• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

6 ensinamentos de grandes inventores para jovens empreendedores

Confira o que podemos aprender com Da Vinci, Nikola Tesla, Thomas Edison, Larry Page e outros

Por E-Investidor

21/12/2020 | 19:04 Atualização: 21/12/2020 | 19:29

Autorretrato de Leonardo Da Vinci (Foto: Divulgação)
Autorretrato de Leonardo Da Vinci (Foto: Divulgação)

(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Inventores são inovadores por natureza. A tecnologia atual não seria possível sem o trabalho de Nikola Tesla e Thomas Edison. Não teríamos como fazer buscas em milésimos de segundo na internet sem a parceria de Larry Page e Sergey Brin. Isso para citar apenas alguns exemplos.

Leia mais:
  • Lições de 7 negócios fictícios para empreendedores reais
  • 10 documentários na Amazon para empreendedores e investidores
  • As lições do ‘hall da vergonha’ de CEOs para novos empreendedores
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira as lições que seis grandes inventores da história podem passar a empreendedores iniciantes:

1. A lição de Leonardo da Vinci: seja curioso

Da Vinci é, sem dúvidas, mais conhecido por seu ofício de pintor. Talvez a obra de arte mais famosa do mundo, que faz os visitantes se apinharem para vê-la no Museu do Louvre, em Paris, seja dele. O trabalho do italiano, contudo, foi muito além da Mona Lisa – ou La Gioconda –, e ele também era inventor. Tanques de guerra, helicóptero, o primeiro traje de mergulho da história. Esses são apenas
alguns dos artefatos que são creditados a Da Vinci.

Assim como o pintor – e inventor –, um empreendedor deve ser curioso e não ter medo de sair de sua zona de conforto. “A ousadia e a coragem de tentar algo novo podem fazer a diferença na trajetória de um empreendedor. Quem replica as ideias e os comportamentos dos concorrentes, por exemplo, tende a ficar em uma posição de paridade competitiva e não de vantagem frente aos demais atores do mercado”, diz Simoni Rohden, doutora em Administração e docente da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É claro que há variáveis de contexto e aspectos pessoais que também interferem nessa equação, mas um empreendedor que se mantém na sua zona de conforto tem grandes chances de acabar perdendo espaço no mercado, independentemente do setor em que ele atue”, alerta a especialista. Nesse sentido, sair da zona de conforto está associado a assumir riscos – e o risco é inerente a atividade empreendedora.

2. A lição de Nikola Tesla: não trabalhe por reconhecimento

A revolução elétrica é comumente atribuída a Thomas Edison, mas hoje é sabido que muitos dos avanços realizados nesse campo só foram possíveis graças ao trabalho e às pesquisas de Nikola Tesla. Um gênio injustiçado. Afirma-se que Edison trabalhava com foco em projetos mais aplicáveis no curto
prazo, enquanto Tesla tinha uma visão mais de longo prazo, sendo que algumas ideias não eram muito aplicáveis naquele momento, seja por maturidade do mercado ou até mesmo por capacidade operacional.

Sobre seu trabalho, inclusive, o sérvio falou o seguinte: “que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com sua obra e realizações. O presente pertence a eles; o futuro, pelo qual realmente trabalhei, é meu”. A frase é bem emblemática e demonstra que Tesla não trabalhava buscando o
reconhecimento, mas sim, a inovação e o bem comum.

“Muitas pesquisas mostram que uma das razões que fazem um empreendedor ser bem sucedido – e mesmo as empresas serem bem sucedidas – é o senso de geração de um valor que vai além de um resultado financeiro. É uma preocupação com um impacto social, sobre como fazer melhor para resolver dores da humanidade”, comenta Jaércio Barbosa, head da incubadora de negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Quando você vai ao Vale do Silício, vê que as startups que lá estão são criadas já com essa ideia de impactar o mundo. Essa é uma das razões por que elas crescem tão rapidamente, pois tentam resolver dores que são comuns a um número muito grande de pessoas. Isso gera uma conexão”, diz.

3. A lição de Thomas Edison: não se acomode

Thomas Edison, por sua vez, é conhecido principalmente por ter criado a lâmpada incandescente. Era, também, autodidata, e é considerado um dos maiores empreendedores da história dos Estados Unidos, onde nasceu e morreu, aos 84 anos, em 1931.

Edison costumava dizer que inquietação é descontentamento, e “o descontentamento é a primeira necessidade do progresso”. Disse ainda: “mostre-me um homem totalmente satisfeito e eu lhe mostrarei um fracasso”. Acomodar-se, portanto, não deve ser do feitio de um empreendedor.

Publicidade

“Essa busca pela melhoria constante é fundamental para os empreendedores, especialmente se considerarmos um ambiente empresarial de alta concorrência. A inovação ajuda os negócios e as marcas a assumirem um posicionamento diferenciado na mente do mercado e dos consumidores”, diz Simoni. “A busca pela melhoria não deve ser algo que o empreendedor deve pensar somente no momento da crise ou dificuldade. A reinvenção e a inovação podem ser melhor trabalhadas, inclusive, se esse planejamento ocorrer em um momento de maior tranquilidade para os negócios”, completa.

4. A lição de Henry Ford: não tema a concorrência

Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e primeiro empresário a aplicar a montagem em série para a produção em massa automóveis, em menos tempo e a um menor custo, afirmou o seguinte sobre concorrência: “o concorrente a temer é aquele que nunca se preocupa com você, mas que faz
seu próprio negócio cada vez melhor”.

Hoje, talvez seja exagero dizer que um empresário deve ignorar a concorrência. O caminho mais indicado é observar os concorrentes nos negócios – e aprender com eles. Barbosa afirma que os concorrentes diretos, indiretos, os produtos substitutos e todos aqueles que podem interferir no negócio devem ser, sempre, uma referência, e estar no radar do empreendedor. Isso porque podem ser fontes de insights, de inspiração e, também, um estímulo para o aperfeiçoamento constante.

Segundo o especialista, em mercados onde não há competição as empresas inovam menos. “Mercados mais competitivos, portanto, são mercados mais inovadores. Mas é importante lembrar ao empreendedor que é necessário que ele esteja à frente da concorrência, sempre buscando ser melhor e se diferenciar”, afirma.

5. A lição de Joy Mangano: acredite na sua ideia

A história de Joy Mangano ficou conhecida do grande público com o filme “Joy: O Nome do Sucesso” (2015), vagamente inspirado na vida da inventora norte-americana. Ainda que tenha inventado uma série de outros utensílios domésticos, Joy é mais conhecida pela criação, no início da década de 1990,
do Miracle Mop, um esfregão que pode ser torcido sem que o usuário precise tocar o artefato encharcado de água.

Se Joy ensinou algo, foi a acreditar em sua ideia: ela investiu suas economias pessoais, bem como conseguiu empréstimos com familiares e amigos, para lançar seu primeiro produto. Além disso, quando ela própria se ofereceu para anunciar o Miracle Mop na tevê, conseguiu vender 18 mil unidades em menos de meia hora, cena que é retratada no filme.

Publicidade

Confiar no potencial de seu serviço/produto é, portanto, um dos primeiros passos para que o negócio decole. “Há, porém, uma linha tênue entre ser persistente e apaixonado pela ideia e investir em um projeto que não tem potencial de dar certo. O empreendedor precisa sim ser engajado, mas é também fundamental que ele tenha senso crítico para perceber quando a ideia não vai funcionar e quando é hora de investir em outro projeto”, ressalta Simoni.

Fora isso, Joy também ensina que boas ideias nascem, muitas vezes, de suas próprias necessidades. Ela inventou a Miracle Mop porque não estava satisfeita com os esfregões que encontrava no mercado.
“Normalmente, ao tentar resolver um problema que nos impacta diretamente, temos até mais propriedade e interesse em nos dedicarmos àquela solução. Nem sempre uma boa ideia ou uma inovação precisa incluir algo totalmente disruptivo. Os pequenos problemas do cotidiano podem gerar insights interessantes e com grande aplicabilidade”, completa a docente da Unisinos.

6. A lição de Larry Page e Sergey Brin: considere o trabalho em equipe

Muitos inventores preferiam trabalhar sozinhos, mas não se pode negar que o trabalho em equipe também traz importantes inovações. Larry Page e Sergey Brin, por exemplo, trouxeram a Internet para as pontas dos nossos dedos ao criarem o Google.

Para Jaércio Barbosa em um mundo complexo como o atual é impossível trabalhar inteiramente sozinho. Para ele, é necessário uma equipe para produzir algo relevante. “Tem aquela frase famosa que diz ‘sozinhos vamos mais rápido, mas em equipe vamos mais longe’. Eu discordo, porque acho que a gente vai mais rápido e mais longe em equipe. Isso porque em qualquer projeto são necessárias habilidades que não são encontradas em uma única pessoa; esse é o cerne das equipes. As equipes são formadas – ou deveriam ser – com habilidades, competências e conhecimentos complementares.

Quando montamos uma equipe e quando há um líder efetivo, conseguimos extrair, individualmente, o melhor de cada pessoa, fazendo com que um problema complexo seja visto por vários ângulos diferentes”, diz. Isso gera, de acordo com Barbosa, respostas e processos inovadores, bem como mudanças na maneira com que o problema, projeto ou processo estava sendo abordado.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Empreendedorismo
  • Tecnologia
Cotações
26/08/2025 10h44 (delay 15min)
Câmbio
26/08/2025 10h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Caso Banco Master leva FGC a limitar CDBs a 120% do CDI; veja como isso afeta a renda fixa

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 4

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 5

    Jovens da geração Z preferem consórcio ao financiamento tradicional: conheça a estratégia para comprar carro e casa e fugir dos juros

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Logo E-Investidor
4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Imagem principal sobre o 6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Logo E-Investidor
6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Imagem principal sobre o Quem recebe agora? 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 já tem data
Logo E-Investidor
Quem recebe agora? 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 já tem data
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: aposta exclusiva começa amanhã
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: aposta exclusiva começa amanhã
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: a Caixa sabe a identidade do grande vencedor?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: a Caixa sabe a identidade do grande vencedor?
Imagem principal sobre o Onde estão os milionários da América Latina? Brasil aparece em destaque
Logo E-Investidor
Onde estão os milionários da América Latina? Brasil aparece em destaque
Últimas: Comportamento
Tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos eleva aversão a risco de investidores brasileiros
Comportamento
Tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos eleva aversão a risco de investidores brasileiros

Crise ampliou o interesse dos investidores por ativos internacionais e pelo mercado de renda fixa, diz pesquisa da XP

22/08/2025 | 10h58 | Por Daniel Rocha
Aposentadoria em risco: maioria dos brasileiros chega à maturidade sem planejamento financeiro
Comportamento
Aposentadoria em risco: maioria dos brasileiros chega à maturidade sem planejamento financeiro

71% dos entrevistados com mais de 45 anos não têm previdência privada e 32,4% dos não aposentados nunca se planejaram

21/08/2025 | 14h00 | Por Igor Markevich
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking
Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking

Dólar, no entanto, segue na liderança pelo 10º mês consecutivo, na frente de euro e libra esterlina

14/08/2025 | 13h09 | Por Manuela Miniguini
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”
Comportamento
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”

Texto circula nas redes sociais, meses antes da aposentadoria do magnata do comando da empresa de US$ 1 trilhão, a Berkshire Hathaway

09/08/2025 | 07h40 | Por Jessica Coacci, da Fortune
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador