Publicidade

Comportamento

Série sobre maior esquema de pirâmide da história estreia na Netflix

Ascensão e queda de Bernie Madoff é retratada em "Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street"

Série sobre maior esquema de pirâmide da história estreia na Netflix
Bernie Madoff é tema de série. Foto: REUTERS/Brendan McDermid
  • Mais uma produção sobre golpes no mundo financeiro foi lançada no streaming
  • A série "Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street" estreou na Netflix e procura trazer os bastidores do maior esquema de pirâmide financeira da história global
  • A produção traz entrevistas com diferentes participantes da história, entre vítimas, ex-funcionários, agentes do governo e investigadores, para mostrar a ascensão e a queda do investidor

Mais uma produção sobre golpes no mundo financeiro foi lançada no streaming. A série “Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street” chegou esta semana na Netflix e procura retratar os bastidores do maior esquema de pirâmide financeira da história global.

O investidor, que tinha grande prestígio nos Estados Unidos, causou um prejuízo de cerca de US$ 64 bilhões (R$ 343 bilhões) a vítimas do mundo todo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Madoff chegou a ser presidente da Nasdaq, uma das maiores bolsas de valores dos Estados Unidos, e fundou a firma de investimentos Bernard L. Madoff Investment Securities. Durante os anos de operação, a empresa passou por oito investigações pela Securities and Exchange Commission (SEC) – a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) norte-americana –, por obter ganhos considerados excepcionais. Com a crise financeira de 2008, o golpe aplicado pelo investidor entrou em colapso, após cinquenta anos de atuação em Wall Street.

O esquema “Ponzi”, como é conhecido, funcionava da seguinte forma: Madoff atraía investidores para seu fundo prometendo grandes retornos, mas o dinheiro que ele dizia aplicar em operações na Bolsa de Valores era, na verdade, usado para financiar os supostos “lucros” dos investidores iniciais. Em 2008, o esquema ruiu, após os clientes solicitarem a retirada do dinheiro do fundo. Em virtude da crise financeira, Madoff não tinha quantia suficiente para bancar a operação.

Já no ano seguinte, ele foi condenado a 150 anos de prisão ao ser considerado culpado por onze crimes, incluindo lavagem de dinheiro e fraude, e admitir sua culpa. Segundo a série da Netflix, o investidor só fez isso para não ser assassinado por mafiosos de Nova York que haviam sido seus clientes e desejavam matá-lo. Madoff morreu na prisão em 2021 aos 82 anos.

“Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street” conta com quatro episódios e direção do cineasta Joe Berlinger, vencedor do Emmy. A produção traz entrevistas com diferentes participantes da história, entre vítimas, ex-funcionários, agentes do governo e investigadores, para mostrar a ascensão e a queda do investidor responsável pelo maior esquema de pirâmide do mundo.

Em 2017, a trajetória de Bernie Madoff havia sido tema do filme “O Mago das Mentiras”, com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer no elenco, disponível na plataforma HBO Go.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos