• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Qual o título da sua história para 2021?

Para aqueles que querem ter o sentimento da realização, terão que ter a coragem e a ousadia para abandonar os velhos hábitos e aceitar o desafio de transformar o entorno e a si mesmos

Por Marcelo Biasoli

06/01/2021 | 8:26 Atualização: 06/01/2021 | 9:02

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Responder a essa pergunta exige mais do que simplesmente refletir e colocar no papel os seus planos pessoais e profissionais. Para aqueles que querem ter o prazer do sentimento da realização, terão que ter a coragem e a ousadia para abandonar os velhos hábitos, as crenças enraizadas e aceitar o desafio de transformar o entorno e a si mesmos.

Leia mais:
  • 10 comportamentos que impedem o investidor de ter R$ 1 milhão
  • Ibope: 9 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia
  • Como fazer uma boa avaliação de desempenho na era do home office
Cotações
12/04/2026 13h23 (delay 15min)
Câmbio
12/04/2026 13h23 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No ano que passou ficamos mais tristes, vimos a morte ao lado e a economia balançar, mas ao mesmo tempo descobrimos a importância e a alegria que sentimos do “outro”. Valorizamos a vida, os nossos filhos e descobrimos novos sentimentos. Shakespeare tinha razão: “No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê.”

Esse ano será diferente se você fizer diferente. Chega de ficar parado, estagnado, com medo. De repente a gente se dá conta que precisamos de um empurrão para nos colocar frente a frente com nós mesmos e buscar as respostas para perguntas que ainda não foram respondidas. Temos que estudar mais, conversar, discutir, fazer mais perguntas para, aí sim, fazermos um novo tempo diferente.

Publicidade

Aliás, precisamos chorar por tudo isso que passamos, conhecer e compreender as nossas emoções. Afinal, o quanto você é curioso sobre você? Se nunca pensou sobre isso, talvez ajude a refletir sobre propósito, seus valores, o que realmente te motiva, quais são os seus sonhos, qual foi a sua história até aqui e o que você quer construir pela frente. Quanta coisa!

Use 2020 como um laboratório de experiências para te projetar. O que você deseja priorizar? Que legado deseja deixar para você e para aqueles a sua volta no final desse ano? O que gostaria que as pessoas vissem mais em você? George Bernard Shaw foi inspirador quando escreveu a frase “A vida não é sobre encontrar a si próprio. É sobre criar a si próprio.” Faça um pacto com você e coloque-o em prática.

Observe o que está acontecendo ao seu redor. No mundo dos negócios, não será diferente: novas startups surgirão e vão mudar o rumo de segmentos como a educação, saúde e tantos outros. A Inteligência Artificial e a tecnologia 5G vão proporcionar mudanças em escala inimagináveis. O consumidor quer ser acolhido, viver experiências e que as coisas sejam mais simples nesse mundo caótico. E a ciência renasceu diante de todos nós. Muito boa a frase do professor e Neurocientista Miguel Nicolelis sobre a importância da ciência, “A pandemia trouxe a ciência, que ficava no puxadinho dos fundos, para a sala de estar”.

Alguns anos atrás estava na última matéria do curso de MBA em Gestão de Negócios e o professor começou a aula dizendo que aquele seria um momento de mudança para algumas pessoas. Alguns iriam pedir demissão dos seus trabalhos para fazer o que lhes dava prazer e os deixaria felizes. E isso aconteceu com mais de uma pessoa. Aquilo me motivou a fazer um curso de Coaching Profissional para conhecer as técnicas que nos impulsionam como seres humanos e depois outro curso para conhecer o mundo dos Conselheiros de Administração. Segui em frente e embarquei rumo ao desconhecido para encontrar uma paixão: a Neurociência aplicada a negócios. Não parei por aí: fui estudar fora do Brasil e conhecer as tendências e os modelos de negócios disruptivos. Comecei a dar palestras, conheci a Ioga e me encantei com a música lírica… Quanta coisa nova e tenho a certeza de que vem muito mais pela frente…

Publicidade

Outro dia, conversando com uma amiga, empreendedora, super conectada com propósito, ela me recomendou o livro de um cara chamado Timothy Ferriss. Tim é um escritor americano, empresário, investidor anjo e palestrante. Além disso, foi considerado uma das pessoas mais inovadoras no mundo dos negócios pela revista Fast Company e foi conselheiro de empresas disruptivas.

Em um dos seus livros ele fala sobre o conceito de trabalho e como os princípios do projeto de vida podem ser adaptados em períodos imprevisíveis. Selecionei algumas dicas para auxiliar você em suas reflexões:

  • Ter liberdade para não fazer aquilo que não gosta. Determinação de perseguir seus sonhos sem “trabalhar por trabalhar”;
  • Ganhar dinheiro com uma razão específica e sonhos definidos a serem perseguidos (incluindo cronograma e métodos de ação);
  • Usar positivamente o tempo livre, definindo como fazer aquilo que você quer;
  • A vida é um laboratório e o uso do “Por que não?” passa a fazer parte do vocabulário daqueles que querem promover a mudança;
  • Estar por perto de pessoas melhores que você admira. Ter os melhores mentores é mais fácil do que se imagina;
  • Enfatize os pontos fortes ao invés de corrigir as fraquezas;
  • Não permita que o medo domine você.

Que possamos dar voz a nossa vida e beber da coragem e vontade de sermos pessoas melhores e felizes. Um brinde à sabedoria e à esperança!

E aí, qual o título da sua história para 2021?

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    A última janela para doar bens em vida e reduzir impostos sobre herança em São Paulo

  • 2

    Ibovespa hoje renova recorde aos 197 mil pontos e dólar cai a R$ 5 pela primeira vez em dois anos

  • 3

    Gestoras de “special sits” avançam no Brasil e entregam retornos de até 40% ao ano

  • 4

    Imposto de Renda 2026: veja o calendário de restituição, quem recebe primeiro e como ter prioridade

  • 5

    Ibovespa supera máximas impulsionado pelo cenário macro e fluxo estrangeiro: os 200 mil pontos chegam quando?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Marcelo Biasoli em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: recebi o FGTS, preciso declarar?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Logo E-Investidor
Saque-aniversário: perdeu o prazo do saque? Entenda o que acontece com o seu dinheiro
Imagem principal sobre o Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Logo E-Investidor
Quer migrar do saque-aniversário para o saque rescisão? Atente-se ao prazo de carência
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem tem direito ao cashback do IR?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 80 anos recebem a restituição em 2026?
Imagem principal sobre o O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Logo E-Investidor
O que é o Regime Geral da Previdência Social (RGPS)?
Imagem principal sobre o 15 doenças que dão direito à aposentadoria
Logo E-Investidor
15 doenças que dão direito à aposentadoria
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja a duração do vale para família com quatro integrantes
Últimas: Colunas
Autocuratela: quem decide quando você não pode mais decidir?
Samir Choaib
Autocuratela: quem decide quando você não pode mais decidir?

O caso envolvendo herdeira das Casas Pernambucanas reacende um ponto ignorado por famílias ricas: quem decide quando você não pode mais decidir?

11/04/2026 | 06h00 | Por Samir Choaib
Entre mísseis e commodities: Brasil resiste — mas não está imune ao mundo fragmentado
Eduardo Mira
Entre mísseis e commodities: Brasil resiste — mas não está imune ao mundo fragmentado

Choque geopolítico mexe com petróleo, inflação e juros, enquanto o país se beneficia de commodities e diferencial de taxas — mas segue exposto aos efeitos indiretos da crise

10/04/2026 | 14h50 | Por Eduardo Mira
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Metade do Brasil trabalha para sustentar os benefícios sociais da outra metade

Aumento de gastos públicos voltados à distribuição de dinheiro pode reduzir a capacidade de financiar setores produtivos, impactando a geração de empregos

09/04/2026 | 13h26 | Por Fabrizio Gueratto
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico
Einar Rivero
Balanço das empresas da B3 em 2025: lucro cresce, mas concentração e eficiência dividem o diagnóstico

Resultado das empresas revela um cenário de crescimento relevante, mas com qualidade desigual

08/04/2026 | 13h38 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador