Responder a essa pergunta exige mais do que simplesmente refletir e colocar no papel os seus planos pessoais e profissionais. Para aqueles que querem ter o prazer do sentimento da realização, terão que ter a coragem e a ousadia para abandonar os velhos hábitos, as crenças enraizadas e aceitar o desafio de transformar o entorno e a si mesmos.
Leia também
No ano que passou ficamos mais tristes, vimos a morte ao lado e a economia balançar, mas ao mesmo tempo descobrimos a importância e a alegria que sentimos do “outro”. Valorizamos a vida, os nossos filhos e descobrimos novos sentimentos. Shakespeare tinha razão: “No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê.”
Esse ano será diferente se você fizer diferente. Chega de ficar parado, estagnado, com medo. De repente a gente se dá conta que precisamos de um empurrão para nos colocar frente a frente com nós mesmos e buscar as respostas para perguntas que ainda não foram respondidas. Temos que estudar mais, conversar, discutir, fazer mais perguntas para, aí sim, fazermos um novo tempo diferente.
Publicidade
Aliás, precisamos chorar por tudo isso que passamos, conhecer e compreender as nossas emoções. Afinal, o quanto você é curioso sobre você? Se nunca pensou sobre isso, talvez ajude a refletir sobre propósito, seus valores, o que realmente te motiva, quais são os seus sonhos, qual foi a sua história até aqui e o que você quer construir pela frente. Quanta coisa!
Use 2020 como um laboratório de experiências para te projetar. O que você deseja priorizar? Que legado deseja deixar para você e para aqueles a sua volta no final desse ano? O que gostaria que as pessoas vissem mais em você? George Bernard Shaw foi inspirador quando escreveu a frase “A vida não é sobre encontrar a si próprio. É sobre criar a si próprio.” Faça um pacto com você e coloque-o em prática.
Observe o que está acontecendo ao seu redor. No mundo dos negócios, não será diferente: novas startups surgirão e vão mudar o rumo de segmentos como a educação, saúde e tantos outros. A Inteligência Artificial e a tecnologia 5G vão proporcionar mudanças em escala inimagináveis. O consumidor quer ser acolhido, viver experiências e que as coisas sejam mais simples nesse mundo caótico. E a ciência renasceu diante de todos nós. Muito boa a frase do professor e Neurocientista Miguel Nicolelis sobre a importância da ciência, “A pandemia trouxe a ciência, que ficava no puxadinho dos fundos, para a sala de estar”.
Alguns anos atrás estava na última matéria do curso de MBA em Gestão de Negócios e o professor começou a aula dizendo que aquele seria um momento de mudança para algumas pessoas. Alguns iriam pedir demissão dos seus trabalhos para fazer o que lhes dava prazer e os deixaria felizes. E isso aconteceu com mais de uma pessoa. Aquilo me motivou a fazer um curso de Coaching Profissional para conhecer as técnicas que nos impulsionam como seres humanos e depois outro curso para conhecer o mundo dos Conselheiros de Administração. Segui em frente e embarquei rumo ao desconhecido para encontrar uma paixão: a Neurociência aplicada a negócios. Não parei por aí: fui estudar fora do Brasil e conhecer as tendências e os modelos de negócios disruptivos. Comecei a dar palestras, conheci a Ioga e me encantei com a música lírica… Quanta coisa nova e tenho a certeza de que vem muito mais pela frente…
Publicidade
Outro dia, conversando com uma amiga, empreendedora, super conectada com propósito, ela me recomendou o livro de um cara chamado Timothy Ferriss. Tim é um escritor americano, empresário, investidor anjo e palestrante. Além disso, foi considerado uma das pessoas mais inovadoras no mundo dos negócios pela revista Fast Company e foi conselheiro de empresas disruptivas.
Em um dos seus livros ele fala sobre o conceito de trabalho e como os princípios do projeto de vida podem ser adaptados em períodos imprevisíveis. Selecionei algumas dicas para auxiliar você em suas reflexões:
- Ter liberdade para não fazer aquilo que não gosta. Determinação de perseguir seus sonhos sem “trabalhar por trabalhar”;
- Ganhar dinheiro com uma razão específica e sonhos definidos a serem perseguidos (incluindo cronograma e métodos de ação);
- Usar positivamente o tempo livre, definindo como fazer aquilo que você quer;
- A vida é um laboratório e o uso do “Por que não?” passa a fazer parte do vocabulário daqueles que querem promover a mudança;
- Estar por perto de pessoas melhores que você admira. Ter os melhores mentores é mais fácil do que se imagina;
- Enfatize os pontos fortes ao invés de corrigir as fraquezas;
- Não permita que o medo domine você.
Que possamos dar voz a nossa vida e beber da coragem e vontade de sermos pessoas melhores e felizes. Um brinde à sabedoria e à esperança!
E aí, qual o título da sua história para 2021?