- Alguns setores são recomendados para proteger os investimentos nesse período são petróleo, ouro, urânio, dólar, commodities agrícolas e metálicas
Com a invasão da Rússia à Ucrânia e a alta volatilidade no mercado financeiro, muitos investidores têm me perguntado como proteger suas carteiras de investimentos.
Leia também
Manter a calma e não agir pela emoção é o primeiro passo, pois muitos investidores acabam vendendo toda a posição em renda variável baseados única e exclusivamente em notícias, sem efetuar uma análise minuciosa dos setores/ativos que serão diretamente impactados e quais são as alternativas que poderão se “beneficiar” neste cenário.
Segundo o consultor de investimentos da SaraInvest, David Martins, alguns setores são recomendados para proteger os investimentos nesse período são petróleo, ouro, urânio, dólar, commodities agrícolas e metálicas.
Petróleo
A Rússia é o segundo maior produtor de petróleo no mundo e uma interrupção no fornecimento impacta diretamente no valor da commodity. Outro ponto que devemos ter atenção é com relação a dependência de energia e do petróleo russo pelos países da Europa. Com este cenário, o valor do barril (Brent) chegou próximo aos US$ 120,00, maior alta desde 2014.
Ouro
Historicamente nos momentos de crise o ouro é uma excelente alternativa para reserva de valor.
Urânio
O medo de novos acidentes em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl na Ucrânia (1986) e Fukushima no Japão (2011), além da busca por fontes renováveis de energia, causaram uma grande mudança na matriz energética europeia.
Publicidade
Esses fatos colaboraram para a dependência dos países da Europa pela energia russa. Porém, com o avanço da guerra e as sanções aplicadas à Rússia, alguns países já consideram reativar suas usinas nucleares e o Urânio é um dos elementos químicos que compõem o processo de geração de energia pelas usinas nucleares.
Dólar
O aumento do fluxo de capital estrangeiro desde o início de 2022, fez com que o Real se valorizasse frente ao dólar. Por outro lado, os avanços das tropas russas e as incertezas quanto a duração da guerra e a aversão a risco em ativos de renda variável podem fazer com que os investidores retirem seus investimentos de países emergentes, como o Brasil, e busquem investimentos mais seguros em países desenvolvidos como os Estados Unidos.
Commodities agrícolas e metálicas
A Ucrânia é uma das maiores produtoras de grãos, como o milho e o trigo. Já a Rússia é a principal produtora de fertilizantes. Rússia e Ucrânia são grandes produtores e exportadores de commodities metálicas. Com a intensificação da guerra e o choque na oferta, os preços de ambas as commodities têm subido substancialmente.
Por mais triste que seja o momento, é possível proteger o portfólio. Além dos setores mencionados, ter uma carteira diversificada é a melhor estratégia para passar por momentos de alta volatilidade nos mercados.