![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Idosos (Foto: Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/adobestock-696101919_130220253654.jpeg-710x473.webp)
Uma seleção de sortudos baby boomers aparentemente ganhou no mercado imobiliário, mas eles ainda não encontraram seu chefe final – a elusiva casa de repouso. A geração está envelhecendo em uma infraestrutura desgastada, e parece que as casas para idosos estão mal equipadas para lidar com a classe que chega.
O que uma vez foi um excesso de oferta tornou-se uma escassez, conforme o Wall Street Journal adverte sobre uma falta no horizonte. Se a taxa atual de desenvolvimento permanecer a mesma, apenas 191.000 novas unidades habitacionais serão adicionadas até 2030 – aquém das 560.000 necessárias para acolher a população que envelhece, informa o serviço de dados NIC MAP ao Journal.
Enquanto os boomers representam uma grande parte da riqueza da nação e foram considerados a geração mais rica, o grupo sofre de uma imensa disparidade de riqueza. Muitos boomers se veem envelhecendo em um sistema que não está disposto ou equipado para cuidar deles, e em vez disso lutam para subsidiar seu próprio cuidado enquanto enfrentam uma crise de acessibilidade.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em 2021, 11,2 milhões de idosos – cerca de um em três – estavam sobrecarregados com custos, gastando mais de 30% de sua renda em habitação, descobriu o Joint Center for Housing Studies da Universidade de Harvard, observando que isso é um recorde. “Embora os programas governamentais forneçam assistência habitacional crucial para milhões de adultos mais velhos, a demanda supera drasticamente a oferta, com listas de espera de anos em algumas áreas”, escrevem os autores do relatório, acrescentando que o desabrigamento entre as populações mais velhas está em ascensão.
“Nunca tivemos uma pirâmide populacional que se pareça com isso”, explicou Arick Morton, diretor executivo da NIC MAP, ao Journal. “A indústria de habitação para idosos precisaria desenvolver duas vezes mais unidades do que jamais desenvolveu em qualquer ano calendário todos os anos para acompanhar.” Além disso, a pandemia inicial freou a indústria habitacional, como líderes contam ao Journal sobre escassez de mão de obra e demanda enfraquecida.
Desenvolvedores evitam novos projetos, reclamando de altos custos
Anos depois, os desenvolvedores ainda estão operando em um ritmo diferente. A empresa de consultoria imobiliária Green Street conta ao Journal que altas taxas de juros e custos de construção ainda impedem a indústria de atender a tal demanda. Muitos idosos não conseguem pagar por casas de repouso privadas, e outros que podem estão optando por envelhecer em sua própria casa, explica a empresa.
Os novos projetos são frequentemente de luxo que atendem aos boomers mais ricos, dizem os desenvolvedores ao veículo. Isso deixa uma grande parte dos boomers excluídos da habitação acessível.
A América é uma nação cada vez mais envelhecida. Não é apenas colocar um teto sobre a cabeça dos idosos que é uma batalha difícil; também há uma tensão quando se trata de encontrar cuidados. As casas de repouso estão lidando com escassez de pessoal, achando difícil reter talentos quando se trata de um trabalho muitas vezes árduo e mal pago. Enquanto isso, o número de adultos que provavelmente precisarão de ajuda com cuidados básicos (com 85 anos ou mais) deve quadruplicar entre 2000 e 2040, descobre o Urban Institute. Seguros, incluindo o Medicare, também precisarão se intensificar para atender ao influxo de necessidades.
Publicidade
“É como um tsunami de pessoas entrando no Medicare”, disse a ex-CEO da CVS Health, Karen Lynch, sobre a necessidade aumentada na conferência Fortune Brainstorm Health em 2023. “Isso vai pressionar todo o sistema de saúde.”
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.