• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como se proteger da crise que vai chegar e por que ninguém fala dela?

Com aumento de empregos diante de inflação e juros elevados, é questão de tempo até surgir uma nova crise

Por Vitor Miziara

03/05/2023 | 15:48 Atualização: 03/05/2023 | 15:48

Receba esta Coluna no seu e-mail
Indicadores já apontam para uma nova crise mundial, mas poucas pessoas estão falando nisso. Foto: Envato Elements
Indicadores já apontam para uma nova crise mundial, mas poucas pessoas estão falando nisso. Foto: Envato Elements

“Dessa vez vai ser diferente” é provavelmente a frase que mais deve causar prejuízos no mercado financeiro, porque nunca é.

Leia mais:
  • Veja as carteiras de ações recomendadas para maio
  • Como analistas veem a taxação de investimentos no exterior
  • Por que você deve vender seus fundos imobiliários
Cotações
19/05/2026 14h47 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2026 14h47 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eu concordo que ser pessimista não atrai boas coisas e no mercado há diversos estudos que mostram que aqueles que ficaram de fora esperando a crise ou quedas acentuadas acabaram deixando muito mais prêmio na mesa do que aqueles que estavam posicionados antes, durante e após a crise.

E dessa vez não será diferente!

Publicidade

Há diversos indicadores hoje que mostram que a situação econômica do mundo está indo para o buraco – empregos estejam subindo, mas juros seguem em patamares considerados altos e a inflação ainda permanece elevada, longe demais da meta dos principais bancos centrais. Nos Estados Unidos se comemora uma inflação de 5% ante quase 10% de uns meses atrás, mas pouco se fala sobre a distância para a meta de 2%.

O que acontece é que o mercado precisa trabalhar os dados conforme eles são divulgados, e de um jeito que não cause perdas tão grandes.

Ninguém comenta muito sobre crise e o tamanho que ela pode ter porque quem comenta o mercado é o próprio mercado. Analistas, gestores, corretoras, assessores, falar mal ou ser pessimista sobre o que você oferece não é o melhor negócio.

Isso não quer dizer que eles não estejam olhando, preocupados, ou se posicionado com algum tipo de proteção.  O ditado “quando a maré baixa vemos quem está sem sunga” remete ao mercado, pois em épocas de alta quase todos ganham, porém em épocas de baixa sobram somente os melhores, aqueles que estão no mercado há anos.

Publicidade

Posso citar, no Brasil, exemplos de boa gestão de crise, como Luiz Nunes, da Forpus Capital, João Braga, da Encore, e outros que, além de gestores, contribuem com informações quase que diariamente sobre o mercado, alertando para movimentos, euforias e medo – aconselho o leitor a seguir ambos no Twitter.

Sinais

Praticamente todas as vezes que temos juros elevados no mundo, como por exemplo nos EUA em 2006 antes da crise do subprime, em 2020 antes da pandemia e agora, o mercado começa a se preparar para fugir de ativos de risco, pois empresas começam a ser enforcadas, assim como a economia como um todo.

Outro ponto que sempre chama a atenção é a inversão da curva de juros americana, o que basicamente significa dizer que, diferente do usual, o mercado está mais preocupado com o curto prazo do que o longo prazo. Geralmente fica mais fácil enxergar o curto prazo do que o longo, por isso o longo paga mais. Dessa vez, no entanto, o curto prazo se mostra mais confuso. Quase todas as vezes em que houve tal inversão, assim que o mercado pensou “dessa vez vai ser diferente” e os índices melhoraram, a crise se instaurou.

Olha que interessante, ela não veio quando a curva de juros estava invertida, mas sim quando ela voltou ao normal, quando todo mundo deu aquele suspiro de que estava tudo bem.

As commodities dão outro sinal de enfraquecimento econômico. O minério de ferro segue em queda dia após dia e o petróleo, mesmo com todos os cortes surpreendentes de produtores que elevou o preço do barril, já devolveu os ganhos recentes. Commodities constituem os primeiros itens que se compra para começar a produzir, ou seja, elas são base da economia.

Publicidade

Há diversos relatórios, gráficos e estudos que apontam para esses alertas, mas o caos ainda não está instaurado pois muitos acham que dessa vez vai ser diferente. Estou colocando todos esses estudos no meu grupo de Telegram – para entrar basta clicar no link https://t.me/investindoVM.

Como se proteger

A proteção ocorre basicamente de duas maneiras –  lembro que eu não considero proteção uma forma de ganhar dinheiro, mas de evitar perder muito:

1) Redução da carteira de risco – parece simples a ideia, mas poucos executam. Hoje os EUA estão com juros em 5% ao ano e o Brasil, em 13,75% ao ano. Reduzir a exposição ao risco e receber essas taxas altíssimas parece fazer total sentido em períodos de incerteza. Podemos perder parte da alta? Sim! Por isso reduzo aos poucos a posição, pois dificilmente acertarei o ponto perfeito.

2) Hedges – O conceito de hedge consiste em proteger a parte da carteira que tem exposição a algum risco usando esse próprio mercado como proteção. Por exemplo, em ações brasileiras, além do risco de cada empresa em si, existe o risco de mercado (economia) por trás. Um hedge em BOVA11 (ETF, fundo de índice que replica o Ibovespa) serve de proteção.

Nesse caso você manteria sua posição comprada em alguma ação que gosta e acha barata, mas estaria “vendido” no mercado como um todo. Nesse cenário, parte do risco “mercado” está agora protegido na sua carteira. Se o mercado subir, você perde um pouco na sua proteção em relação à alta toda, mas dorme mais tranquilo. Se o mercado cair, você mantém suas ações, mas sua proteção gera um valor, um ganho que pode ser, inclusive, usado para comprar mais ações se julgar interessante.

Publicidade

Essa são apenas duas formas, há diversas outras e a partir de agora, julgando ser o momento de atenção, vou começar a falar mais disso.

Dessa vez não vai ser diferente por que nunca é. Logo, se proteger e dormir tranquilo não tem preço – ou tem e vale fazer!

Um abraço.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crise
  • Inflação
  • Juros
  • mercado
  • Risco

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 2

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 3

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda com petróleo a US$ 112 e baixa da Vale (VALE3); dólar cai a R$ 4,99

  • 5

    Vale esperar o dólar cair? Conheça a estratégia que reduz riscos em tempos de guerra

Publicidade

Quer ler as Colunas de Vitor Miziara em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Últimas: Colunas
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom
Marcelo Toledo
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom

Choque global da commodity pressiona preços, mas salários aquecidos, alimentos e demanda doméstica também dificultam cortes mais agressivos da Selic

19/05/2026 | 14h13 | Por Marcelo Toledo
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação
Carol Paiffer
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação

Quando investidores internacionais olham para o País, eles enxergam oportunidade financeira, criatividade aplicada aos negócios e inovação cultural

15/05/2026 | 09h30 | Por Carol Paiffer

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador