Atualmente, cada crédito de carbono comercializado por grandes empresas equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) retirado do ar. A iniciativa da Ambipar fraciona esse crédito e oferece aos usuários em forma de “tokens”, certificados pela Verified Carbon Standard.
O aplicativo, disponível na App Store e Google Play, utiliza a tecnologia blockchain para dar segurança e transparência ao usuário.
De acordo com a Ambipar, a proposta da plataforma é conectar as pessoas ao processo de transformação em direção a uma economia mais verde e de baixo carbono. Os créditos da empresa são gerados por três pilares de projetos: os florestais, que auxiliam no “sequestro” de carbono; de energia renovável, que expandem a implantação de energia solar e eólica; e de economia circular, que transforma resíduo em matéria-prima, reinserindo-a nos processos industriais e poupando a extração de recursos naturais.
Além disso, em toda compensação, a Ambify destina um percentual do valor para projetos sociais em uma das instituições parceiras da iniciativa, a escolha do usuário. A doação pode ser feita para o Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.