• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Elas que mandam: 10 casas de investimento comandadas por mulheres

Ainda que em menor número, várias lideranças femininas estão por trás de grandes negócios do mercado financeiro

Por Luíza Lanza

28/03/2023 | 15:13 Atualização: 28/03/2023 | 15:13

Roberta Antunes, chief of growth da Hashdex
Roberta Antunes, chief of growth da Hashdex

O mercado financeiro brasileiro ainda é um ambiente majoritariamente masculino. E não faltam números para comprovar isso. Uma pesquisa realizada pela B3, no final de 2022, mostrou que de cada 100 empresas com ações negociadas em Bolsa no Brasil, 61 não têm mulheres em cargos de diretoria estatutária e em 37 não há nenhuma participação feminina no Conselho de Administração.

Leia mais:
  • Mulheres contam desafios e inspirações em carreira no mercado financeiro
  • As três mulheres pretas na sala da Anbima
  • Quanto tempo o Ibov vai demorar para voltar aos 100 mil pontos?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No lado de quem investe, a participação feminina também apresentou retrocessos com a pandemia. Em 2020, elas representavam 26,24% dos cidadãos com ações ou outros ativos na B3. Atualmente, elas representam apenas 22,89% do total de investidores.

Leia também: As três mulheres pretas na sala da Anbima

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É, sim, uma indústria historicamente masculina e a falta de exemplo é um grande desafio”, pontua Roberta Antunes, sócia e chefe de Crescimento da gestora de criptomoedas Hashdex. “Temos poucas mulheres de destaque e como mulheres costumam ter menos acesso a capital há menos espaço para criar gestoras”.

Mas ainda que em menor número, existem no País diversas mulheres como Antunes à frente de negócios importantes, de casas de investimento, corretoras, gestoras, bancos a empresas de capital aberto. Tentando mudar esse cenário por meio de experiência de carreira, bons resultados e exemplos de liderança.

“O mercado financeiro é um lugar onde todo mundo tem chance. O dia a dia é lotado de desafios, mas é muito gostoso porque tem o sabor de cada conquista”, diz a sócia-fundadora da Blackbird Investimentos, Beatrice Ferrari.

Na última quarta-feira (22), uma live promovida pelo E-Investidor, em parceria com a Fin4She e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), reuniu CEOs para discutir os desafios de empreender no País. Agora, reunimos dez nomes importantes do mercado brasileiro para mostrar mais exemplos de lideranças femininas.

Beatrice Ferrari, sócia-fundadora da Blackbird Investimentos

Beatrice Ferrari, sócia-fundadora da Blackbird Investimentos

Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Beatrice Ferrari iniciou a carreira na área de direito trabalhista antes de ingressar no mercado financeiro. Com passagem pela área de Wealth Management do BTG Pactual, fundou a Blackbird Investimentos, casa de investimentos e soluções financeiras que atua em operações de corporate banking, private banking e crédito proprietário.

Publicidade

Ferrari é quem olha para o direcionamento estratégico de todas as áreas: comercial, operacional, produtos de investimentos, experiência do cliente, financiamento imobiliário e seguros.

Fernanda Camargo, sócia-fundadora da Wright Capital Wealth Management

Fernanda Camargo é sócia-fundadora da Wright Capital

Fernanda Camargo é sócia-fundadora da Wright Capital Wealth Management, um multi-family office focado na preservação do patrimônio. Tem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, dos quais 15 focados em gestão de patrimônio, com passagens por Vinci Partners, Gávea Arsenal Gestão de Patrimônio, Standard Bank, Deutsche Bank e Merrill Lynch.

Camargo é ainda colunista do E-Investidor, onde escreve mensalmente.

Ilana Bobrow, sócia da Vectis Partners

Ilana Bobrow, sócia da Vectis Partners

Ilana Bobrow é sócia da companhia de investimentos Vectis Partners, além de sócia fundadora da VTech, a fintech criada dentro do grupo. Com mais de 15 anos de experiência em investimentos, iniciou sua carreira no Credit Suisse, onde atuou nas áreas de pesquisa macroeconômica e pesquisa de empresas e setores da Bolsa, o equity research. Depois, passou pelo Goldman Sachs, foi sócia e head na XP, além de sócia-fundadora da Vitreo.

Bobrow é formada em economia pela Faculdade de Economia de Administração da USP (FEA-USP) e possui um mestrado em Gestão pela Universidade de Harvard.

Juliana Nogueira, CEO da Guide Investimentos

Juliana Nogueira, CEO da Guide Investimentos

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Juliana Nogueira é CEO da Guide Investimentos, uma das maiores plataformas abertas de investimento do Brasil. A executiva, que antes era chefe de atendimento ao cliente (CCO) da corretora, também foi diretora de Investimentos no Banco Next após passagens por instituições financeiras como Banco Safra, Santander, HSBC e Ágora Investimentos.

Kelly Gusmão, co-fundadora e CPO da Warren

Kelly Gusmão, co-fundadora e CPO da Warren

Kelly Gusmão é co-fundadora da Warren, onde atualmente é responsável pelos recursos humanos e cultura da empresa. Dentro da corretora, criou em 2019 a ação Warren Equals, com o objetivo de aproximar as mulheres do mercado financeiro. Gusmão se formou em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul (PUC-RS) e também é professora e palestrante na Escola Conquer, em Porto Alegre.

Louise Barsi, sócia-fundadora da AGF

Louise Barsi é economista e sócia-fundadora da Ações Garantem Futuro (AGF)

Louise Barsi é economista, analista CNPI e conselheira administrativa da Eternit S.A. e conselheira fiscal do Santander, da Klabin e da AES Tietê. Filha do maior investidor pessoa física da Bolsa, Luiz Barsi, fundou a Ações Garantem Futuro (AGF), empreendimento focado no investimento em empresas boas pagadoras de dividendos, com base na metodologia criada por Barsi nos anos 1970.

Luciana Seabra, fundadora da Indê

Luciana Seabra, fundadora da casa de análise Indê

Luciana Seabra é analista e planejadora financeira certificada, especialista em fundos e previdência. Foi fundadora da casa de análise independente Spiti, de onde saiu em 2022 para fundar a Indê Investimentos, que tem como princípio a ausência de vínculo com corretoras, gestoras ou bancos. Foi premiada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelo seu trabalho de educação financeira a investidores e escreve mensalmente no E-Investidor.

Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research

Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Research

Com 12 anos de experiência no mercado financeiro, Marilia Fontes é sócia-fundadora da Nord Research. Trabalhou como gestora de renda fixa e câmbio em gestoras como Itaú, Mauá e Kondor e foi analista na Empiricus. Mestre em Economia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e autora do livro “Renda Fixa NÃO é fixa!”, Fontes também atua como colunista do E-Investidor.

Roberta Antunes, chief of growth da Hashdex

Roberta Antunes, chief of growth da Hashdex

Roberta Antunes, sócia e chede de Crescimento na gestora de criptomoedas Hashdex, tem carreira no mercado de inovação e tecnologia, foi fundadora do Hotel Urbano e CEO da companhia global Endless, em São Francisco. Também é co-fundadora do Project EVE, um negócio de impacto social criado por um grupo de mulheres com o objetivo de democratizar o acesso à Web3.

Sara Delfim, sócia-fundadora e gestora da Dahlia Capital

Sara Delfim, sócia-fundadora e gestora da Dahlia Capital

Sara Delfim é economista formada pela Universidade de São Paulo. Antes de fundar a Dahlia, onde está desde janeiro de 2018, passou por Merrill Lynch, pelo banco norte-americano de investimentos Bear Stearns e, durante 20 anos, foi funcionária do Bank of America. Dentre outras atribuições, ela analisava e recomendava ativos a investidores no Brasil e na América Latina, com base em previsões macroeconômicas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversidade
  • Empreendedorismo
  • Mercado financeiro
Cotações
14/12/2025 1h35 (delay 15min)
Câmbio
14/12/2025 1h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

  • 2

    Fundo de pensão que investiu R$ 50 milhões em FII do Master e desvalorizou 78% se posiciona sobre o caso

  • 3

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

  • 4

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 5

    Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Imagem principal sobre o Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Logo E-Investidor
Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Últimas: Comportamento
Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’
Comportamento
Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’

Do glamour clássico do Copacabana Palace às 'villas' de seis dígitos na Bahia, a virada ganha escala de luxo e mostra até onde vão os gastos no Ano Novo no país

13/12/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico
Comportamento
Diante de uma vasta onda de liquidez, S&P 500 se prepara para surfar rumo a um novo recorde histórico

Corte de juros à vista, estímulos fiscais e compras do Fed criam um mar de dinheiro que reacende o apetite por risco em Wall Street

10/12/2025 | 17h39 | Por Jim Edwards, da Fortune
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025
Comportamento
Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão: entenda a regra que turbina o prêmio de 2025

Com arrecadação crescente, Mega da Virada se prepara para entregar o maior prêmio da história das loterias brasileiras

09/12/2025 | 18h45 | Por Igor Markevich
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk
Comportamento
O investidor Michael Burry, de “A Grande Aposta”, considera as ações da Tesla “ridiculamente supervalorizadas” e alerta sobre o plano de remuneração de Musk

O investidor alerta para diluição acelerada dos acionistas e afirma que o megaplano de pagamento do homem mais rico do mundo pode ampliar os riscos para a empresa

09/12/2025 | 17h52 | Por E-Investidor

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador