• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Lula precisa entender que o mundo mudou e não é o mesmo de 2003

O imponderável pode vir a ter um papel mais decisivo nos rumos do País que a própria construção de políticas públicas

Por Thiago de Aragão

07/06/2023 | 18:05 Atualização: 07/06/2023 | 18:05

Receba esta Coluna no seu e-mail
O presidente tem 15 dias para prestar informações sobre o caso. Foto: Wilton Junior/Estadão
O presidente tem 15 dias para prestar informações sobre o caso. Foto: Wilton Junior/Estadão

Para quem acha que o Presidente Lula pode mediar situações altamente complexas como a guerra na Ucrânia, basta ver sua imensa dificuldade em mediar problemas gerenciais em seu próprio governo e país.

Leia mais:
  • Por que proximidade com a China é uma aventura complexa para o Brasil
  • Orçamento secreto de Bolsonaro abalou presidencialismo de coalisão. E agora, Lula?
  • Lula precisa entender que política externa é coisa séria
Cotações
18/02/2026 23h50 (delay 15min)
Câmbio
18/02/2026 23h50 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não se trata de falta de habilidade. Lula já provou que se sai bem em (algumas) situações adversas. No entanto, como quem mal lê a pergunta na prova por conta da autoconfiança excessiva em respondê-la, Lula escreve respostas para perguntas que não foram feitas e deixa perguntas importantes sem respostas.

O 8 de janeiro ofereceu a Lula uma oportunidade de mostrar seu amor à democracia. Não à democracia processual, na qual o ato de votar é exercido. Mas à democracia como valor. Lula se revelou (como todos) e foi aos EUA dividir com Biden seu nojo contra aqueles que querem acabar com a democracia em nome de convicções débeis e mal fundamentadas.

Publicidade

Entretanto, qual a mensagem enviada ao mundo quando a democracia enquanto valor é relativizada para louvar a inexistente “democracia” processual venezuelana? Lula mata a própria narrativa ao socorrer um moribundo Nicolás Maduro.

A política externa de Lula é decorrente não de suas convicções, mas de sua dificuldade em ver e entender o mundo de 2023. Vinte anos se passaram – falando em 2003 – e houve mudanças enormes, desde à Geopolítica global quanto à forma como o Congresso funciona atualmente.

Lula não venceu por suas ideias ou convicções, venceu porque Bolsonaro fez tudo e mais um pouco para perder. Não perder para qualquer um, mas perder para Lula, já que semana, sim, semana também, Lula era o tema predileto do ex-presidente.

A dificuldades domésticas fazem parte do papel (goste-se disso ou não) que o Congresso adquiriu ao longo dos últimos 20 anos. Se nenhum presidente percebeu que o Brasil se tornou mais parlamentarista do que presidencialista, os últimos presidentes da Câmara já o sabem muito bem.

Publicidade

A sociedade, por mais instruída que alguns que dela fazem parte o sejam, não entende o papel dos políticos eleitos e atribui o que não sabe à politicagem. Podem estar corretos ocasionalmente, mas, muitas vezes, estão errados.

Lula está percebendo que as dificuldades existentes em governar surgem a partir da nova configuração de poder no qual o Congresso se sobressai ao Executivo. Haddad, na Fazenda, vem fazendo um trabalho melhor do que o esperado, justamente por ser um político sem a história de sucesso de Lula. Assim, os louros do passado não contaminam sua percepção do presente.

Haddad ter um desempenho melhor em sua função em relação a Lula é uma surpresa. No entanto, tudo se explica quando vemos o Congresso brasileiro mais autônomo e difuso do que nos períodos Lula 1 e Lula 2.

A conjuntura internacional pode, mais uma vez, ajudar o presidente Lula, como aconteceu em 2010. A guerra na Ucrânia e a crise na safra de alguns produtores internacionais de grãos podem ajudar a economia brasileira.

Publicidade

O problema é quando o governante não percebe e deixa de aproveitar um fator conjuntural externo favorável. Ou seja, o imponderável pode vir a ter um papel mais decisivo nos rumos do País que a própria construção de políticas públicas que o presidente tenta fazer.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Congresso
  • Governo
  • Luiza Inácio Lula da Silva (PT)
  • Política monetária
  • Presidente

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior: os melhores apps e contas globais para viajar em 2026

  • 2

    BC decreta liquidação do Banco Pleno, de ex-sócio do Master; veja o que fazer se você tem CDB ou dinheiro na instituição

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em queda em dia de liquidação do Banco Pleno, pressão sobre Vale e ata do Fed

  • 4

    Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

  • 5

    Carnaval: bancos têm modo de proteção para golpes; veja como ativar nos apps

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Logo E-Investidor
Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Últimas: Colunas
Fundos de investimento, crédito bancário e a importância das plataformas
Einar Rivero
Fundos de investimento, crédito bancário e a importância das plataformas

Uma comparação simples mostra o impacto das plataformas de distribuição na desconcentração do mercado financeiro brasileiro

18/02/2026 | 14h21 | Por Einar Rivero
Seis carnavais depois, o mapa da recuperação global pós-pandemia expõe vencedores, retardatários e uma lição em dólares
Einar Rivero
Seis carnavais depois, o mapa da recuperação global pós-pandemia expõe vencedores, retardatários e uma lição em dólares

Ibovespa despencou 52,09% em dólares em 2020. Mas avançou 185% desde então, rebote vigoroso mas insuficiente para recolocá-lo entre líderes globais

17/02/2026 | 13h28 | Por Einar Rivero
O paradoxo de 2026: investidor estrangeiro toma risco, local busca proteção e a curva longa fecha
Marco Saravalle
O paradoxo de 2026: investidor estrangeiro toma risco, local busca proteção e a curva longa fecha

Enquanto o investidor local mantém postura defensiva e privilegia o CDI, o capital estrangeiro entra com força na B3, apostando no fechamento da curva de juros e na compressão dos prêmios de risco no Brasil

16/02/2026 | 11h00 | Por Marco Saravalle
Imposto sobre grandes fortunas: a tributação que o mundo abandonou e que o Brasil insiste em ressuscitar
Samir Choaib
Imposto sobre grandes fortunas: a tributação que o mundo abandonou e que o Brasil insiste em ressuscitar

O Projeto de Lei Complementar 5/2026 reacende o debate sobre taxar grandes fortunas e evidencia a escolha política de ampliar a arrecadação em vez de controlar despesas públicas

14/02/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador