Comportamento

As 10 principais mulheres do mercado financeiro brasileiro

Apesar das mulheres serem maioria na população brasileira, com 51,1%, elas representam apenas 26,7% do total de investidores na bolsa

As 10 principais mulheres do mercado financeiro brasileiro
Foto: Evanto Elements
  • Nos últimos 10 anos, a participação das mulheres entre os investidores aumentou apenas um ponto percentual, de 25,3% em 2012 para 26,7% em 2021
  • Na Semana da Mulher, o E-Investidor elencou as principais mulheres do mercado financeiro
  • Integram a lista: Cristina Junqueira, Lara Lemann, Louise Brasi, Carolina Giovanella, Sandra Blanco, Patricia Stille, Ana Karina Bortoni, Sigrid Guimarães, Mari Emmanouilides e Nathalia Rodrigues

Engana-se quem pensa que 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data romântica. O evento serve para marcar as lutas das mulheres na conquista por espaço em uma sociedade dominada, por muito tempo, pelos homens. Elas, que não podiam votar, viajar sem a permissão do marido e eram até mesmo impedidas de administrar as suas próprias finanças, têm conseguido abrir caminhos, mas ainda há um longo percurso pela frente para que a equidade de gênero um dia se torne realidade.

Apesar de as mulheres serem maioria na população brasileira, com 51,1%, elas representam apenas 26,7% do total de investidores na bolsa, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 10 anos, a participação das mulheres no mundo dos investimentos aumentou apenas um ponto percentual – de 25,3%, em 2012, para 26,7%, em 2021.

Em uma enquete no nosso perfil do Twitter, perguntamos aos leitores do E-Investidor o que eles gostariam de ler na Semana da Mulher. Descobrir quem são as principais vozes femininas do mercado financeiro no Brasil foi a opção mais votada. Por isso, elencamos abaixo, em ordem alfabética, as 10 mulheres mais influentes das finanças. Confira:

1. Ana Karina Bortoni – Banco BMG

Mestre em química pela Universidade de Brasília, Bortoni é CEO do Banco BMG desde janeiro de 2020. Anteriormente, trabalhou na McKinsey & Company, companhia com foco em consultoria empresarial. No ano de 2019, ganhou o selo WOB (Woman On Board), na tradução livre, “Mulheres no Quadro”, da ONU Mulheres. A certificação tem como objetivo caracterizar a participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas.

2. Carolina Giovanella – Portofino Multi Family Office

Formada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Giovanella é diretora da Portofino Multi Family Office, empresa que fundou em 2011 com o intuito de administrar os bens da família. Além disso, a executiva é especializada em mercado de capitais pela Fundação Getúlio Vargas, possui certificação CGA Gestores pela Anbima. Apenas 6% dos que tiram essa certificação são mulheres.

3. Cristina Junqueira – Nubank

Formada em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, antes de cofundar o Nubank, Junqueira passou por diversas empresas, como Itaú Unibanco, Boston Consulting Group e Booz Allen Hamilton. A executiva foi a primeira mulher a aparecer visivelmente grávida na capa de uma revista brasileira de negócios. Além disso, foi reconhecida como uma das “Mulheres mais poderosas do Brasil”, pela Revista Forbes, em 2020.

4. Lara Lemann – Maya Capital

Lara Lemann é fundadora da Maya Capital, fundo de venture capital que já levantou mais de US$ 40 milhões realizando aportes em diferentes companhias, como NotCo, Trybe e Kovi. Lemann, que compartilha o mesmo sobrenome de seu pai, Jorge Paulo, é formada pela universidade de Columbia em Nova York e participou do programa global de trainees da Ambev em 2016, além de atuar como investidora anjo de 2015 a 2018.

5. Louise Barsi – Ações Garantem Futuro

Além de colunista do E-Investidor, Louise Barsi é analista CNPI, formada em economia e contabilidade com especialização em mercado financeiro. Barsi é cofundadora do Ações Garantem Futuro, projeto voltado para a difusão das ideias de investimentos de seu pai, Luiz Barsi, que é conhecido como Warren Buffett brasileiro.

6. Mari Emmanouilides – Taler Gestão de Patrimônio

Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Emmanouilides possui uma extensa carreira pelo mercado financeiro, passando por instituições como Chase Manhattan Bank, Merrill Lynch e Itaú Unibanco. Atualmente, trabalha como CEO da Taler Gestão de Patrimônio, empresa da qual ajudou a fundar.

7. Nathalia Rodrigues – Nath Finanças

Apesar de não ser especificamente do mercado financeiro, a jovem influencer carioca é uma das referências em educação financeira nas redes sociais com foco em pessoas de baixa renda. Além disso, Rodrigues já lançou um livro, “Orçamento Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”. Atualmente possui mais de 472 mil seguidores no Twitter e 228 mil inscritos em seu canal do YouTube.

8. Patricia Stille – beegin

Stille foi sócia da XP Investimentos entre 2011 e 2016 e também uma das sócias fundadoras da Solum, em 2018. É ainda sócia investidora da GÀZ Sake. Começou sua carreira na Personale Investimentos em 2007 e passou pela Vectis Partners. Atualmente, é CEO da beegin, plataforma de investimentos em empresas privadas.

9. Sandra Blanco – Órama Investimentos

Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Blanco é estrategista-chefe Órama Investimentos e também responsável por um dos primeiros clubes de investimentos para mulheres no Brasil. Além disso, já publicou dois livros com foco em educação financeira e público feminino, “A Bolsa Para Mulheres” (2007) e “Mulher inteligente valoriza o dinheiro, pensa no futuro e investe” (2003).

10. Sigrid Guimarães – Alocc Gestão Patrimonial

Formada em administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Guimarães foi executiva da área corporativa da holding das Organizações Globo por 13 anos. Hoje em dia, atua como sócia-fundadora e CEO da Alocc Gestão Patrimonial.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos