• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

China x Taiwan e EUA: entenda os riscos e quem perde com uma guerra

Entrevista com o general dos EUA Mike Minihan acirrou o debate sobre um possível conflito entre China e Taiwan

Por Thiago de Aragão

01/02/2023 | 15:06 Atualização: 01/02/2023 | 15:06

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: glaborde7/Pixabay)
(Foto: glaborde7/Pixabay)

Essa semana, uma entrevista do general da Força Aérea dos Estados Unidos Mike Minihan causou furor em Washington. Menos de um dia depois, o deputado Michael McHaul, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Congresso norte-americano, foi na mesma linha e afirmou: há boas chances de termos uma guerra com a China em 2025.

Leia mais:
  • A política monetária do Fed vai conseguir frear a recessão?
  • China e EUA: por que análises econômicas e geopolíticas são vitais
  • China: retomada vai impulsionar mercado no governo Lula?
Cotações
21/11/2025 8h45 (delay 15min)
Câmbio
21/11/2025 8h45 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A argumentação de Minihan é que a China está chegando a um ponto de inflexão e preparação para lançar uma ofensiva definitiva contra Taiwan. O fato de haver eleições presidenciais em Taiwan e nos EUA ajudariam o propósito. No caso de Taiwan, a retórica anti-China chegaria a seu ápice durante as campanhas eleitorais, enquanto no caso dos EUA, a eleição desviaria o foco do país para tudo o que ocorre fora do campo eleitoral.

Por mais que Minihan seja um general de quatro estrelas e chefe do Comando de Mobilidade da Força Aérea e McHaul um respeitado congressista, ao contrário do que eles acreditam, apostamos que as reais chances de isso acontecer são remotas.

Publicidade

Uma invasão chinesa em Taiwan não é algo tão simples quanto uns podem falar. Obviamente, a capacidade militar da China supera e muito a força militar taiwanesa. Mesmo assim, não se trata de um cachorro morto e, lembremos, defender é ligeiramente mais fácil do que atacar.

Cruzar o estreito de Taiwan é uma operação logística complicadíssima. Análises do Pentágono e de Whitehall, assim como da defesa japonesa (e do próprio governo chinês), mostram que o período ideal para uma invasão anfíbia é durante os primeiros 2 meses e meio do ano. Depois disso, as correntes marítimas beneficiariam a defesa ao invés do ataque.

O custo de uma invasão como essa seria altíssimo. Não apenas no âmbito financeiro, mas em termos de impactos duradouros. A China viu a união de sanções aplicadas em cima da Rússia por conta da invasão na Ucrânia. O custo comercial, industrial e econômico a curto, médio e longo prazos seria estrondoso. Certamente, devemos observar que o custo de aplicar sanções é bem inferior — se comparado a uma China –, mesmo assim, percebemos que ao longo dos últimos anos, os EUA e seus principais aliados (Reino Unido, Austrália e Japão) possuem cada vez mais ímpeto em aplicar sanções contra os chineses.

Desde o início dos anos 1980, quando Deng Xiaoping iniciou a abertura econômica, o Partido Comunista Chinês (PCC) entende que a economia é o alicerce da estabilidade social. Isso se acentuou com o fim da União Soviética, quando um grupo de estudos específico do PCC concluiu que, entre vários equívocos estruturais, a ausência de liberdade econômica empurrou a União Soviética para o abismo.

Publicidade

O principal combustível que garante a existência do PCC é o crescimento econômico. O crescimento econômico chinês se baseia na produção industrial e nas exportações de manufaturados e importação de matéria prima. Xi Jinping erra em achar que a China sobrevive sem o mundo comprador (leia-se Europa e EUA). Uma invasão em Taiwan destruiria a economia e o comércio chinês rapidamente.

Sabemos que protestar na China não é algo fácil. Os riscos são imensos e as punições, pesadas. Mesmo assim, há um sentimento de que as pessoas estão se arriscando mais. No fim de 2022, uma onda de protestos na China por conta da política de Covid-Zero, pegou de surpresa o PCC e o mundo. O mais impressionante foi que esses protestos geraram resultados, fazendo com que (de forma atabalhoada e sem um plano de vacinação a postos) a política de Covid-Zero fosse encerrada.

A China nunca experimentou uma guerra fora de seus territórios. Uma guerra contra Taiwan, não seria apenas contra Taiwan. Seria contra os EUA, Austrália, Reino Unido, Europa etc. Uns não lutariam militarmente, outros, sim. Na prática seria algo pesado e destruidor caso o engajamento dos EUA ocorresse na forma como o General Miniham prevê.

Assim, para um país que viveu décadas numa política de filho único, cada morte de um soldado chinês na guerra seria o fim de uma linhagem familiar. Dependendo do grau de profundidade, protestos eclodiriam pelo país, afetando diretamente a capacidade do PCC de conduzir uma operação militar dessa magnitude. Uma guerra contra Taiwan e, principalmente, contra os EUA, traria mais chances de criar cisões e instabilidades internas do que um sentido de nacionalismo, como espera o PCC.

Publicidade

Uma guerra com os EUA, tendo o Indo-Pacífico como epicentro, não funcionaria da forma como a China espera. Os EUA sabem que uma guerra próxima ao litoral chinês daria uma vantagem aos chineses por conta de acesso logístico a suprimentos, soldados etc. Enquanto a Marinha americana cumpriria a função de impedir o encapsulamento da ilha por parte da Marinha chinesa, a estratégia primordial americana seria a de evitar o mano a mano.

Uma das formas mais lógicas seria a de fechar as principais vias de acesso do planeta para estrangular o acesso de commodities e de outros bens necessários para a máquina de guerra. Bloqueios no Canal do Panamá, Cabo da Boa Esperança, Estreito de Magalhães, Mar Vermelho, Estreito de Malaca e Luzón poderiam isolar a China de acesso a commodities necessárias. Certamente, a China faria estoques de alimentos, aço e outras commodities para garantir o fluxo, mas isso não impediria um racionamento agressivo interno que alimentaria mais protestos.

Há pouco tempo conversei com algumas fontes de Pequim e Xangai sobre essa possibilidade.

Uma das fontes ressaltou um ponto interessante: se Xi Jinping decidir ir à guerra, é porque ele sabe algo que ninguém ainda sabe. Esse ponto, precisamente, seria de que a economia chinesa está descendo a uma espiral de descontrole e queda. No ambiente político de vários países, vemos que quando um ambiente econômico está se deteriorando, os governantes apelam para o nacionalismo como fórmula para substituir o engajamento popular a favor da pátria.

Publicidade

No caso atual, o elo de ligação entre o povo e o partido é a pujança econômica. Se Xi Jinping sabe que a economia está se deteriorando a um ponto irreversível por diversos fatores, tais como matriz energética, população envelhecendo, apelar para o nacionalismo por meio de uma guerra mal avaliada, poderia ser a derradeira solução para algo que ele enxerga estar fadado ao fracasso.

No entanto, não temos dados que confirmem que a China está entrando numa espiral de queda. Apesar do crescimento econômico baixo do último ano, razões claras estão por trás dos números. Uma guerra com o intuito de mascarar outros fracassos e se ancorar no nacionalismo para sobreviver pode gerar um ambiente de Malvinas no qual Xi não teria controle.

Uma guerra por Taiwan é algo remoto, independente do que Miniham ou McHaul disseram. Faz parte do jogo alertar sobre o risco de algo, precisamente para fazer esse risco desaparecer. Essa pode ter sido a jogada do general, mas não deixa de criar uma situação de terror. Uma guerra entre EUA e China seria trágico para todos os envolvidos e para todos os espectadores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • China
  • Conteúdo E-Investidor
  • EUA

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

  • 2

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 3

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 4

    CDBs do Banco Pleno disparam no mercado a 165% do CDI; sócio foi preso junto a Vorcaro, do Master

  • 5

    Com novas regras, uso do FGTS em imóveis sobe para até R$ 2,25 milhões; entenda as mudanças e saiba como usar

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Imagem principal sobre o NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Logo E-Investidor
NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Imagem principal sobre o Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Logo E-Investidor
Quanto economizar a partir dos 25 anos?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: o estilo de vida faz diferença?
Imagem principal sobre o Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Logo E-Investidor
Estes são os 7 vilões da sua conta de luz
Imagem principal sobre o Quem tem direito ao abono de permanência?
Logo E-Investidor
Quem tem direito ao abono de permanência?
Imagem principal sobre o Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Logo E-Investidor
Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Últimas: Colunas
Quanto custa o menu degustação de Alex Atala?
Quanto custa?
Quanto custa o menu degustação de Alex Atala?

Menu degustação passa de mil reais e celebra a biodiversidade nacional

20/11/2025 | 17h00 | Por Quanto custa?
OPINIÃO. Faria Lima sabia do Master há anos, mas lucrava com ele
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Faria Lima sabia do Master há anos, mas lucrava com ele

Colapso do banco expõe incentivos distorcidos do mercado, que ignorou sinais evidentes enquanto lucrava com taxas altas, prazos longos e a proteção do FGC

20/11/2025 | 14h00 | Por Fabrizio Gueratto
EUA x China: a batalha tecnológica que vai definir quem manda na economia mundial
Thiago de Aragão
EUA x China: a batalha tecnológica que vai definir quem manda na economia mundial

IA generativa e computação quântica viram armas estratégicas em uma disputa que já reorganiza mercados, cadeias produtivas e poder global.

19/11/2025 | 14h30 | Por Thiago de Aragão
Empresas da B3 entregam alta modesta de receitas, mas margens e lucros recuam no 3º trimestre de 2025
Einar Rivero
Empresas da B3 entregam alta modesta de receitas, mas margens e lucros recuam no 3º trimestre de 2025

Levantamento revela receita crescendo menos que a inflação, margens comprimidas, explosão das despesas operacionais e salto do endividamento

18/11/2025 | 16h03 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador