na prática, como posso começar a investir?

Como meu objetivo aqui é descomplicar, resolvi elencar as modalidades mais comuns que os investidores locais têm acesso aqui no Brasil, sem que seja necessário remeter dólares ou acionar qualquer instituição no exterior. São elas:

1 – Fundos de Investimentos no exterior: essa é a modalidade mais conhecida no mercado financeiro. No entanto, quando falamos em fundos de investimentos no exterior, 20% dos ativos da carteira são alocados em ativos internacionais (ou até 40% quando se trata de fundos para investidores qualificados).

Publicidade

Esses fundos são constituídos no Brasil, oferecidos por bancos e corretoras com diversas opções de fundos com diferentes estratégias de investimento. A grande vantagem é que você consegue atrelar a sua carteira a diferentes moedas como dólar, euro, ou ainda uma cesta com diferentes moedas de economias desenvolvidas e/ou emergentes. Os custos nessa modalidade são os mesmos dos fundos de investimentos no Brasil ou seja, taxa de administração (atenção para eventuais cobranças de taxa de performance) e também a tributação: 15% sobre o lucro se for um fundo de ações ou de 22,5% a 15% (tabela do Imposto de Renda) se for um fundo de renda fixa ou multimercado, porém é diretamente recolhido pelo próprio fundo no momento do resgate.

2 – ETFs (Exchange traded funds): são instrumentos negociados na B3, cujo acesso se dá por meio de uma corretora. Os ETFs são fundos de investimentos que espelham determinados índices de mercado e como você sabe, os índices são compostos por uma série de ativos e por si só, já constituem uma estratégia de diversificação.

No caso dos ETFs você passa a comprar cotas do fundo como se fossem ações. A principal diferença de um ETF para um fundo de investimento é a forma de gestão, pois fundos possuem (em sua grande maioria) a gestão ativa, que conta com gestores buscando sempre obter um retorno maior em comparação a um determinado benchmark. Já os ETFs têm gestão passiva, que buscam replicar um índice de referência, seguindo seu desempenho.

A título de exemplo, os mais negociados na B3 são:

  • IVVB11 e o SPXI11: ambos replicam em Reais a performance do S&P 500 — o índice americano que reúne as 500 maiores companhias de capital aberto dos EUA.

Os ETFs são tributados à alíquota de 15% sobre o lucro. O imposto é recolhido sobre os ganhos pelo próprio investidor, através de DARF e seguindo exatamente a mesma dinâmica das ações.

3 – BDRs (Brazilian Depositary Receipts): nessa modalidade, os ativos financeiros são recibos de empresas estrangeiras negociadas no Brasil através da B3- você também tem acesso fácil a esse tipo de investimento por meio de uma corretora no país. Apesar de ser uma forma de investir no exterior, os BDRs são emitidos por uma instituição depositária no Brasil e representam ações de uma empresa lá fora.

Publicidade

Os preços dos recibos irão variar de acordo com o preço das ações dessas empresas em seu país de origem e também com a flutuação do dólar, moeda na qual elas são cotadas na bolsa americana. Assim como os ETFs, investimentos em BDRs estão sujeitos à alíquota de 15% sobre os ganhos, recolhidos pelo próprio investidor.

4 – COE: o Certificado de Operações Estruturadas (COE) é uma modalidade de investimento que une a previsibilidade da renda fixa com o potencial de retorno da renda variável e permite que o dinheiro aplicado acompanhe a cotação do índice/ativo financeiro ao qual ele seja indexado.

Atualmente, muitas estratégias de COE estão atreladas a (ações de) empresas estrangeiras e também a índices e moedas como o dólar, tornando essa modalidade de investimento uma excelente alternativa para diversificação com um cenário futuro de certa forma previsível.

Os COEs são tributados pela mesma tabela de Imposto de Renda dos produtos de Renda Fixa, com alíquotas que variam de 22,5% até 15% sobre o lucro da operação, a depender do prazo de investimento. Você poderá encontrar diversas opções no mercado por meio de bancos e corretoras, inclusive modalidades de COEs que protegem 100% do capital investido no caso de desvalorização ou ainda, que garanta uma rentabilidade mínima (ou máxima) no período.

Vale a pena fazer investimentos no exterior?

Assim como no Brasil, investir lá fora também tem seus riscos e ao responder a essa pergunta devemos levar em consideração o perfil do investidor e suas necessidades para aquele momento.

Publicidade

Quando falamos em um horizonte de longo prazo, a diversificação é fundamental e como vimos, os investimentos lá fora nos beneficiam neste sentido. Por conta da volatilidade das moedas de maneira geral, seja uma apreciação do dólar frente a nossa moeda – ou a depreciação do Real em relação ao dólar ou outras divisas – investir no exterior se torna uma estratégia a ser avaliada como forma de diversificar sua carteira de investimentos.

Por fim, sempre recomendo não se aventurar. Se não está familiarizado com o assunto, é importante buscar mais informações e escolher um banco ou corretora de sua confiança que possa te disponibilizar análises, recomendações e também o apoio de especialistas capazes de entender seu perfil e objetivos para a tomada de decisão.

Espero que essa pílula de conhecimento tenha trazido novos aprendizados e instigado a sua reflexão sobre este tema tão interessante e importante para quem quer utilizar novas formas de investir e diversificar.

Um abraço e um feliz 2022!

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Brazilian Depositary Receipts (BDR)
  • COE
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversificação
  • Exchange Traded Fund (ETF)
  • Fundos de investimentos no exterior

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

  • 3

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 4

    Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

  • 5

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luis Cláudio Freitas em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Últimas: Colunas
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes
Samir Choaib
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes

O discurso de “fazer os ricos pagarem mais” ignora que a maior parte da arrecadação já vem do topo da pirâmide formal

02/11/2025 | 12h00 | Por Samir Choaib
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa
Ana Paula Hornos
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa

A pressão emocional sobre jovens e crianças em um sistema que lucra com a vulnerabilidade e culpabilização das vítimas

01/11/2025 | 12h00 | Por Ana Paula Hornos
O Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma
Valéria Bretas
O Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma

O roteiro começa no Porto, com uma parada estratégica para comer, andar pela Ribeira, dormir com conforto e embarcar na viagem de trem mais bonita do país até a quinta de Ventozelo

31/10/2025 | 14h05 | Por Valéria Bretas
Como ter uma casa, um carro, uma moto e dinheiro investido ganhando R$ 2.800
Fabrizio Gueratto
Como ter uma casa, um carro, uma moto e dinheiro investido ganhando R$ 2.800

A verdadeira liberdade financeira nasce do comportamento, da disciplina de gastar menos, da paciência de investir e da coragem de adiar o prazer imediato

30/10/2025 | 19h45 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador