Pesquisa da Tecban aponta que 22% dos brasileiros pretendem comprar alimentos e bebidas na Black Friday. (Imagem: Adobe Stock)
Um em cada cinco brasileiros pretende adquirir alimentos e bebidas nas promoções da Black Friday 2025, o que representa 22% do público que respondeu pesquisa de intenção de compra realizada em caixas eletrônicos de todo o País. A data, uma das principais do varejo no ano, acontecerá nesta sexta-feira (28).
O número de interessados em alimentos e bebidas cresceu quatro pontos porcentuais em relação à intenção de compra do último ano – de 18,2%, em 2024, para 22,2% em 2025, segundo a pesquisa realizada pela Tecban, empresa de soluções para o mercado financeiro.
O gerente de Produtos e Canais de Distribuição da companhia, Rodrigo Marinini, avalia que a alta indica um consumo mais inteligente, já que o comprador deve utilizar a data para driblar a inflação.
“Os consumidores estão utilizando as datas sazonais para adquirir itens com menor custo, como uma forma de compensar a alta dos preços e manter o controle do orçamento doméstico”, afirma.
Ainda de acordo com o estudo, 25% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 500 na Black Friday deste ano. Uma parcela significativa, de 22,5%, afirma que vai investir acima de R$ 1 mil em suas compras – aumento de 1,5 ponto porcentual em relação ao ano anterior (21%); enquanto 19,5% pretendem desembolsar entre R$ 501 e R$ 1 mil.
As regiões Sudestee Nordeste se preparam para a data varejista liderando a intenção de compra na pesquisa. Sudeste aparece com 24,6% das pessoas interessadas em comprar na ocasião, enquanto o Nordeste tem 22,1%. Nas duas regiões, a categoria de compra preferida dos consumidores é a de alimentos e bebidas.
Ainda sobre intenção de compra na Black Friday 2025, o terceiro lugar ficou a região Sul, com 20% dos consumidores pesquisados com planos de gastar na próxima sexta-feira, enquanto no Norte a intenção de compra chegou a 17,9% e no Centro-Oeste, 15,4%.
Categorias mais buscadas pelos consumidores na Black Friday 2025
De forma geral, a pesquisa também mostrou que 16,6% dos brasileiros buscam artigos para casa; 15,1% querem eletrodomésticos; 14,3% buscam a categoria esportes e fitness; enquanto 13,3% querem eletrônicos. Já os segmentos de higiene e beleza aparecem com 7,6% das intenções de compra; moda e vestuário com 6,5%; e viagens, 4,3%.
O estudo foi realizado em mais de 3,7 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas em todo o País, com 497 mil respostas de clientes. A pesquisa foi colhida entre os dias 20 e 24 de outubro.
Canetas emagrecedoras são as estrelas deste ano
Outro estudo, realizado pela empresa de dados e inteligência sobre o e‑commerce brasileiro Neotrust, mostra itens de beleza, canetas emagrecedores, eletrônicos e smartphones como os itens mais procurados nesta Black Friday – veja a reportagem completa aqui. Quando comparada com os resultados de 2024, as categorias de saúde, esporte e lazer, automotivo e beleza e perfumaria devem crescer em volume de vendas.
Ainda segundo a pesquisa da Neotrust, eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones devem concentrar mais de um terço do faturamento total da Black Friday 2025, conforme os dados de intenção de compra.