Renato Vieira é editor-assistente do E-Investidor e trabalha no Grupo Estado desde 2013. É pesquisador musical, autor de dois livros e foi repórter de cultura durante seis anos.

O blog faz indicações semanais de shows, exposições, passeios, restaurantes, eventos e atrações para quem quer gastar pouco.
@ren_vieira

Renato Indica

Como ver concertos de graça em um dos melhores lugares de São Paulo

Há quem diga que apenas a elite pode ver apresentações de música erudita, mas iniciativas como essa provam o contrário

Concerto na Sala São Paulo. Foto: Rafael Neddermeyer/Estadão
  • Todos os domingos a Sala São Paulo apresenta a série Concertos Matinais, com apresentações gratuitas de orquestras, coros ou grupos de câmara
  • Vale lembrar também que os concertos que ocorrem às sextas-feiras têm desconto de 50% no ingresso

Antes de começarmos, seja muito bem-vindo ao primeiro blog do E-Investidor. Nosso objetivo é indicar atrações históricas, culturais e gastronômicas por São Paulo, cidade em que moro, e também pelo Brasil, com foco em pagar, se não pouco, um preço justo.

Sinta-se à vontade para mandar um e-mail indicando lugares que você goste e que podem ser tema desta seção.

Muito além de uma elite

Durante quase dois anos, no período da pandemia da covid-19, shows e concertos ficaram suspensos. Naturalmente, há uma demanda reprimida para este tipo de atração. O que pode atrapalhar, no entanto, é o custo: muita gente gostaria de frequentar eventos de música ao vivo, mas a grana está curta.

Porém, é possível frequentar um espaço célebre da música clássica em São Paulo pagando apenas o preço da passagem de metrô de ida e volta. Estou falando da Sala São Paulo, que integra o Complexo Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes.

Todos os domingos, na parte da manhã, o espaço apresenta a série Concertos Matinais, com apresentações gratuitas de orquestras, coros ou grupos de câmara.

A apresentação da série Concertos Matinais deste domingo (2), com o Coro Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e USP Filarmônica, orquestra da Universidade de São Paulo (USP), está com ingressos esgotados. Mas a partir de segunda-feira (3) estarão disponíveis as entradas para o concerto que ocorre no feriado de 9 de julho, às 11h.

Sob regência de Herink Schaefer, a Orquestra do Festival de Campos do Jordão interpreta obras de Wagner (“Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de Amor “) e Shostakovich (“Sinfonia nº 10 em Mi Menor, Op.93”).

A retirada prévia de entradas para o espetáculo acontece por meio do site oficial e, no dia da apresentação, haverá uma cota de ingressos para distribuição 1 hora antes.

Vale lembrar que os concertos que ocorrem às sextas-feiras têm desconto de 50% no ingresso. No momento da compra pelo site, é só selecionar a opção Especial Osesp 50% – Limitado. Neste caso, porém, vale se antecipar, porque a oferta acaba rápido.

Para quem for à Sala São Paulo de metrô, a recomendação é descer na Estação Luz (linha 1 – Azul ou 4 – Amarela) e caminhar até a Plataforma 1 da CPTM (linha Rubi – sentido Jundiaí), acompanhando as sinalizações em direção ao Boulevard que conecta a Estação à Sala São Paulo.

Apesar de várias tentativas de acesso a concertos de música clássica, especialmente em São Paulo, ainda há quem acredite que apenas uma elite pode comparecer a essas apresentações. Iniciativas como a da Sala São Paulo provam que isso não é verdade.

Portanto, antes do bom almoço de domingo, um concerto cai bem, não é mesmo? Divirta-se e até a próxima coluna!

Endereço da Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, 16, Luz