O que este conteúdo fez por você?
- O Asset Allocation (alocação de ativos) é uma estratégia que tem como objetivo definir o percentual que será alocado em cada classe de ativo de acordo com o perfil do investidor e seus objetivos
- O Market Timing (hora certa) é uma estratégia que requer um gerenciamento de risco elevado dessas operações, pois além do risco com a negociação dos ativos o investidor precisa se atentar aos custos operacionais
Iniciamos o novo ano no mesmo ritmo do final de 2021, com forte volatilidade na Bolsa de Valores brasileira. Nos primeiros três dias de pregão em 2022, o Ibovespa (principal indicador do mercado acionário da B3) apresentou uma queda de 3,64%, chegando aos 101.005 pontos na quarta-feira (5). O resultado foi consequência da diminuição da exposição em ativos de risco pelos investidores, refletindo a cautela adotada devido aos avanços da variante Ômicron do coronavírus, alta da inflação e aumento da taxa básica de juros, no Brasil e no mundo.
Leia também
Diante desse cenário, muitos investidores têm me perguntado qual a melhor estratégia a ser adotada para suas respectivas carteiras de investimento?
A pergunta é muito boa e no mercado financeiro há diversas estratégias para diferentes perfis e objetivos, neste artigo vamos falar sobre duas estratégias que são muito utilizadas pelos investidores, Asset Allocation (alocação de ativos) e Market Timing (hora certa).
Publicidade
O Asset Allocation é uma estratégia que tem como objetivo definir o percentual que será alocado em cada classe de ativo de acordo com o perfil do investidor e seus objetivos. Diversos estudos apontam que essa é uma das melhores estratégias de investimento, além de ser a principal tática adotada por diversos gestores patrimoniais, responsáveis pela gestão de grandes fortunas.
Outro ponto importante do Assest Allocation é com relação ao rebalanceamento periódico da carteira, que pode ser quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual, de acordo com a estratégia adotada.
Exemplificando: um investidor com perfil arrojado e objetivos de longo prazo, teria uma carteira composta por: 30% em ativos de renda fixa, 15% em fundos imobiliários, 25% em ações no Brasil, 25% em ativos no exterior e 5% em criptoativos. Essa alocação seria revisada conforme o prazo estabelecido de rebalanceamento, sendo necessário aumentar ou diminuir a posição nos ativos para se adequar aos percentuais definidos no início da carteira.
O resultado dessa hipotética carteira seria de um retorno positivo de 12,38% em 2021, desempenho superior em comparação a alguns índices do mercado financeiro no mesmo período:
- CDI (Certificado de Depósito Interbancário – referência para renda fixa): retorno de 4,42%;
- IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários): queda de 2,19%;
- Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo): queda de 11,81%.
Outra estratégia que é muito utilizada no mercado financeiro e tem como objetivo acertar o melhor momento para comprar ou vender um ativo é o Market Timing.
Publicidade
Para comentar sobre as duas estratégias de investimento, convidei o consultor de Investimentos da SaraInvest, David Martins. Ele menciona que a disciplina é a peça chave para que o Asset Allocation seja bem executado, pois no dia-a-dia, muitos investidores se deixam levar pelo descontrole emocional e acabam girando muito a carteira de investimento, comprando e vendendo ativos que fogem do seu perfil de investidor e de seus objetivos de investimento, na tentativa de acertar o melhor momento, ou seja, o Market Timing é uma estratégia que requer um gerenciamento de risco elevado dessas operações, pois além do risco com a negociação dos ativos o investidor precisa se atentar aos custos operacionais.
“Os investidores precisam tomar muito cuidado com algumas recomendações que são efetuadas com o único objetivo de gerar receita para bancos e corretoras, além da comissão que é paga aos gerentes de bancos e assessores de investimentos. Busque sempre por um profissional certificado e independente, que recomende o que é melhor para você, de acordo com seu perfil e seus objetivos”, finaliza Martins.
Como dito no início deste artigo, há diversas estratégias no mercado financeiro, minha recomendação é para que opte por aquela que você tenha mais conhecimento e se sinta mais confortável, além de sempre contar com profissionais qualificados para te auxiliarem no processo de investir.