• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Buscas no Google revelam impacto financeiro com coronavírus

Relatório interno do Google mostra que pandemia mudou relação do brasileiro com o dinheiro

Por Jenne Andrade

14/05/2020 | 17:27 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

(Foto: Reuters/Arnd Wiegmann)
(Foto: Reuters/Arnd Wiegmann)

Conforme o coronavírus avançou pelo País, o brasileiro foi alterando seu comportamento e suas prioridades e preocupações com relação ao dinheiro. Os históricos de buscas no Google, reunidos na pesquisa “Coronavírus: o mundo nunca mais será o mesmo”, deixam essa situação muito clara. Trata-se de um relatório interno do Google Brasil, ao qual o E-Investidor teve acesso.

Leia mais:
  • ‘Não achei que passaria por um momento pior que em 2008’
  • App para finanças pessoais: 10 opções para organizar seu dinheiro
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dividido em três ondas, o relatório detalha as reações da população ao aprofundamento da crise provocada pela covid-19. Logo no início da pandemia, na chamada “onda zero” (20 de fevereiro a 14 de março), o mercado financeiro é destacado como o primeiro setor a perceber o (até então) possível choque econômico.

Na fase seguinte, denominada primeira onda (entre 14 e 22 de março), os riscos relacionados ao coronavírus ficam mais claros e a preocupação com formas de obter ajuda financeira cresce entre os brasileiros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já a última onda (a partir de 22 de março) é marcada pelo impacto em todas as necessidades da população. A seguir, entenda as principais mudanças comportamentais na relação do brasileiro com o dinheiro, de acordo com as pesquisas feitas no navegador.

1 – Onda zero: pré-crise

Mercado financeiro é o primeiro reagir

A população ainda não tinha sido efetivamente atingida pelo coronavírus quando o mercado financeiro começou a dar os primeiros sinais que o ambiente de negócios poderia ficar ruim.

Ainda era a segunda semana de março quando o circuit-breaker, mecanismo que paralisa as negociações na bolsa de valores, começou a ser acionado após quedas sucessivas do Ibovespa.

1 – Primeira onda: o aumento da percepção de risco

Crises recentes acendem um alerta no brasileiro

Quando os possíveis impactos econômicos do coronavírus começaram a ficar mais evidentes, o brasileiro passou a relembrar as crises recentes que o País enfrentou. As buscas por “Confisco da Poupança” cresceram 250% no Google, entre 14 e 25 de março.

A alta desse tipo de pesquisa reflete um trauma ainda presente na memória do brasileiro, no Governo Collor, e a preocupação em deixar as economias a salvo para enfrentar um novo período de estresse econômico.

Insegurança alavanca buscas por auxílio financeiro

Com a sensação de insegurança se espalhando pela população, o brasileiro começou a procurar por socorro financeiro. Ainda na primeira onda, as pesquisas por saque do FGTS cresceram 71%.

Após o anúncio das primeiras medidas econômicas emergenciais do Governo Federal e Estaduais, que ocorreram a partir da segunda semana de março, as buscas por “auxílio financeiro” expandiram 157%.

População procura por Instituições públicas

Procura por empréstimos em bancos públicos sobem 12,8%, junto com as buscas por auxílio do Governo, que se elevaram 20.547%.

Publicidade

Na outra ponta, a demanda por empréstimos em instituições privadas caiu 18,8% e só mostrou recuperação após campanha conjunta dos principais bancos privados do País.

2 – Segunda onda: o aprofundamento da crise

Números do varejo começam a refletir a crise

O varejo começa a sentir o impacto do isolamento social a partir da primeira semana de março. O setor de serviços foi o mais afetado, com queda de 50% em comparação ao mês anterior.

Por outro lado, o varejo de farmácias foi “beneficiado”, com alta de 16% na comparação mensal. A demanda por bens não-duráveis (principalmente alimentos e medicamentos), reflexo da necessidade de abastecimento das casas por conta da pandemia, teve crescimento expressivo de 33%.

E-Commerce se destaca

O isolamento social começou a ter efeito também sobre a forma pela qual o consumidor realiza suas compras. No final de março, pesquisas por “como fazer compras online” tiveram aumento de 198% na comparação com o mês anterior.

Essa tendência ao e-commerce é confirmada pelas buscas que mostram a intenção de compra no Google, que cresceram 18% na segunda onda.

Vistas as novas necessidades dos brasileiros, as marcas começaram a se mobilizar para auxiliar os “imigrantes digitais” – pessoas nascidas antes da popularização da internet – a acessarem os canais digitais. Foi o caso do Itaú e Banco do Brasil, por exemplo.

Buscas por financiamento estudantil continuam em alta

Mesmo com a desaceleração do FIES, a demanda por crédito estudantil privado é crescente. Atualmente, ainda existem mais de 20 milhões de buscas por FIES e crédito estudantil por ano. O aperto financeiro gerado pela crise também pode ser um dos fatores que mantém a alta nas buscas.

Aumenta o interesse por produtos financeiros

Mesmo com a crise econômica chacoalhando o mercado, o interesse por produtos financeiros se acentuou a partir de março, com destaque para investimentos, cartões, conta corrente e linhas de crédito.

  • Investimentos: as buscas por termos relacionados ao mercado acionário e por produtos de renda fixa cresceram 160% em março. O interesse foi motivado pelos sucessivos circuit-breakers na bolsa de valores.
  • Conta corrente: vários brasileiros procuraram informações sobre como abrir conta digital no google entre março e abril, principalmente na Caixa Econômica Federal. No total, a procura aumentou 62% em comparação com o bimestre anterior.
  • Cartões: Os cartões da Nubank tiveram a maior procura entre os bancos, com 31% das buscas relacionadas. No total, a pesquisa por cartões cresceu 21% no período entre 20 de março e 20 de abril.
  • Linhas de Crédito: A partir de abril, o interesse por crédito começa a crescer entre os brasileiros pessoas físicas, especialmente na modalidade de imobiliário (38%), consignados (15%) e institucional (14%). Em relação às pessoas jurídicas, o termo “empréstimos para MEI” foi o mais buscado, com alta de 28% entre abril e maio.

Legado da crise: impactos em todos os setores

De acordo com a pesquisa, a crise provocada pelo coronavírus irá impactar fortemente o comportamento da população brasileira, para além das consequências econômicas. O primeiro desses impactos seria na aceleração da digitalização para ocupações fundamentais, como trabalho e educação, da confiança nos processos digitais, com o aumento das compras online, e da consolidação de plataformas de conteúdo, como os streamings.

Publicidade

Por outro lado, a crise levará ao empobrecimento da população, aumento de problemas emocionais e de saúde, além do abalo nas relações familiares. O isolamento, que interrompeu os sonhos de muitos brasileiros, poderá reverberar no sentimento de urgência na retomada de decisões e planos e na criação de uma maior consciência coletiva, por meio do compartilhamento de renda.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
Cotações
17/05/2025 22h07 (delay 15min)
Câmbio
17/05/2025 22h07 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Logo E-Investidor
Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Imagem principal sobre o 5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Logo E-Investidor
5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador